“Mês das Crianças”, no Circuito Municipal de Cultura, contará com programação especial em outubro

outubro 05, 2022


Atividades para o público infantil começam no dia 9/10 e incluem espetáculos de teatro e dança, exibições de filmes e brincadeiras; programação do mês conta ainda com outras atrações, como a apresentação da Orquestra Afrosinfônica (BA) com participação de Sérgio Pererê, nesta terça, 4/10, no Teatro Francisco Nunes 


Em outubro, o Circuito Municipal de Cultura apresenta uma série de atrações dedicadas ao público infantil. Intitulada “Mês das Crianças”, a programação especial contará com espetáculos de teatro, exibições de filmes, brincadeiras e oficinas. As atividades são gratuitas e acontecem a partir do dia 9/10, em diferentes espaços e equipamentos culturais públicos de Belo Horizonte. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em parceria com o Instituto Odeon, o Circuito Municipal de Cultura também traz, neste mês, atrações para outras idades, como a apresentação da Orquestra Afrosinfônica (BA) com participação de Sérgio Pererê e da Guarda de Congo Os Ciriacos, que abre a programação de outubro, nesta quarta-feira, dia 4/10, no Teatro Francisco Nunes. Mais informações podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura.


A primeira atração do “Mês das Crianças” acontece no dia 9/10, às 11h, no Teatro Francisco Nunes. Trata-se do show do músico Dudu do Cavaco, que convida o cantor Tavinho Leoni, para o projeto Música de Domingo. Referência no Brasil quando o assunto é cavaquinho, Dudu do Cavaco foi o  primeiro músico com síndrome de Down a gravar um disco profissional. Inspiração para a criação do Instituto Mano Down, por conta da história de amor incondicional junto a seu irmão, Leonardo Gontijo, o músico divide o palco com o jovem Tavinho, que foi destaque no programa “The Voice Kids”, da TV Globo.


Na sequência, quem convida o público infantil para a rua é a intervenção "Voos Rasantes - Rabiola Brincando pela Cidade”, do Instituto Cultural de Arte e Educação Rabiola, que acontece no dia 11/10 (terça-feira), às 15h, na Praça Padre Marcelo (Praça do Posto), no Alto Vera Cruz, Região Leste da cidade. Na véspera do feriado, o projeto vai ocupar a praça com brinquedos e brincadeiras populares que incluem pé de lata, pula corda, bolinha de gude, pião, rolimã, brinquedos de papel, bolha de sabão gigante e outros. A ideia é fomentar o protagonismo e o desenvolvimento artístico e cultural de crianças e jovens, oferecendo atividades que valorizam o brincar. 


Já no Dia das Crianças, 12/10 (quarta-feira), é a vez do Grupo Girino apresentar o “Mini Festival de Teatro Lambe Lambe”. A ação acontece às 16h, na Praça Ernesto Che Guevara, no Conjunto Taquaril, e conta com três histórias apresentadas por meio do Teatro de Sombras e do Teatro de Bonecos. Na praça, haverá uma caixa cênica onde acontecerão os micro espetáculos. Para conhecer o que há dentro da caixa, o público precisa olhar por um visor e usar fones de ouvido. Também no feriado, às 18h30, o Circuito Cine Santê exibe o filme “Turma da Mônica: Lições”, baseado nas histórias dos icônicos personagens de Maurício de Souza. Na trama, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão decidem fugir da escola e precisarão encarar as consequências dessa escolha - que não serão poucas. 


Outras duas exibições integram a programação especial do Circuito Cine Santê em outubro. No dia 15/10 (sábado), às 16h30, acontece a sessão comentada do filme "Dentro da Caixinha - Segredo de Criança", com o diretor Guilherme Reis e integrantes do elenco.  O filme conta a história de três irmãos que fazem sucesso na escola com as caixinhas da avó, relíquias de família que transportam pessoas para o universo das cantigas de roda. No dia 16/10 (domingo), mais um filme da franquia de Maurício de Sousa será exibido no Cine Santa Tereza, desta vez: “Turma da Mônica: Laços”. No longa, Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desaparece e o menino traça um plano infalível para resgatar o cãozinho. Para tanto, ele vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles enfrentam desafios e vivem grandes aventuras para levar o cão de volta para casa. 


O “Mês das Crianças” segue com a estreia nacional do espetáculo teatral “A menina cientista e o mistério do urro”, marcada para os dias 15 e 16/10 (sábado e domingo), às 16h, no Teatro Marília. Dirigida por Chico Pelúcio e Reginaldo Santos, a montagem do projeto Conexão Galpão, do Galpão Cine Horto, conta a história de Alice, uma “menina moça cientista, que tem a cabeça cheia de histórias, mistérios e invenções”. Entre suas investigações está o assustador e insistente urro que vem acordando a cidade inteira. Alice convida seus amigos para desvendarem juntos o mistério e, nesse processo, eles retornam às histórias de sua avó, em uma época diferente, cheia de natureza e outras criaturas, para descobrir de onde vem o grande barulho e o que ele significa.


Na reta final da programação especial para crianças, o Ballet Jovem apresenta o espetáculo de dança “O Patinho Feio”. Livremente inspirada no clássico conto de Hans Christian Andersen, de 1843, a montagem terá duas sessões no Teatro Francisco Nunes - nos dias 15 (sábado), às 16h, e 16/10 (domingo), às 11h. O espetáculo conta a história de um cisne que nasceu por engano numa família de patos, com qualidades e atributos externos que não são reconhecíveis. O animal parte em busca de seu caminho e acaba passando por inúmeras rejeições e fracassos, até que sua verdadeira natureza e beleza se manifestam.


Outras atrações de outubro


Além das atividades do “Mês das Crianças”, o Circuito Municipal de Cultura traz em outubro atrações voltadas para outras idades. A música marca presença nessa programação com a apresentação da Orquestra Afrosinfônica (BA) no dia 4/10 (terça-feira), às 20h, no Teatro Francisco Nunes. Na ocasião, o grupo criado pelo músico e arranjador soteropolitano Ubiratan Marques estará acompanhado pela Guarda de Congo Os Ciriacos, de Contagem (MG), e pelo cantor, compositor e instrumentista mineiro Sérgio Pererê.


No dia 18/10 (terça-feira), às 19h, o Teatro Marília sedia mais uma edição do Terça da Dança. Desta vez, o projeto recebe “ECCE (H)OMO”, solo de Pol Pi, artista transgênero brasileiro, radicado na França desde 2013. O espetáculo desdobra-se no desejo de colocar em ação a noção de legado em dança através da encarnação do ciclo de solos Afectos Humanos, da coreógrafa alemã Dore Hoyer (1911-1967). No trabalho, Pol Pi reconstitui um arquivo vivo e frágil onde cada elemento é re-questionado, re-examinado e partilhado. Já no dia 20/10 (quinta-feira), o Quinta no Raul recebe o projeto Forró Brasil, do Trio Lampião, que busca popularizar a música nordestina no Sudeste, exaltando a obra de Luiz Gonzaga e de outros compositores de referência.


Fechando a programação, no dia 23/10 (sábado), às 18h (local a definir) acontece, em parceria com  o Movimento Belo Horizonte + Feliz, uma nova apresentação de “De Tempo Somos - Um sarau do Grupo Galpão”, que marcou a estreia da programação do terceiro ano do Circuito Municipal de Cultura, em setembro. Dirigido por Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o espetáculo celebra o encontro da música com o teatro, que se tornou marca registrada do grupo em seus 40 anos de história. Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops –, além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística.


Sobre o Circuito Municipal de Cultura


Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais da cidade, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.


Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém, nesta nova etapa, iniciada em julho de 2022, o compromisso de oferecer programação cultural de plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção cultural local em todos os seus territórios e manifestações. O Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19. 


Sobre o Movimento Belo Horizonte + Feliz


O Movimento Belo Horizonte + Feliz busca dinamizar a vida cultural, social, turística, urbana e econômica da cidade. O projeto foi criado para estimular a realização de atividades regulares e regionalizadas de lazer, arte, cultura, turismo, gastronomia e esportes em espaços públicos de Belo Horizonte, como praças e parques. O principal objetivo é promover uma ação democrática e participativa, com o fomento da economia criativa e local, estimulando o convívio, o senso de comunidade e o desenvolvimento da cidadania em toda a capital.


SERVIÇO

Circuito Municipal de Cultura – Programação outubro 2022


Orquestra Afrosinfônica e Guarda de Congo Os Ciriacos - Participação Sérgio Pererê

Quando. Dia 4/10, terça-feira, às 20h

Onde. Teatro Francisco Nunes - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro)

Quanto. Entrada franca, com retirada de ingressos on-line pelo Disk Ingressos

Classificação. Livre


Mês  das  Crianças | Música de Domingo - Dudu do Cavaco convida Tavinho Leoni

Quando. Dia 9/10, domingo, às 11h

Onde. Teatro Francisco Nunes - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro)

Quanto. Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos

Classificação. Livre

Duração. 1 hora


Mês das Crianças | Intervenção “Voos Rasantes - Rabiola Brincando pela Cidade”

Quando. Dia 11/10, terça-feira, às 15h

Onde. Praça Padre Marcelo/Praça do Posto (R. Des. Bráulio, 1.012 - Alto Vera Cruz)

Quanto. Gratuito

Classificação. Livre

Duração. 2 horas


Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta “Turma da Mônica: Lições”

Quando. Dia 12/10, quarta-feira, às 18h30

Onde. Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)

Quanto. Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos

Classificação. Livre (contém violência)

Duração. 1h37


Mês das Crianças | “Mini Festival de Teatro Lambe Lambe”, Grupo Girino

Quando. Dia 12/10, quarta-feira, às 16h

Onde. Praça Ernesto Che Guevara - Conjunto Taquaril

Quanto. Gratuito

Classificação. Livre 

Duração. 1h30


Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta “Dentro da Caixinha - Segredo de Criança”: Sessão comentada com o diretor Guilherme Reis e integrantes do elenco

Quando. Dia 15/10, quinta-feira, às 16h30

Onde. Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)

Quanto. Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos

Classificação. Livre 

Duração. 1h18


Mês das Crianças | Estreia do espetáculo “A menina cientista e o mistério do urro”, projeto Conexão Galpão, do Galpão Cine Horto

Quando. Dias 15 e 16/10, sábado e domingo, às 16h

Onde. Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)

Quanto. Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos

Classificação. Livre (indicação etária: 06 a 12 anos)

Duração. 50 minutos

Acessibilidade. Libras


Mês das Crianças | Espetáculo “O Patinho Feio”, Ballet Jovem

Quando. Dia 15 (sábado), às  16h; e 16/10 (domingo), às 11h

Onde. Teatro Francisco Nunes - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro)

Quanto. Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos

Classificação. Livre  

Duração. 50 minutos


Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta “Turma da Mônica: Laços”

Quando. Dia 16/10, domingo, às 16h30

Onde. Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)

Quanto. Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos

Classificação. 6 anos

Duração. 1h45


Terça da Dança - “ECCE (H)OMO”, de Pol Pi

Quando. Dia 18/10, terça-feira, às 19h

Onde. Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)

Quanto. Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos

Classificação. Livre 

Duração. 45 minutos

Acessibilidade. Libras


Quinta no Raul - Forró Brasil, com Trio Lampião

Quando. Dia 20/10, quinta-feira, às 19h

Onde. Teatro Raul Belém Machado (R. Jauá, 80 - Alípio de Melo)

Quanto. Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos

Classificação. Livre 

Duração. 1h30


“De Tempo Somos - Um sarau do Grupo Galpão”

Quando. Dia 23/10, domingo, às 18h

local à confirmar

Quanto. Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos

Classificação. Livre 

Duração. 1h10

Acessibilidade. Libras


Circuito nas redes

 
 
 

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>