Filme que aborda empoderamento feminino abre programação de outubro dos projetos de cinema do MIS

outubro 03, 2022

“Pleasure” conta história de uma jovem em busca de se tornar uma estrela pornô e será tema de debate do Ciclo de Cinema e Psicanálise em 04/10;

Museu também realizará pré-estreia do longa “Daniel Senise – Nem tudo tem que ser sobre alguma coisa” e do documentário “Loading… nossos primeiros jogos de computador”;

Até 16/10, cineastas de todo o Brasil podem se inscrever para o Festival Cine MIS 2022;

A programação completa do museu está disponível no site: https://www.mis-sp.org.br/

 

“Pleasure” é o filme escolhido para o Ciclo de Cinema e Psicanálise (Imagem: frame do longa/divulgação)

 

São Paulo, outubro de 2022 – O Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, oferece uma programação diversa envolvendo a sétima arte. Neste mês tem debates, pré-estreia de filme e as inscrições abertas para a convocatória do Festival Cine MIS 2022. As atividades são gratuitas.

Em 04/10, dentro do projeto Ciclo de Cinema e Psicanálise, o público acompanha o debate sobre “Pleasure”, dirigido por Ninja Thyberg. O filme, lançado em 2021, conta a história da sueca Bella que chega a Los Angeles, com o desejo de se tornar a próxima estrela pornô. Entretanto, sua ambição a leva a um território cada vez mais perigoso e ela precisa lutar para conciliar seu sonho de empoderamento com a realidade obscura dessa indústria cinematográfica.

Mediado por Luciana Saddi, coordenadora de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), o debate sobre o filme terá a presença do psicanalista, Pedro Colli e da criadora da Lilit e publicitária, Marília Ponte. A discussão estará aberta para perguntas do público.

A edição de outubro do Ciclo de Cinema e Psicanálise é realizada em parceria com a plataforma de cinema MUBI.

EXIBIÇÕES INÉDITAS

O MIS recebe em 07/10 a pré-estreia de “Daniel Senise – Nem tudo tem que ser sobre alguma coisa”. O longa-metragem experimental, mescla os gêneros documentário e ficção, no qual Senise é tema, autor, ator e realizador. Nesse filme o artista parte rumo à fonte que lhe permite acessar sua intuição criativa.

Para conceber o projeto, ele contou com a parceria do crítico e professor Agnaldo Farias na consultoria, e Bernardo Pinheiro e Pedro Rossi na direção. O artista está entre os mais importantes pintores brasileiros da contemporaneidade e no filme revela suas ideias e força poética.

Senise explica que o longa não é uma biografia, mas sim um recorte de sua produção, numa fase na qual experimenta novos suportes que transbordam o trabalho de pintura. Após a sessão, o público acompanha um bate-papo com o diretor do filme, Bernardo Pinheiro, e o artista. A exibição no MIS precede a première que integra a programação do Festival do Rio 2022.

Em 15/10 será possível conferir outra estreia cinematográfica, a do documentário “Loading… nossos primeiros jogos de computador”. O trabalho revisita as origens e peculiaridades dos games criados para rodar nos primeiros microcomputadores de uso doméstico, que começaram a se popularizar no início da década de 1980.

“Loading… nossos primeiros jogos de computador” terá pré-estreia no MIS (Imagem: frame do documentário/divulgação)

O filme também mostra a evolução dos jogos nas linhas de computadores que fizeram mais sucesso no Brasil até o início dos anos 1990. Após a exibição, será realizado um bate-papo com os diretores e convidados especiais para a interação com o público do MIS.

Participam Marcus Garrett, idealizador, diretor e roteirista; Carlos Bighetti, diretor e roteirista; Everaldo Lima, autodidata em eletrônica e programação; Renato Degiovani, designer gráfico e desenvolvedor de games; Zé Schiavoni, jornalista de tecnologia e informática; Ademir Carchano, produtor de hardware e criador de software; e Filipe Veiga, programador e sócio da Bitnamic Software. Todos concederam entrevistas para o documentário.

CINE MIS 2022

Até 16/10, cineastas (amadores ou profissionais) de todo o país estão convidados para participar da convocatória Festival Cine MIS 2022. A iniciativa é realizada anualmente pelo museu com o objetivo de difundir a produção cinematográfica nacional. Após a seleção, 12 filmes são exibidos em uma mostra aberta ao público. O evento está previsto para segunda quinzena de dezembro.

Para participar, o candidato deve preencher o formulário, gratuitamente, disponível exclusivamente no site MIS (www.mis-sp.org.br). Podem ser inscritos filmes nos gêneros ficção, documentário e animação, captados em qualquer formato, sem limite de duração (curtas, médias e longas-metragens), realizados a partir de 2018 e que ainda não tenham sido exibidos em circuito comercial.

SERVIÇO

PROJETO: Ciclo de Cinema e Psicanálise | Pleasure

AO VIVO no Auditório MIS

Data: 04/10, às 19h

Ingresso gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Classificação indicativa: 18 anos

 

PROJETO: Pré-estreia de filme + bate-papo | Daniel Senise – Nem tudo tem que ser sobre alguma coisa

AO VIVO no Auditório MIS

Data: 07/10, às 19h

Ingresso gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Classificação indicativa: 18 anos

 

PROJETO: Estreia de filme + bate-papo| Loading… nossos primeiros jogos de computador

Data: 15/10, às 14h

AO VIVO no Auditório MIS

Ingresso gratuito, disponível na plataforma INTI (online) e na bilheteria do museu a partir do dia 15 de outubro ao meio-dia

Classificação indicativa: livre

 

PROJETO: convocatória Festival Cine MIS 2022

Data: de 29/09/22 a 16/10/22

Formulário de inscrição: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=SV45uK3hHEyMub-ebySwOVSWHlr1XGxPnhLwy7gbj3dUQzJYSlIxSklYNTlHUlUxSVlGRVdKUU83RS4u

Participação gratuita

Contato para dúvidas: cinemis@mis-sp.org.br

 

SOBRE O MIS

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, foi inaugurado em 1970. Sua coleção possui mais de 200 mil itens, como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Hoje é um dos mais movimentados centros culturais da cidade de São Paulo. Além de grandes exposições nacionais e internacionais, oferece grande variedade de programas culturais, com eventos em todas as áreas e para todos os públicos: cinema, dança, música, vídeo e fotografia estão presentes na vida diária do Museu. 

A programação é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac.  A empresa Lenovo assina como mantenedor ouro, e a programação conta também com apoio institucional das empresas Comolatti, Kapitalo e Vivo na categoria ouro e TozziniFreire Advogados, Shimano, PWC e Bain&Company na categoria prata.

 

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>