Agenda Bonifácio: “Formação do Estado brasileiro foi marcada pela violência”, diz o jornalista e escritor Leonencio Nossa

novembro 13, 2022

Agenda Bonifácio apresenta entrevista exclusiva com jornalista e escritor Leonencio Nossa (Foto: Divulgação)

Se o Grito do Ipiranga de D. Pedro naquele 7 de setembro de 1822 decretou nossa independência de Portugal, por que tivemos cerca de cem conflitos armados em diferentes pontos do país nas três décadas seguintes? “Porque foi nesse período que se consolidou a criação do Estado brasileiro”, afirma o jornalista, escritor e pesquisador Leonencio Nossa, em entrevista exclusiva à Agenda Bonifácio.  No bate-papo, Leonencio descreve essa consolidação de forma convincente em seu livro recém-lançado, “As Guerras da Independência do Brasil”, (Editora Topbooks), no qual faz um recorte mais amplo do processo que levou ao Grito do Ipiranga — que tem início com a chegada da família real ao Brasil, em 1808, e continua até em 1852, 30 anos após a declaração de independência, com a Guerra do Prata. 


Para Leonencio, a questão da terra, outro tema polêmico, sempre serviu de pano de fundo para a violência no Brasil. “As primeiras guerras oficiais declaradas por D. João contra os indígenas ao chegar ao Brasil, em 1808, tinham como causa a questão da terra”, afirma. “O que ele queria era tirar os indígenas de áreas que poderiam ser utilizadas pelo sistema produtivo”, acrescenta, lembrando o mesmo problema enfrentado por indígenas atualmente na Amazônia.


A íntegra da entrevista está disponível no site da Agenda Bonifácio, plataforma que conta também com uma linha do tempo, curiosidades, eventos no de todo território nacional que celebram os 200 anos da Independência do Brasil, além de outras entrevistas com especialistas e personalidades que ajudaram a contar a história do Brasil. 


Biografia premiada


O mérito do autor é contextualizar todos esses conflitos, de norte a sul do país, com a situação política, social e econômica local. Leonencio tem uma longa trajetória como jornalista investigativo e pesquisador. Além da obra recém-lançada, é autor de outros três livros fundamentais para entender o país: o primeiro é “Homens invisíveis e o rio, uma viagem pela alma do Amazonas” (Record); no qual mergulha no universo político e social da Amazônia; depois vem “Mata! O major Curió e as guerrilhas no Araguaia” (Companhia das Letras), livro fundamental para entender o período da luta armada durante o regime militar; e, por fim, vale citar também a biografia não autorizada “Roberto Marinho – O poder está no ar” (Nova Fronteira). 


Como repórter especial do jornal O Estado de S.Paulo, Leonencio ganhou vários prêmios com duas reportagens investigativas que também ajudam a entender o país: no caderno especial Guerras Desconhecidas do Brasil, publicado em dezembro de 2010, ele resgata 32 revoltas populares sem ideologia nem tutela de partidos políticos, ocorridas já no século 20.  Em 2013, Leonencio levou o Prêmio Esso de Jornalismo por outra reportagem investigativa publicada no Estadão – o caderno especial Sangue Político, no qual faz um levantamento sobre as disputas de poder na era democrática, a partir da Lei da Anistia, de 1979. O resultado dessa pesquisa é impressionante: o Brasil teve 1.133 mortes por motivação política em pouco mais de três décadas, o que na época deu uma média 1 assassinato político a cada 11 dias. 


Sobre a Agenda Bonifácio

A Agenda Bonifácio é uma plataforma online de programação cultural e conteúdos inéditos ligados ao Bicentenário da Independência do Brasil, criada em maio de 2022 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Organização Social Amigos da Arte.  O nome faz referência a José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos personagens mais importantes da Independência, com atuação nos campos da arte, da ciência e da política. Viva e colaborativa, a Agenda Bonifácio possibilita a divulgação de eventos em âmbito nacional relacionados ao tema. Para compartilhar informações e divulgar seu evento, basta acessar o formulário ou escrever para contato@agendabonifacio.com.br 


>Acompanhe:

Sitehttps://agendabonifacio.com.br/

Instagram: @agendabonifacio

Facebook: agendabonifacio200

Twitter: @agendabonifacio


Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>