Impacto trabalho que a TCFF está realizando no Brasil
setembro 02, 2022
Instituição realiza entrega diária de 1700 marmitas em parceria com Solano Trindade e Mãos de Maria
Existe uma crise alimentar global e uma crescente pobreza devido a fatores sociais que se expandiram durante a pandemia . A desflorestação da Amazônia está em seu auge, prejudicando as comunidades locais que se encontram na linha da frente. A violência contra mulheres e meninas é generalizada e só cresce.
Estes fatos já se prolongaram por tempo demais. A Covid-19 ressaltou a insegurança alimentar e a violência contra as mulheres em todo o mundo. Entretanto, o ritmo da desflorestação Amazônica está afetando a sua capacidade de absorver carbono e o lento aquecimento do clima.
O TCFF entregou 1,5 milhões de refeições em ambos os países nos últimos dois anos, Brasil e Reino Unido, proporcionando apoio prático e tranquilidade a famílias que de outra forma passariam fome. Oferece apoio holístico às mulheres e crianças que sofreram violência doméstica no Brasil e continuam a reconstruir as suas vidas, e está atualmente desenvolvendo um apoio semelhante no Reino Unido. Está também com uma proposta para plantar dois milhões de árvores até Março de 2024 como parte de projetos que apoiam as famílias locais a ficarem de pé.
Além destes números expressivos, a TCFF também está realizando uma pesquisa de quais outros impactos e transformações estamos perpetuando com os nossos trabalhos em campo. Praticamente todas as crianças que escutamos trouxeram a melhora na alimentação e repertório alimentar após o início das refeições com o alimento oferecido pela TCFF. Fizeram muitas comparações sobre a alimentação que recebem na escola com a da TCFF, e a preferem por algumas razões: tempero, temperatura, quantidade oferecida, diversidade, acolhimento e cuidados da equipe da cozinha, preocupação se gostam do alimento ou não.
Na operação Brasil, temos um total de 213.274 refeições entregues desde Dez. 2021, com uma operação de 1.700 marmitas diárias sendo entregues às crianças e famílias que mais precisam, com o apoio de Mãos de Maria, Solano Trindade e Instituto Capim Santo. Dentro desta operação podemos considerar refeições nutritivas e balanceadas, com o acompanhamento de nutricionistas e profissionais que querem garantir as melhores forças nutricionais para o desenvolvimento próspero destas unidades familiares.
Além destas percepções, outros comprovantes do impacto que as nossas atividades vem proporcionando, ouvimos dos próprios beneficiários sobre o que acham de nossas refeições e recebemos relatos como: "Me sinto importante, porque tem alguém que me vê e me ajuda e ainda ajuda toda minha comunidade"; "Me sinto muito feliz de ter essa oportunidade desse alimento pra mim e minha família. Tenho visto muita gente pegando comida do lixo e é muito dolorido"'; ou "Muito gratificante! E também posso diminuir o consumo de gás. E dá para sentir no tempero que a alimentação é saudável e dá pra ver que tem qualidade no preparo."
Além disso, conseguimos levantar dados importantes como 100% das famílias responderam que tiveram seu convívio impactado pelo acesso às refeições, assim como relatos impactantes sobre as mudanças de hábitos familiares, em relação a contato com novos ingredientes que podem ser levados à mesa dessas famílias, assim como garantia de uma paz de espírito dos pais para com a alimentação de seus filhos
"As crianças ficaram menos doentes ultimamente. Comemos 2 ou 3 vezes por dia. Tem mais fartura. Vejo elas mais felizes e satisfeitas. O que mais gosto da marmita é o tempero e porque não tem muita gordura. Antes comiam pouco, agora se sentem saciados e satisfeitos, e às vezes querem até mais! Muito bom ver isso. Sinto que o conhecimento deles sobre alimentos aumentou muito, agora quando vem algo diferente, querem provar. Meus filhos não sabiam o que era abobrinha, por exemplo. Antes não comiam, agora me pedem mandioquinha, batata doce, abobrinha. Ficam felizes quando vem salada. O meu mais novo, e muito esperto disse que a salada crua não podemos temperar, temos que comer assim como vem. Não gostam nem de colocar tempero.
Antes, eu comprava muita mistura, mas está muito caro, e passei a comprar mais legumes e pensar no café da manhã deles. Percebi que as unhas deles cresceram mais, e até a cor deles também mudou. E eu mesma, sinto que depois de ter acesso a marmita, passei a não ter dores no estômago. Eu tinha muitas dores e melhorou muito."
The Caring Family Foundation chega ao Brasil
"Fundação comprometida em apoiar famílias em situação de vulnerabilidade para trabalhar os seus principais pilares: combater a fome, apoiar e proteger as mulheres vítimas da violência e proteger o meio ambiente".
A The Caring Family Foundation, fundada em 2020, é uma organização familiar britânica, liderada por seus fundadores Richard e Patricia Caring. A TCFF trabalha para ajudar a enfrentar a crescente pobreza alimentar e suas consequências, assim como a desnutrição infantil, violência doméstica e a degradação ambiental. Proporcionar a próxima refeição foi o primeiro grande desafio desta instituição, que garantiu mais de um milhão de refeições para crianças no Reino Unido através do projeto Food from the Heart.
Em pouco mais de dois anos de existência, a The Caring Family Foundation produziu e distribuiu mais de 1,4 milhões de refeições no Reino Unido e no Brasil, apoiou mais de 1460 mulheres e crianças fugindo da violência doméstica, além de fornecer mais de 6.000 serviços de apoio em parceria com a Bem Querer Mulher. Na área de sustentabilidade, construiu 6 viveiros botânicos em parceria com o CIR em Roraima e plantou 200.000 árvores na Floresta Amazônica.
Até o final deste ano no Brasil, a fundação está a caminho de plantar 1 milhão de árvores nas florestas tropicais brasileiras (reflorestando 600 hectares de floresta tropical, o equivalente a 4 vezes o Parque do Ibirapuera), distribuir mais de 350.000 refeições às famílias em situações vulneráveis e apoiar 1.000 mulheres e crianças vítimas de violência doméstica através de apoio psicológico, social e jurídico. A TCFF está empenhada em plantar mais 1 milhão de árvores até 2024, o que também contribui para proteger a subsistência das comunidades locais, fazendo da TCFF a maior doadora de reflorestamento do Reino Unido para a Floresta Amazônica.
Patricia Caring, uma mulher brasileira consciente do agravamento da crise social em seu país natal, trouxe a operação de refeições da TCFF para São Paulo em dezembro de 2021, distribuindo nada menos que 50.000 refeições em parceria com ONGs nacionais, como o Instituto Capim Santo. Agora a fundação avança com um plano estruturado, sustentável e de alto impacto sócio-econômico. Para executar este desafio de apoiar milhares de lares no Brasil que sofrem com a fome, Patricia convidou Lu Rodrigues, fundadora da Lu Make Up e Embaixadora do Programa Bem Querer Mulher, para assumir o cargo de membro estratégico do conselho da The Caring Family Foundation no Brasil, levando a organização a novos patamares.
As centenas de milhares de refeições estão sendo preparadas nas cozinhas comunitárias com a supervisão do Instituto Capim Santo, projeto Mãos de Maria e Agência Solano Trindade, garantindo a criação de uma rede de apoio liderada por mulheres que acreditam na gastronomia como uma ferramenta para a transformação social sustentável. "Como mãe de quatro filhos, acredito que é importante fazer tudo que está ao meu alcance para lutar contra estatísticas devastadoras da fome infantil" diz Patricia Caring, co-fundadora da TCFF. Até setembro de 2022, a TCFF pretende formar 20 mulheres vítimas de relações abusivas, apoiadas pela ONG Bem-Querer Mulher (BMQ) em questões legais, emocionais e sociais, com cursos de culinária profissional ministrados pelo Instituto Capim Santo, da Chef Morena Leite, até o primeiro semestre de 2022. E, até o segundo semestre, pretende alcançar mais de mil mulheres com cursos on-line para enriquecer suas habilidades. Estas mulheres serão capacitadas em gastronomia e empreendedorismo sustentável, como forma de sinalizar um novo horizonte de autonomia e liberdade para suas famílias, longe dos abusadores.
SOBRE A FUNDAÇÃO
A The Caring Family Foundation (TCFF) é uma instituição sediada no Reino Unido fundada por Patricia & Richard Caring para apoiar crianças e suas famílias em situações de insegurança alimentar, mulheres vítimas de violência doméstica, a floresta amazônica e suas populações locais e organizações que trabalham para combater crises globais. Depois de distribuir mais de um milhão de refeições às crianças na Inglaterra, a fundação está planejando ações de grande impacto no Brasil, como a distribuição de 350.000 refeições e o plantio de um milhão de árvores na floresta tropical até o final de 2022.
Patricia Caring
Experiência empresarial na gestão de um negócio no segmento de luxo, rodeado de detalhes e sofisticação combinados com empreendedorismo social que já transformou milhões de vidas e famílias no Reino Unido. Esta é a brasileira Patricia Caring que trouxe para sua terra natal a The Caring Family Foundation.
Patricia Caring é vice-presidente executiva dos Birley Clubs, uma rede de Clubes Privados de membros no Reino Unido, fundada por seu marido, Richard Caring. Os clubes são baseados em detalhes, sofisticação e elegância, e formam uma das mais poderosas redes de relacionamento do planeta. Mãe e pessoa sensível aos problemas sociais agravados pela pandemia de Covid 19, Patrícia começou então a dedicar suas experiências a causas que se tornaram um propósito de vida. A empresária é uma defensora determinada para proteger as crianças do espectro da insegurança alimentar.
Outra preocupação desta empresária é a questão da violência doméstica. Ela é apaixonada por empoderar mulheres e dar-lhes as ferramentas necessárias para tomarem decisões informadas sobre seu futuro, e oportunidades de emprego para quebrar o ciclo de abuso para sempre.
Patricia Caring também voltou sua atenção para o maior patrimônio de seu país natal, o Brasil: a floresta amazônica. Esta imensa reserva de recursos, essencial para a manutenção da vida na Terra, está sendo devastada ano após ano. Estas questões levaram Patricia a criar a The Caring Family Foundation, que acaba de pousar em solo brasileiro, após uma história de sucesso e transformação na Inglaterra.
Lu Rodrigues
Lu Rodrigues, fundadora de Lu Make Up, estúdio de micropigmentação, e Natural Pigmento, marca de pigmentos e produtos para artistas de micropigmentação, une-se a Patricia Caring através de seus propósitos de humanizar os laços existentes na sociedade e criar um mundo mais próspero, cuidando para que todas as vidas no planeta sejam protegidas e nutridas.
Há mais de 20 anos neste mercado, a principal motivação da empresária é promover a auto-estima e capacitar as pessoas. "Meu maior sonho é transformar a vida das pessoas de uma forma tangível". Afirma Luciana Rodrigues .
Hoje ela ocupa a Presidência do Conselho Nacional de Dermopigmentação do Sindicato Pró-Beleza, é curadora do setor de micropigmentação da Feira da Beleza; embaixadora do Programa Bem Querer Mulher e membro do conselho estratégico da The Caring Family Foundation no Brasil, liderando o projeto para alcançar novas etapas quando se trata de valorizar e desenvolver vidas na Terra para um mundo mais justo e mais humanizado.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar