Cia. Coexistir de Teatro compartilha a estreia do ensaio aberto de ‘Núpcias de Morte – O Rito’

outubro 05, 2022

 

Entre 3 e 12 de novembro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Cia. Coexistir de Teatro compartilha o ensaio aberto do espetáculo performativo ‘Núpcias de Morte – O Rito’, baseado no mito grego de Eros e Psiquê.

 

A partir da leitura junguiana, o espetáculo propõe uma apreensão simbólica de parte do mito original anunciando um ritual feminino de entrada para a vida adulta, no qual Psiquê aceita o destino de “morrer” – uma metáfora na qual deixa-se a menina morrer em si para o nascimento da mulher. Assim, Psiquê é levada às núpcias com o desconhecido Eros. 


Segundo Patrícia Teixeira, diretora da Cia. Coexistir, a proposta do espetáculo coagula novas perspectivas para a relação entre o princípio feminino no resgate da natureza e o diálogo com o masculino numa relação de alteridade, principalmente, neste momento de carne viva abatida da alma, no qual, a consciência patriarcal necessita dialogar com o aspecto feminino que é a vida e a natureza que somos e fazemos parte.

 

Trata-se de um trabalho delicado na presença do corpo dentro da linguagem performática e o uso da imagem audiovisual; busca-se uma visão de contrastes, dualidades e sentimentos de pertencimento, ancestralidade e devires com o público, entendendo que a demasiada racionalidade da obra artística não possibilita a adução da imaginação do espectador por meio de um processo de sensações e intuições.

 

 Cia. Coexistir de Teatro

 Fundada pela diretora Patrícia Teixeira em 2006, a Cia. Coexistir de Teatro parte da pesquisas de mitos em cena na confluência entre as linguagens da performance, teatro e audiovisual a partir de uma leitura junguiana, propondo uma experiência artística de atualização e ampliação do mito, iniciada com o espetáculo teatral A Jornada de Orfeu no Cemitério do Redentor na cidade de São Paulo em 2014, o espetáculo performático Dioniso - A Vida Indestrutível em 2018 no Satyros, no Espaço Grego Areté e na Casa das Artes Coexistir e o espetáculo Vozes na Casa das Artes Coexistir, ambos na cidade de São Paulo.


Prêmios e Menções

A Cia. ganhou menção honrosa pela participação no Concurso Prêmio Nacional de Boas Práticas, promovido pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), com o projeto “Teatro Intramuros - uma proposta artístico-psicopedagógica – uma forma de liberdade psíquica no cárcere”, iniciado em 2005. Melhor espetáculo em 2015, pela crítica paulista com A Jornada de Orfeu e, também, a premiação por trabalhos realizados pela Cia. Coexistir de Teatro pelo Proac/2021.

 

Ficha Técnica

Dramaturgia e Direção Geral – Patrícia Teixeira

Com Diego Garcias, Janaína dos Reis, Mariana Neves, Sandra Crobelatti, Sílvia Fuller, Thais Galdino.

Produção: Cia. Coexistir de Teatro

Preparadora corporal e coreógrafa: Gislaine Mendes

Figurinista: Silvia Ribas

Planejamento e Agenciamento: Sté | Produtora Cultural

Criação de Luz: Beato Ten Prenafeta

Operadora de Luz: Carol Dourado

Operador de som e audiovisual: Rafael Herdeiro

Trilha sonora original: 2 IHU Kewere: Rezar de Marlui Miranda

Assessoria de Imprensa: Fatha Comunica


Serviço:

Lançamento: Núpcias de Morte – O Rito

Data: 3, 4, 5, 10, 11, 12 de novembro

Horário: Quintas e Sextas às 20h / Sábados às 18h.

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

Duração: 1h

 


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>