Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo promove curso presencial “Independência do Brasil: As Mulheres que Estavam Lá”

outubro 04, 2022

Realizada em um único dia, 5/10, iniciativa contará com as palestrantes Antonia Pellegrino, Socorro Acioli, Heloisa Starling e Marcella Telles Elian 


Durante sua programação de outubro, o Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo realiza, em 5/10, o curso presencial “Independência do Brasil: As Mulheres que Estavam Lá”.  O período marcado pelas lutas, entre o fim do século XVIII e as primeiras décadas do XIX, legaram alguns dos episódios mais marcantes da história do país, desde a Conjuração Mineira, movimento ocorrido em 1789, até as revoluções que incendiaram o Nordeste a partir de 1817.


As narrativas desses momentos heroicos, no entanto, não costumam destacar a atuação das mulheres que, mesmo diante de interdição para participar da vida política, ocuparam a cena pública e tomaram corajosamente parte nesses combates por meio de diferentes estratégias. Seja escrevendo panfletos anticoloniais, conspirando nos bastidores do poder ou mesmo liderando revoltas e lutando no front, sete mulheres que desempenharam papéis-chave nesse momento decisivo são trazidos à tona no livro homônimo ao curso: Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, Bárbara de Alencar, Urânia Vanério, Maria Felipa de Oliveira, Maria Quitéria de Jesus, Maria Leopoldina da Áustria e Ana Lins.

 

Assinada por historiadoras e escritoras, como Antonia Pellegrino, Cidinha da Silva, Heloisa Starling, Marcela Telles, Patrícia Valim, Socorro Acioli e Virgínia Siqueira Starling, a obra põe em evidência essas heroínas que, com justiça, participam das celebrações dos 200 anos da Independência do país.

 

Sobre as autoras

Antonia Pellegrino

Nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de agosto de 1979. Formou-se em Ciências Sociais e fez mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Com 20 anos de experiência como roteirista, Antonia é premiada pela Academia Brasileira de Letras, Academia do Cinema Brasileira, ABRA, New York Film Festival e foi indicada ao Emmy. É autora de textos publicados no caderno Ilustríssima, revista Piauí, Vogue, Trip, 451, entre outros. Foi colunista da revista TPM e da Folha de S.Paulo. Tem contos em diversas antologias, entre elas Granta Brasil e Portugal. Publicou o livro “Cem Ideias Que Deram Em Nada”, em 2014. Tornou-se uma voz ativas no movimento de mulheres graças ao trabalho na plataforma #AgoraÉQueSãoElas. É criadora do podcast "Mulheres na Independência", da Globoplay.

Heloisa Starling

Historiadora, cientista política e professora titular-livre da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autora de “Os senhores das Gerais” (1986), “Lembranças do Brasil” (1999), “Brasil: Uma Biografia” (2015), com Lilia Moritz Schwarcz, “República e Democracia: Impasses do Brasil Contemporâneo” (2017) e “Ser Republicano no Brasil Colônia” (2018), entre outros

Marcela Telles Elian

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória/UFMG desde 2003. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: sertão, canção popular, república.

Socorro Acioli

Jornalista, mestre e doutora em estudos de literatura pela UFF. Escreveu diversos livros, entre eles “A Bailarina Fantasma” (2015).

 

(serviço)

Curso presencial “Independência do Brasil: As Mulheres que Estavam Lá”

Onde: Centro de Pesquisa e Formação (CPF)

Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, Bela Vista - São Paulo

Quando: 5/10 (quarta-feira)

Horário: 19h30 às 21h30

Inscrição: https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=89

Valor: gratuito

Site: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/independencia-do-brasil-as-mulheres-que-estavam-la

 
 
 



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>