Brasil tem 400 mil estomizados, mas assunto ainda é tabu
outubro 19, 2022
No mês de celebração à da Pessoa com Estomia, País ainda precisa avançar no debate sobre tratamento e inclusão desses pacientes
Muitas condições no Brasil ainda são pouco debatidas pela sociedade, seja por preconceito ou desconhecimento. Um dos casos é a estomia, procedimento médico realizado para construir um novo caminho para eliminar a urina e as fezes. Para isso, é colocada uma bolsa em pacientes que passaram por alguma perfuração acidental no abdômen. Atualmente, existem cerca de 400 mil pessoas ostomizadas no País.
Outras condições podem resultar na necessidade de estomia, como doenças ou má formação congênita, que alteram o funcionamento do intestino e do trato urinário; traumas, como ferimentos por arma de fogo ou facadas na região abdominal; câncer colorretal; Doença de Chron; endometrioses e câncer de intestino e no reto.
Embora o procedimento seja um método capaz de salvar vidas e dar uma boa condição ao paciente, as pessoas estomizadas necessitam de condições específicas, principalmente ao utilizar os sanitários. No Brasil, há poucos banheiros adaptados, sendo um no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Como funciona
É preciso uma adaptação inicial e alguns cuidados precisam ser tomados. Dentre eles, estão a troca e a higienização adequada da bolsa. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias, que podem gerar feridas e até infecções graves no paciente. Mas, se o ostomizado seguir as recomendações corretamente, ele vive uma vida normal, realizando atividades do dia a dia.
Tipos de estomia
O tipo de estomia é definido pelo tipo de órgão ou víscera que será exposto. Confira quais estomias existem:
Colostomia: É a exteriorização da mucosa intestinal (intestino grosso) na parede abdominal;
Ileostomia: É a exteriorização da mucosa intestinal (intestino delgado) na parede abdominal;
Urostomia: É a exteriorização do sistema urinário na parede abdominal.
Outras estomias: A qualificação do tipo de estomia é definida pelo órgão que será exposto, como traqueia (traqueostomia) e estômago;
Sobre a ConvaCare
A ConvaCare é um centro internacional de excelência no tratamento e reabilitação de pessoas com feridas, estomias e incontinência urinária. A rede Convacare possui 10 anos de experiência na América Latina, adquirida na atuação de suas cinco clínicas, tendo realizado mais de 500 mil atendimentos com uma gama de benefícios clínicos e econômicos, incluindo a prevenção de infecções, proteção de uma pele em risco, melhora dos resultados de pacientes e redução dos custos totais de tratamento. Atualmente, são 10 clínicas ao redor do mundo, incluindo uma no Brasil, localizada na zona sul da capital paulista, que é a primeira de um projeto de expansão que prevê, ainda, a implantação de cinco clínicas no país nos próximos 5 anos. Saiba mais em:https://clinicaconvacare.com.br/
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar