Livro ‘Vale a Pena Ser Gentil?’ ganha 3ª edição e se torna obra indispensável em momento no qual imperam o antagonismo e conflitos no dia a dia e via mídias sociais

outubro 04, 2022

Obra do advogado Domingos Sávio Zainaghi, revista e atualizada, traz relevantes reflexões sobre o impacto da gentileza na vida pessoal, no trabalho e mostra relevância em ano eleitoral, marcado pelas inevitáveis discussões políticas

 

São Paulo, 03 de outubro de 2022 - “Vale a Pena Ser Gentil?”, do advogado Domingos Sávio Zainaghi, ganha uma terceira edição, revista e atualizada com dois novos capítulos, pela Literare Books. Mais do que exemplificar os benefícios, físicos e mentais, trazidos pelo ato da gentileza, a obra mostra como colocar em prática nos diferentes cenários do dia a dia e explicita o ganho em qualidade de vida que ela nos traz.


Apesar de tratar de um conceito subjetivo e abstrato, o autor exemplifica como a adoção da gentileza no dia a dia frequentemente é retribuída, mesmo que não seja esse o seu objetivo. Dentre os relatos de situações reais trazidos pelo livro, há um especialmente relevante neste ano, sobre como driblar conflitos e evitar os desgastes durante os períodos eleitorais.


“Com as mídias sociais, as pessoas podem acordar discutindo e ir deitar discutindo; pelas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, os debates esquentam, o ódio é bem mais perceptível do que pessoalmente; muito mais por orientação do ego do que para convencer, todos querem que a última postagem seja a sua para dizer, ‘eu ganhei’”, aponta Zainaghi, advogado com décadas de atuação e referência quando se fala em Direito Trabalhista Empresarial e Desportivo.


“Será que vale a pena? Vale desfazer amizades ou brigar em família em razão dessas discussões e postagens? Creio sinceramente que não, e até oportunidades profissionais são perdidas; gosto das frases ‘quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil’ ou ‘prefiro ser feliz a ter razão’; ambas podem ser de grande ajuda para se ter uma vida em paz, e não fazer inimigos pelo ego inflado.”

Zainaghi cita um exemplo sobre como lidar com a situação, mais bem explorado no livro, como é sua tônica em todos os capítulos e assuntos.


Sob o amplo guarda-chuva da “gentileza”, “Vale a Pena Ser Gentil” evoca ao longo de seus capítulos valores como educação, bom senso, respeito, generosidade e cavalheirismo, sempre com uma vibração semelhante ao do filme “Corrente do Bem”, protagonizado por Helen Hunt, no qual atos de gentileza acabam por gerar uma verdadeira onda de bondade.

Há episódios em “Vale a Pena Ser Gentil” que mostram como um simples “bom dia”, saudação ou abordagem mais educada, resultaram em upgrades de assentos em viagens aéreas, suítes em hotel, ou propiciou o encontro do autor com um ídolo do futebol, mesmo que o objetivo dessas ações não fossem esses. Nem sempre uma boa ação é retribuída, ao contrário, o que cria uma relutância em adotar a gentileza. Essas situações são cobertas, especialmente no capítulo “Ser Gentil Não é Ser Trouxa”.


O autor também aborda o bem-estar físico trazido pela gentileza, já que sua prática, segundo estudos, estimula a produção da ocitocina, um hormônio que auxilia no combate à depressão, e a endorfina, neuro-hormônio produzido pelo cérebro, um “santo remédio” para dores físicas. Ao longo das 114 páginas, Zainaghi não poderia deixar de incluir episódios relacionadas à sua eclética trajetória de quatro décadas no mundo do direito, com escritório pulsante atuando nas áreas de Direito do Trabalho, Desportivo, Empresarial, Civil, Previdenciário, Tributário e Cidadania Internacional.


“Certa vez, em uma viagem de volta ao Brasil, tentei argumentar com um senhor que queria furar a fila de embarque à nossa frente que não era correto; ele não só me xingou, como disse que era juiz e furou; meses depois, um amigo insistiu em me apresentar a um magistrado que eu ‘precisava conhecer’; adivinhe quem era? Aquele da fila do aeroporto, nem preciso dizer que foi constrangedor quando nos reencontramos.”


No âmbito profissional, diversas características associadas a quem é gentil, como capacidade de administrar conflitos, habilidade de solucionar problemas, facilidade de trabalhar em grupo não passam despercebidas. “Além disso, em um momento em que o networking se torna mais relevante do que nunca na vida profissional, vide o Linkedin ou o Instagram, aquele que você trata bem ou mal hoje, pode vir a ser algum dia um cliente, parceiro de negócios ou seu chefe, ou mesmo alguém com acesso direto a ele”, conclui Zainaghi.


Serviço

Título: “Vale a Pena Ser Gentil?” (3ª edição)

Autor: Domingos Sávio Zainaghi

Número de páginas: 114

Editora: Literare Books


Domingos Sávio Zainaghi – Sócio fundador do Zainaghi Advogados, é advogado, Doutor e Mestre em Direito do Trabalho pela PUC de São Paulo. Pós-doutorado em Direito do Trabalho pela Universidad Castilla-La Mancha, Espanha.  Doutor Honiris Causa da Universidad Paulo Freire-Nicarágua. Presidente Honorário da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social e do Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo.Coordenador do Curso de Especialização em Direito Desportivo da Faculdade Legale.É também Ex-Presidente da Comissão de Direito Desportivo da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo. Ex-Presidente da Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo. Membro do Conselho Consultivo da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (2014-2016). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo. Membro da Societé Internationale du Droit du Travail et de la Securité Sociale. Membro da Academia Paulista de Direito - Cadeira nº 27. Membro do IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo. Membro da Academia Nacional de Direito Desportivo – Cadeira nº 24. Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Associação Paulista de Futebol – APF. Presidente da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Handbol. Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Seção SP – 2013-2015. É autor de importantes livros do Direito do Trabalho como Consolidação das Leis do Trabalho, da Manole Editora, A Justa Causa no Direito do Trabalho da Malheiros Editores, Processo do Trabalho da Editora Revista dos Tribunais, e Os Atletas Profissionais de Futebol no Direito do Trabalho, da Editora LTr, entre outros. E está à disposição da imprensa para tratar sobre esses assuntos.


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>