Museu realizará atividades que envolvem as tradições indígenas como a pintura corporal
setembro 07, 2022NO FIM DE SEMANA
Além de aprender sobre a arte no corpo, participantes serão convidados a preparar a tinta, a cantar em roda e a conversar sobre a importância deste costume para os povos originários;
Entrada será gratuita, mas é preciso se inscrever pelo e-mail contato@
São Paulo, setembro de 2022 – O Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim, sediará dois eventos sobre pinturas corporais, compartilhando aspectos da cultura de diferentes povos indígenas.
No sábado (10/09), às 15h, será realizada a “Performance: Amba Mirim”, uma roda de preparo da tinta de jenipapo para pintura corporal e entoação ao som da canção Guarani – conhecida como Mbora’i. O evento, que integra a programação cultural da exposição Ygapó Terra Firme, com curadoria de Denílson Baniwa, será realizado por Lucas Kuaray, Monica Ara, Michel Werá, Sara Pará e seus filhos – todos moradores da aldeia Tekoa Itakupé, em Jaraguá (SP).
Também às 15h, no domingo (11/09), o público confere a “Performance: Histórias e Pinturas do Xingu”, com Kawakani Mehinako, da Terra Indígena do Alto Xingu. No evento, serão realizadas pinturas corporais com jenipapo para os adultos e com tintas coloridas, atóxicas e laváveis, para as crianças. A convidada também falará sobre os usos, os costumes e os significados dos grafismos pintados no corpo.
Os eventos são gratuitos e têm vagas limitadas, sendo necessária a inscrição prévia pelo e-mail contato@
Sobre o MCI
O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. Uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.
SERVIÇO
“Performance: Amba Mirim”
Data: sábado (10/09)
Horário: às 15h
Vagas: 30
Entrada: Gratuita
Inscrição: contato@
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo/SP)
Informações: (11) 3873-1541
“Performance: Histórias e Pinturas do Xingu”
Data: domingo (11/09)
Horário: às 15h
Vagas: 30
Entrada: Gratuita
Inscrição: contato@
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo/SP)
Informações: (11) 3873-1541
Museu das Culturas Indígenas
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Ingressos: R$15,00 (inteiro) e R$7,50 (meia entrada); gratuito às quintas-feiras
Agendamentos: https://bileto.sympla.com.br/
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo/SP)
Informações: (11) 3873-1541
Site: www.museudasculturasindigenas.
Redes Sociais:
Instagram (instagram.com/
Facebook (facebook.com/
Twitter (twitter.com/mcindigenas)
YouTube (youtube.com/channel/
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar