Livro infantil mostra de forma singela uma breve biografia de Lampião e Maria Bonita
setembro 27, 2022
Livro “A menina, o menino e o fio do tempo” é o lançamento do selo Saberes e Letras
Todo mundo já foi criança, inclusive os seres históricos da vida brasileira. Partindo dessa premissa, podemos crer que o nascimento, a infância e as vivências dos primeiros anos de vida são cercados de belezas, aventuras e particularidades dos nossos locais de origem. Neste mote, o livro “A menina, o menino e o fio do tempo” inova ao contar uma breve biografia de um dos casais mais importantes da nossa história: Lampião e Maria Bonita.
Para contar a história da menina e do menino, as autoras Lenice Gomes e Cláudia Lins fizeram uma pesquisa profunda entre Alagoas, Pernambuco e Sergipe, assim como visitaram o Museu do Sertão (em Piranhas, AL); o Museu do Cangaço (em Serra Talhada, PE); e o Museu de Arqueologia de Xingó (em Canindé do São Francisco, SE).
O resultado é um livro leve, cheio de belas ilustrações (de Daniela Aguilar) e em linguagem poética. Por meio da intertextualidade com cantigas de roda, descreve as características regionais da zona rural do sertão nordestino, a infância em contato com a natureza, a cultura e o artesanato. De forma sutil, o cangaço é citado como um elemento do “fio do tempo”, mas nada que impeça seu uso em sala de aula ou como sugestão de leitura para crianças.
Lenice Gomes é pernambucana e mora na alegre cidade de Olinda, onde realiza o projeto Noite de Histórias e fundou a Cia. Palavras Andarilhas. É educadora especialista em Literatura Infantojuvenil e contadora de histórias. Publicou dezenas de livros para crianças e adolescentes, alguns deles premiados com o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Cláudia Lins nasceu no Rio de Janeiro, onde se formou em Jornalismo e fez teatro na escola O Tablado, da dramaturga Maria Clara Machado. Foi repórter de TV, publicou diversos livros infantojuvenis e, hoje, da ensolarada cidade de Maceió, onde mora, coordena um portal literário chamado Mundo Leitura.
Quem desenhou?
Daniela Aguilar é mineira e atualmente possui um atelier nas Montanhas Capixabas, onde está sempre entre sonhos, desenhos, objetos e cores. Tem formação em Artes Plásticas e Moda, com especialização em design têxtil e ilustração de livros infantis.
Sobre o Saberes e Letras: Criado em 27 de julho de 2020 e lançado oficialmente no dia 15 de junho de 2021, o selo editorial Saberes e Letras tem como foco o lançamento de obras ligadas à cultura, à educação e ao entretenimento em geral, sempre buscando conteúdo de qualidade que promova o crescimento intelectual de seu público. Seu ícone é uma coruja, símbolo do conhecimento, e a marca faz parte do grupo Paulinas Editora, empresa com 90 anos de presença no Brasil e 106 anos no mundo.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar