Podcast “Ouve Esse Dado” estreia na plataforma Sesc Digital

setembro 06, 2022


Apresentada pela matemaníaca Julia Jaccoud, produção com cinco capítulos investiga as maneiras que a análise nos ajuda a descrever o mundo com mais exatidão

São Paulo, agosto de 2022 – Olhar o mundo pela perspectiva dos números é uma experiência mais reveladora do que se possa imaginar. É o que mostra o podcast “Ouve Esse Dado”, uma produção inédita do Sesc Belenzinho que estreou neste sábado, 27 de agosto, na plataforma Sesc Digital. Com cinco episódios, o podcast é apresentado pela matemaníaca Julia Jaccoud (@amateaniaca), que recorre aos números para falar sobre políticas públicas, desigualdade, esporte, arte, educação e racismo estrutural. 

 

Em seu conteúdo, “Ouve Esse Dado” revela as utilidades e problemáticas que envolvem a leitura de dados pela sociedade, o que pode gerar tanto efeitos relacionados à capacidade de solucionar problemas quanto, por outro lado, a de replicação de preconceitos e racismo estrutural. Os temas que inspiram os cincos episódios do programa refletem-se em seus títulos: Um Quadro Bem Desigual; Recomendado Para Você Pelo Algoritmo; Como Algoritmos Podem Ser Racistas; Dados Para Soluções de Problemas; e Números que Viram o Jogo. 

 

No primeiro episódio, “Um Quadro Bem Desigual”, Julia mostra como os dados do desequilíbrio de origem, raça e gênero contam uma outra história da arte. Para isso, ela toma como ponto de partida o projeto História da Arte, concebido pelo artista multidisciplinar e pesquisador Bruno Moreschi, que resulta em uma profunda desigualdade no universo da arte.

Já em “Recomendado Para Você Pelo Algoritmo”, a apresentadora investiga como dados e algoritmos estão redesenhando os hábitos de consumo de cultura – principalmente músicas, filmes e séries. Nesta era do streaming, mensurar o consumo e o comportamento cultural dos consumidores se tornou uma atividade simples, fundamental e desafiadora. 

 

No terceiro episódio, “Como Algoritmos Podem Ser Racistas”, o podcast evidencia, de modo didático, como os números reforçam preconceitos e o racismo estrutural. Para isso, mostra que, antes da máquina estão pessoas e contexto histórico atravessados pelo racismo. Em “Números que Viram Jogo”, Julia aborda a revolução que os dados estão promovendo no esporte, tornando-se decisivos na atuação de um time, na construção de estratégias, na contratação de um atleta e até mesmo na maneira de como o esporte é praticado. 

 

A jornada pelos números ainda conta com “Dados Para Solução de Problemas”. Nele, Julia revela o poder dos dados para a solução de problemas, construção de iniciativas e políticas sustentáveis, sem deixar de mencionar as pegadas deixadas durante uma navegação online, seja em redes sociais, em pesquisas no buscador ou em uma compra. Esses dados deixados pelos usuários, se organizados e interpretados de modo adequado, expressam informações importantes para as iniciativas pública e privada se moverem com mais precisão. 

 

Sobre o “No Fim das Contas” 

 

“No Fim das Contas” é um projeto do Sesc Belenzinho que traz a ideia de utilizar as probabilidades matemáticas e mergulha nesse vasto oceano de dados para investigar as maneiras que a análise apurada dessas informações ajuda a descrever o mundo com mais exatidão. A iniciativa reúne vídeos, podcasts e um curso em EAD para aproximar o público em geral, mesmo os que acham equações uma linguagem alienígena, deste assunto tão complexo e importante. 

 

Segundo Filipe Luna, técnico da programação do Belenzinho, No Fim das Contas” surge da inquietação da equipe durante a pandemia: de que forma continuar as atividades, que eram totalmente presenciais, numa realidade em que estávamos fechados e o público em casa? “Além dessa grande questão, nós, individualmente, nos víamos obrigados a pensar em números, estatística e a analisar gráficos, continuamente. Foi o que o noticiário da pandemia trouxe o tempo todo. Sentíamos falta de aprofundar conhecimento em números, estatísticas, probabilidades. Ter mais letramento no que a matemática pode nos proporcionar – e compartilhar isso com o público! Dessas reflexões nasce este projeto com o intuito de levar o ensino não-formal, um dos pilares que norteia a atividade do Sesc, para o nosso público em qualquer lugar, a qualquer tempo e em diferentes formatos. Por isso, expandimos as linguagens para vídeos, podcasts e ensino à distância. São conteúdos que, esperamos, vão instigar a curiosidade das pessoas, uma introdução ao vasto universo dos dados e das informações, para ampliar o nosso entendimento do mundo em que vivemos.”  

 

Em setembro estreia na plataforma EAD Sesc Digital o novo curso de lógica: Pensando Bem – Razão Lógica e Fake News. São oito aulas ministradas pelo professor Leo Martins que ensinam a não cair em fake news, explicam como a opinião é formada e como se questionar e aprender a duvidar de verdades absolutas. Com ilustrações e jogos, o curso é vacina contra fake news. 

 

Sobre o Sesc Digital 

 

Lançada em 2020, a plataforma de conteúdo Sesc Digital visa transpor as ações do Sesc São Paulo ao ambiente e à linguagem digitais, expandindo o alcance das suas práticas de ação e difusão cultural de forma substancial e diferenciada, fortalecendo seu compromisso com um processo educativo participativo, continuado e inclusivo. O Sesc São Paulo trata com muita seriedade a privacidade de seus usuários e tem o compromisso de mantê-los informados em relação ao uso que é feito com os dados que são fornecidos.  

 

 

(Serviço) 

 

Podcast “Ouve Esse Dado”: produção é parte do projeto “No Fim das Contas”, idealizado pela equipe de programação do Sesc Belenzinho 

Reportagem e roteiro: Camilo Rocha 

Conteúdo: 5 episódios 

Ouça em: Plataforma Sesc Digital (https://sesc.digital), Spotify, Amazon Music, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e RadioPublic 

 


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>