17º Fest Aruanda anuncia selecionadosTV UniversitáriaTCCVideo Clipe

novembro 17, 2022


Fest Aruanda divulga a lista de selecionados nas categorias de TV Universitária - reportagem, documentário, programas de TV e interprogramas e os de trabalho de Conclusão de Curso e Videoclipe. 

De 01 a 07 de dezembro, acontece o tradicional Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na cidade de João Pessoa. Fest Aruanda é realização da Bolandeira Artes& Films.

 

17ª. Edição do evento, mais uma vez acontece na rede Cinépolis do Manaíra Shopping onde será o palco do evento que terá entrada franca em todas as sessões.


Com mais de sessenta inscritos, a organização do Fest Aruanda procedeu a seleção de uma de suas mais antigas competições, a de TV Universitária que contempla os gêneros Documentário; Reportagem; Programa e Interprograma. “A seleção mais uma vez proporciona um painel do que anda sendo produzido nas universidades brasileiras, depois do hiato de um ano (2021), em função da pandemia”, disse o produtor executivo do festival, Lúcio Vilar.

 

Duas novas categorias foram criadas e vem crescendo vertiginosamente a cada ano que são Videoclipe e TCC (produto audiovisual), exclusivas para produções oriundas da Paraíba. Na primeira, uma forma de realçar a produção musical local, e na segunda, um olhar sobre as realizações acadêmicas, uma vez que, cada vez mais, alunos de Comunicação buscam a linguagem audiovisual, seja documentário ou ficção, para a conclusão de curso.

 

“Temos aí belas revelações que precisam ser destacadas e premiadas, evitando com isso que esses trabalhos obedeçam apenas a uma exigência burocrática da nota final; é uma forma de evitar que produções com qualidade acima da média tenham as gavetas e escaninhos empoeirados dos departamentos como moradia definitiva”, diz Vilar que acredita no potencial e na capacidade de circulação desses curtas-metragens e videoclipes, inventivos e reflexivos.

 

Confira o resultado:

SELECIONADOS


TV Universitária

 

Documentário

 

Keep Emo Alive, de Gabriel Lima, Isaac Fernandes, Isabela Teixeira, Catarina Bernardo e Rafaela Silva - Documentário - 10 min - UNIFOR - FORTALEZA - Fortaleza (CE) - 2022

Um dia de trabalho de um tatuador emo

 

 

Solo Negro, de Passos Júnior - Documentário - 28 min - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró (RN) - 2021

Solo Negro é um documentário antropológico que registra o cotidiano dos moradores de duas comunidades quilombolas de Portalegre – RN (Pêga e Arrojado). A história da escravidão mostra que a luta e a organização dos negros sempre foram marcadas pela coragem e resistência. As comunidades quilombolas são exemplos. O filme aborda a memória passada, presente e futura desses remanescentes num resgate histórico e cultural com novas perspectivas a partir do ingresso de jovens quilombolas na Universidade.

 

 

Olhares Estrangeiros, de Lucas Ervedosa e Pedro Ferreira - Documentário - 20 min - Universidade de Fortaleza - Fortaleza (CE) - 2021

Olhares Estrangeiros, contou com 10 pessoas entrevistadas, de diferentes naturalidades. Todas elas eram estrangeiras, residindo na cidade de Fortaleza no ano de 2019. Na série iremos acompanhar em 5 episódios o relato de suas alegrias, dificuldades e as estranhezas que envolvem morar em um país ou cidade com uma cultura diferente da sua.

No primeiro episódio, Andy Khamidi, nascido em Cabo Verde, e Tom Jolim, nascido na França, falam das suas experiências convivendo com a Cultura cearense em Fortaleza.

 

Brecha, de Raul Felipe e Raissa Vicença - Documentário - 8 min - Universidade de Fortaleza - Fortaleza (CE) - 2022

Brecha, em cada um dos seus episódios, acompanha a rotina de um Coletivo Cultural. Distribuídos pelas periferias, esses coletivos ficam responsáveis por trazer e mostrar cultura para pessoas que não conseguem esse contato de forma prática na cidade. Casa Avoa, Okupação, Breu de vagalumes e Cia bate palmas são os verdadeiros personagens do programa.

Okupação é uma movimentação com princípios de autonomia, autogestão, ajuda mútua, consenso, ação direta e solidariedade. No segundo episódio do Brecha acompanhamos a vivência das pessoas que participam da Okupação.

 

O Santa e o Francisco, de Flávia Martelli e Mariana Nabor - Documentário - 15 min - Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp - Ribeirão Preto (SP) - 2021

O que nos diferencia de pessoas que estão internadas em hospitais psiquiátricos? A história de Francisco se encontra com a trajetória do hospital santa tereza e ultrapassa os muros da segregação rumo a uma vida de possibilidades e liberdade. Um filme que discute o modelo de tratamento da saúde mental e quebra paradigmas e preconceitos.

 

UFN e ASMAR - A valorização do Empreendedorismo Social, de Rogério Giaretta Júnior - Documentário - 9 min - Universidade Franciscana - Santa Maria (RS) - 2021

Uma das maneiras de mudar comunidades que precisam de ajuda é estimular o empreendedorismo social. No Brasil, ele virou uma potência que transforma problemas sociais, ambientais, econômicos e até familiares. São dezenas de milhares de exemplos por todo o país e um deles está em Santa Maria-RS. Há mais de 10 anos, a Universidade Franciscana atua junto à Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis com diversas propostas de empreendedorismo social.

 

Pelas ondas lambem-se as margens, de Hyndra - Documentário - 8 min - Universidade Federal da Bahia - Salvador (BA) - 2022

Cartazes de filmes são criações voltadas para a divulgação de peças audiovisuais. Quando apreciadas em conjunto, podem ser compreendidas a partir de outros elementos. Este filme se propõe a explorar narrativas sobre o feminino, contada por cartazes, ao longo do cinema brasileiro moderno e contemporâneo



Interprograma

 

Memória Sertão Santuário da Santa Cruz de Monte Santo, de Fabíola Moura Reis Santos - Interprograma - 5 min - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf - Monte Santo (BA) - 2022

Há mais de 230 anos, o Santuário da Santa Cruz de Monte Santo, localizado no Semiárido da Bahia, é o destino de muitos fiéis e turistas. Além de ser um local de devoção, esse espaço já foi cenário para a gravação de filmes como a obra Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), dirigida por Glauber Rocha. Este é o segundo monte no Brasil com elementos que representam os passos do Calvário de Jesus Cristo. Confira mais detalhes neste Memória Sertão!

 

Viva Caatinga! Sambador -, de Fabíola Moura Reis Santos - Interprograma - 4 min - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf - Caiçara, Distrito de Capim Grosso (BA) - 2022

Um samba diferente e tradicional na região de Capim Grosso, na Bahia. Aqui, além de dançar, o sambador ajuda no toque e no canto dos ritmos musicais batuque, piega e chula.

 

Luta pela Igualdade Feminina, de Jeska Queiroga - Interprograma - 34 seg - Universidade de Fortaleza - Fortaleza (CE) - 2021

A ideia do vídeo foi mostrar o quanto a história da mulher é construída através de muitas lutas: foi preciso lutar para votar, ter acesso às faculdades, jogar futebol, para aprovar leis de proteção à mulher, entre outros. No final do vídeo chegamos à importante conclusão que muito foi conquistado, porém esse é apenas o início de uma longa caminhada.

 

Dia Nacional do Combate ao Racismo / Dia Nacional da Consciência Negra, de Rafael Carvalho Ribeiro de Faria - Interprograma - 1 min - Universidade de Fortaleza - Fortaleza (CE) - 2021

O vídeo é uma reflexão sobre o que se mostra e o que de fato é em relação ao racismo no Brasil.

Frases como “O Brasil é uma democracia racial, aqui não existe ódio e todos convivem em harmonia”, “No Brasil, a educação é igualitária, independentemente da cor”, entre outras fases, revelam o quanto tentam esconder o racismo no Brasil e difundir o mito da democracia racial.

Ter consciência negra não é assunto apenas de negros e sim de toda sociedade durante todo o ano e não apenas em novembro (mês da Consciência Negra). Enxergar os fatos como eles realmente são e não dar continuidade aos efeitos segregacionistas e racistas de mais de 300 anos de escravidão, devido a um passado colonialista, é um dever de todos.

 

Egressos da Esalq, de Fabiano Pereira - Interprograma - 17 min - Universidade de São Paulo - Piracicaba (SP) - 2022

O Egressos da Esalq é uma série de interprogramas criada com o objetivo de aproximar os alunos ingressantes e os interessados em cursar futuramente os cursos da Esalq da realidade do mercado de trabalho, mostrando como os ex-alunos da escola nos curso escolhido estão atuando profissionalmente, quais as memórias mais marcantes do tempo de graduação e que conselho dão para quem pensa em seguir a mesma carreira.

 

 

Programa de TV

 

Meu Ambiente Rede de sementes, de Fabíola Moura Reis Santos - Programa de TV - 6 min - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf - Juazeiro (BA) - 2022

Guardar sementes de diversas espécies como fava, milho, canafístula e mutamba. Depois, utilizar na produção e trocar com outras pessoas. É assim, através do armazenamento e de uma rede de compartilhamento, que os agricultores do Semiárido brasileiro garantem a variedade da colheita e ajudam a preservar espécies nativas da caatinga e sem alteração genética.

 

Meu Ambiente Agrofloresta, de Fabíola Moura Reis Santos - Programa de TV - 7 min - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf - Exu (PE) - 2022

Agricultores do Semiárido pernambucano estão utilizando a agrofloresta como possibilidade para diversificar a produção, melhorar a renda e ajudar na preservação ambiental. Saiba o que é, a importância e como implementar esse tipo de sistema, que está entre as tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono.

 

Drops PDC #118 - 28/03/2022, de Leônidas Carvalho - Programa de TV - 4 min - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Natal (RN) - 2022

"Drops PDC" é a versão diária do programa "Por Dentro do Campus", com notícias da universidade em tom descontraído e informativo com objetividade.

 

O Livro da Minha Vida, de Liv de Moraes Silva - Programa de TV - 3 min - Universidade de Fortaleza - Fortaleza (CE) - 2022

O Livro da Minha Vida é um programa intimista de entrevistas, com um convidado por episódio. Investigando a ligação das pessoas entrevistadas com autores e livros que marcaram a sua vida, nos episódios descobrimos o vínculo deles com a literatura e como as leituras influenciam e evidenciam a sua forma de enxergar e se relacionar com o mundo.

 

Estudando na Pandemia, de Gilson Carvalho - Programa de TV - 14 min - Universidade Federal Fluminense - Niterói (RJ) - 2021

Estudando na Pandemia é um bate papo sobre a experiência dos estudantes da UFF durante o período de ensino remoto. Alunos de diferentes cursos nos contaram sobre suas vivências desde o começo desta realidade há mais de um ano e meio, como estão lidando com toda essa situação e tentando superar as dificuldades.

 

Mundo no Campus, de Larissa Carvalho - Programa de TV - 30 min - Universidade de Fortaleza - Fortaleza (CE) - 2022

O "Mundo no Campus" é um programa do núcleo de Jornalismo da TV Unifor pensado para informar sobre atividades, acontecimentos e eventos que acontecem na Universidade de Fortaleza. De forma dinâmica, é abordado e explorado assuntos e temáticas de interesse a todos e todas do meio acadêmico, com entrevistas, matérias e reportagens exclusivas feitas pela equipe de produção e de reportagem. Além disso, conta com o quadro informativo "Campus em foco".

 

 

 

Reportagem

 

Grupo de sambadores tem 50 anos de tradição em Caiçara, na Bahia, de Fabíola Moura Reis Santos - Reportagem - 2 min - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf - Caiçara, Distrito de Capim Grosso (BA) - 2022

Há 50 anos o grupo de sambadores de Caiçara leva tradição e cultura ao município de Capim Grosso e região, no Semiárido baiano. Os participantes animam encontros religiosos, festas juninas, festivais e outros eventos.

 

Cooperativa faz beneficiamento de frutas nativas do Semiárido baiano, de Fabíola Moura Reis Santos - Reportagem - 4 min - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf - Monte Santo e Itiúba (BA) - 2022

Na região norte da Bahia, a Cooperativa regional de agricultores familiares e extrativistas da economia popular e solidária, a Coopersabor, atua no beneficiamento de frutas nativas do Semiárido. A entidade comercializa variados produtos que melhoram a renda de mais de 600 famílias. Nossa equipe visitou os municípios de Monte Santo e Itiúba para conhecer esse trabalho, realizado desde 2014.

 

Atividades remotas, de Passos Júnior - Reportagem - 9 min - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró (RN) - 2021

Reportagem mostra o novo cenário nas universidades com o advento da pandemia da Covid-19. As adequações para a continuidade do ensino no formato remoto.

 

Eletromobilidade no transporte coletivo urbano, de Fabiano Pereira - Reportagem - 14 min - TV USP Piracicaba - Universidade de São Paulo - Piracicaba (SP) - 2022

Com o aumento alarmante dos índices do aquecimento global e o protagonismo da queima de combustíveis fósseis neste processo, aumenta a urgência da adoção de soluções verdes para a questão da motricidade, e alguns municípios latinoamericanos saem na frente no processo de adoção de fontes de energia limpa no setor. Entre eles, a cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior do Estado de São Paulo.

 

Festa do Kwanzaa, de Davinilton Aguiar - Reportagem - 5 min - Universidade de Fortaleza - Fortaleza (CE) - 2022

É comemorado no dia 25 de março a Data Magna do Ceará, que celebra o fim da escravidão no estado, fazendo assim ser feriado estadual. O Ceará foi a primeira província brasileira a libertar os negros escravizados no dia 25 de março de 1884; quatro anos em relação ao Brasil todo, que só veio acontecer no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da Lei Áurea. A Data Magna no Ceará foi instituída como feriado estadual em 2011, por lei publicada no Diário Oficial do Estado. E é esse o tema da reportagem veiculada no telejornal Unifor Notícias do dia 25/03/2022

 

 

 

Data Magna, de Davinilton Aguiar - Reportagem - 5 min - Universidade de Fortaleza - Fortaleza (CE) - 2022

É comemorado no dia 25 de março a Data Magna do Ceará, que celebra o fim da escravidão no estado, fazendo assim ser feriado estadual. O Ceará foi a primeira província brasileira a libertar os negros escravizados no dia 25 de março de 1884; quatro anos em relação ao Brasil todo, que só veio acontecer no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da Lei Áurea. A Data Magna no Ceará foi instituída como feriado estadual em 2011, por lei publicada no Diário Oficial do Estado. E é esse o tema da reportagem veiculada no telejornal Unifor Notícias do dia 25/03/2022

 

O curso de Fisioterapia da UFN e a relação de cuidado e atenção com a comunidade, de Laíz Lacerda - Reportagem - 4 min - Universidade Franciscana - Santa Maria (RS) - 2022

A relação dos profissionais da área da saúde com os pacientes é muito mais que o cuidado técnico, envolve atenção, acolhimento e carinho. Pacientes atendidos por alunos e professores do curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana relatam como é o contato e o trabalho desenvolvido pelos estagiários em Unidades Básicas de Saúde e hospitais de Santa Maria.

 

A reportagem é a partir dos 3'36'' do programa.



TCC

 

Afluências, de Iasmin Soares - TCC - 14 min - 2022 - João Pessoa (PB)

Um documentário que busca entender como a afetividade e sexualidade de mulheres indígenas em retomada é afetada pela colonialidade do poder.

 

 

Meu lugar está morrendo e com ele vou junto, de Ludmila da Mata - TCC - 15 min - 2020 - João Pessoa (PB)

Meu lugar está morrendo e com ele vou junto, nasce da urgência de manifestar os absurdos do território inventado. É por meio de histórias contadas por antepassados, uma visão da infância, das lembranças e dos contrastes que a artista em cena conta o que é ser cria da terra vermelha, um território marcado pelo etnocídio de milhares de povos indígenas, abusos de poder e violências contra os povos tradicionais, substituídos por monoculturas e criação de gado e desmatamento e queimadas de milhões de hectares dos biomas do Pantanal e do Cerrado.

 

 

 

Videoclipe

 

Dona do Gozo, de Yuri da Costa - Videoclipe - 4 min - 2021 - João Pessoa (PB)

A intrépida Celeste se entrega às múltiplas delícias da exploração espaço-sensorial ao som deveras saliente da música Dona do Gozo, da banda paraibana Caburé.

 

 

Martha Farias em Memória, de Andrea Monteiro Diniz - Videoclipe - 15 min - 2020 - João Pessoa (PB)

Videoclipe contemplado no Edital #CulturaPBnaWeb, com a temática Pandemia, Andrea Monteiro fez homenagem a professora de danças orientais, bailarina e coreógrafa Martha Farias, vitima da COVID19 no ano de 2020. Admiradora de Martha Farias, Andrea Monteiro escolheu um cenário que representa a Paraíba, Estado natal de Martha, para produzir este videoclipe com referências ao tipo de dança a qual Martha era professora.

 

 

Funkos, de PS Carvalho - Videoclipe - 3 min - 2022 - João Pessoa (PB)

Funkos – videoclipe que tem como trilha sonora a canção autoral de número 48 do pessoense multiestilo PS Carvalho. Trata-se de um pop rock alegre que apresenta os Funkos (famosos bonecos cabeçudos e sem boca). Apesar de remeter ao lúdico, os Funkos são colecionados, também por adultos. Guitarras harmônicas bem encaixadas vão costurando a melodia e letra. O videoclipe tem como cenário a cidade de João Pessoa, sobretudo pontos culturais e de convivência da cidade. O personagem principal é o próprio PS Carvalho que se transforma no seu boneco PS Funko no “Portal do Sol” que fica no Busto de Tamandaré na Praia de Tambaú. Em seguida, o personagem vai caminhando pela Praia do Cabo Branco, até a Estação Ciências, onde no monumento A Baleia (Fred Swendsen) pega o seu violão e se encaminha para o Espaço Cultural, onde irá fazer o seu show na Sala de Concertos José Siqueira. No intervalo ele passa pelo Teatro Santa Rosa e dá um pulinho na Lagoa. Em seguida, volta para realizar a segunda parte do seu show no Espaço Cultural. Para finalizar, o PS Funko retorna ao “Portal do Sol” se transformando, de forma inversa, agora em PS Carvalho.

 

 

O que vem ver, de Luana Flores - Videoclipe - 5 min - 2022 - João Pessoa (PB)

Em um futuro ancestral acessando portais magnéticos para o interior da Paraíba, mais precisamente dentro do Quilombo do Ipiranga e Gurugi, figuras altamente empoderadas de si, reafirmam seus territórios. Cantando, dançando e celebrando o universo do Nordeste Futurista, o povo quilombola e a artista Luana Flores se unem a tecnologias ancestrais e contemporâneas para festejar suas existências.

 

Keep The Beat, de Iedja Ferreira Agra - Videoclipe - 3 min - 2021 - Campina Grande (PB)

"Keep The Beat" é um videoclipe independente, com a música autoral de Iedja -artista independente da região- produzido em Campina Grande. A música e o clipe visam o ar de caos, desespero e liberdade, com a mistura de jogo de cores neon, adicionando uma vibe futurista. É sobre questionar como manter o ritmo da rotina nos dias de hoje e como acabamos entrando em caminhos absurdos por causa disso, nos afundando, nos destruindo para sobreviver. É sobre estar festejando a noite inteira por só querer algo mais do que querer a morte.

 

 

The End, de Helena Lima - Videoclipe - 4 min - 2021 - João Pessoa (PB)

Em um mundo distopiano e deserto, atingido por poluição extrema, uma estranha personagem dança pela natureza entre antigos prédios abandonados. As árvores e o ar são venenosos, mas ela tem o desejo de sentí-los como nunca antes. É em uma festa futurista (onde a banda Electro Womangroove toca) que ela tem um despertar e vai ao encontro do que sua alma realmente anseia. The End é uma canção sobre o fim da existência de vida na terra causada pelas mudanças climáticas que estão acontecendo agora, nesse exato momento. O fim da natureza, do ser humano, da paz, da guerra, da poluição... Foi a forma que encontramos de denunciar nossa realidade atual e o impactante distanciamento social que estamos vivendo, lidando com uma terra ainda habitável, porém tóxica. É o fim do que vive, do que morre, do que persiste, do infinito. Do que começou, do que está para reiniciar. Próximo ou longe, o fim chega. Dilacera, alivia, muda. Na dança cósmica das coisas, na vontade de viver, de sentir, de mover. Pouco importa se é beijo ou é espinho, se é dor ou carinho: apenas é preciso mover. É preciso morrer. Transmutar. E recomeçar. Começo, fim, start, end, début, fin. The end.

 

Jordan Bem - Anaju, de Thaísa Mota - Videoclipe - 3 min - 2022 - João Pessoa (PB)

Anaju canta e performa em lugares da cidade de João Pessoa.

 

 

Amor Digital - Anaju, de Thaísa Mota - Videoclipe - 3 min - 2022 - João Pessoa (PB)

Anaju performa em seu quarto, sua música e poesia falam sobre um relacionamento amoroso à distância, enquanto é esperado algo real.

 

 

 

LUUL - Quinta Face, de Marcelo Quixaba - Videoclipe - 7 min - 2022 - Rio Tinto (PB)

No ventre da noite a Quinta Face da Lua abre um portal: um espelho antigo reflete duas entidades místicas chamadas 'Eu e 'Ser, juntas elas iniciam uma jornada ritualística pelo território aquático em busca da desobjetificação de seus corações, dançando com os movimentos das marés emocionais, tornando-se fluxo dos ciclos lunares. Quinta Face é o primeiro videoclipe do álbum Amuleto Futurista Obsoleto do duo multimídia LUUL @luulduo. Gravado unicamente sob a luz da Lua Cheia na natureza noturna da APA Barra de Mamanguape, litoral norte Paraibano.


Serviço:

17ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

Data: De 1 a 7 de dezembro de 2022

Informações: www.festaruanda.com.br e

instagram @festaruanda

Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>