Rodas de conversa no MCI traz a perspectiva indígena sobre o nascimento, o envelhecimento e a relação com a terra

outubro 03, 2022

DIÁLOGOS

 

Dia Internacional do Idoso (01/10) e Dia Mundial da Natureza (04/10) serão celebrados com eventos que tratam da partilha de saberes entre diferentes gerações e do direito dos povos originários ao manejo da terra própria

Práticas e cuidados com o corpo da mulher durante a gestação e o parto também é tema de debate, em 6/10 com a presença da educadora Poty Porã e do comunicador Mateus Werá

A poeta boliviana de origem aimará, Julieta Paredes Carvajal, irá mediar um webinário internacional sobre direitos da terraFoto: MCI

 

São Paulo, outubro de 2022 – A cultura indígena renova os olhares sobre questões que são primordiais à vida, como a relação do homem com a terra, a gestação das mulheres e a transmissão de conhecimento entre diferentes gerações. Em outubro, esses temas serão abordados por líderes guaranis em três rodas de conversa no Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim, localizada na capital paulista.

No sábado (01/10), às 15h, o Dia Internacional do Idoso será comemorado com o debate "Saberes de Mestras e Mestres”. Nesse encontro, Catarina Delfina falará sobre a importância da transmissão de conhecimento das gerações mais velhas para as mais novas dentro da cultura Guarani. Professora, parteira e especialista em plantas medicinais, a convidada carrega o título de Kunhã Karaí, líder espiritual do povo Tupi Guarani – sendo também chamada de xejary, termo que pode ser traduzido para avó ou anciã.

Militante pelos direitos indígenas desde a juventude, foi uma das responsáveis pela retomada da Terra Indígena Piaçaguera, localizada no litoral sul de São Paulo. O bate-papo com Catarina será mediado por Natalício Karai, Mestre dos Saberes, que compartilha conhecimentos da cosmovisão indígena com o público durante as visitas no museu. Timoteo Popygua, da etnia Guarani e conselheiro, também participará do encontro.

Na terça-feira (4/10), o Dia Mundial da Natureza será tema de um webinário internacional sobre “Direitos da Terra”. Nesse evento, a poeta boliviana de origem aimará, Julieta Paredes Carvajal, também conhecida pelo ativismo em prol dos povos originários e das mulheres, irá mediar uma conversa com duas gestoras de museus indígenas da Costa Rica. O país da América Central é referência no que se diz respeito à garantia de direitos aos povos indígenas existentes em seu território.

As convidadas para o encontro on-line são María del Pilar Ureña, do Museu e Mercado Chietón Moren (San Jose), e María Adelita Lázaro Ortiz, do Museu Comunitário de Boruca (Puntarenas). O webinário será ministrado em espanhol e está marcado para às 15h com exibição pelo canal de YouTube do MCI.

Universo feminino

A roda de conversa “Gestação, nascimento e origem do mundo Guarani” é atração em 6/10, às 15h, na sede do museu. O encontro abordará práticas e cuidados com o corpo da mulher ao longo da gravidez e do parto sob a perspectiva indígena, trazendo também apontamentos sobre os protocolos hospitalares que impedem a prática tradicional do parto domiciliar e seus ritos.

O evento, que contará com a mediação da curadora e arte-educadora Sandra Benites, será ministrado pelo comunicador Mateus Werá e pela professora Poty Porã, ambos liderança Guarani. Atualmente, Poty é gerente da UBS Indígena Jaraguá.

Os convidados também farão uma aproximação deste tema com a origem do mundo, a partir de histórias da cultura Guarani. Os eventos são gratuitos e abertos ao público geral. Para saber mais sobre a programação do Museu das Culturas Indígenas, acesse: https://museudasculturasindigenas.org.br/

 

 

Sobre o MCI

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. Uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.

 

SERVIÇO

Dia Internacional do Idoso:  Saberes das Mestras e Mestres

Data: sábado (01/10)

Horário: das 15h

Entrada: Gratuita

 

Dia da Natureza: Roda de Conversa sobre os Direitos da Terra 

Data: terça-feira (04/10)

Horário: às 15h

Entrada: Gratuita

 

Gestação, nascimento e origem do mundo Guarani

Data: quinta-feira (06/10)

Horário: às 15h

Entrada: Gratuita

 

Museu das Culturas Indígenas

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)

Ingressos:  R$15,00 (inteiro) e R$7,50 (meia entrada); gratuito às quintas-feiras

Agendamentoshttps://bileto.sympla.com.br/event/74784/d/149212.

Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo/SP)

Informações: (11) 3873-1541

 

Site: www.museudasculturasindigenas.org.br

Redes Sociais:

Instagram (instagram.com/museudasculturasindigenas)

Facebook (facebook.com/museudasculturasindigenas)

Twitter (twitter.com/mcindigenas)

YouTube (youtube.com/channel/UCYgc3AXP0-UfQye5pgbVloQ)

 



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>