Em parceria com o Museu do Ipiranga, Sesc Ipiranga promove ações no Parque da Independência e no Jardim Francês
setembro 09, 2022
A partir de 10 de setembro, o Museu do Ipiranga em Festa retorna após 2 anos com diversas ações programáticas
Foto: Guilherme de Sousa
Com a reinauguração do Novo Museu do Ipiranga, o Sesc Ipiranga retoma com o Museu do Ipiranga em Festa a partir do dia 10 de setembro, onde parte de sua programação é oferecida em diálogo com o museu, contando com ações, inclusive, dentro das dependências do Jardim Francês e do Parque da Independência. Somente no mês de setembro, serão 7 ações entre intervenções artísticas, performances e espetáculos.
Começando, nos dias 10 e 11, sábado e domingo às 11h na Convivência do Sesc Ipiranga, o Taturana Grupo apresenta a intervenção Maletas da Independência, em que, percorrendo quatro textos curtos e bem-humorados, se revelam e reverberam outras histórias sobre o ato de independência que é sempre tão emblemático em nossa sociedade.
Mais tarde, às 16h, utilizando-se de elementos musicais e da cultura popular, uma trupe de artistas reconstitui de forma lúdica e divertida os dias que antecederam a Proclamação da Independência do Brasil, quando notícias vindas de Portugal diziam que o Brasil seria invadido e Dom Pedro seria levado à força para a Europa, a princesa Leopoldina então, reúne o Conselho de Ministros e declara a independência. Dias de Independência se repete nos dias 10,11, 17 e 18, no mesmo local e horário.
Nos dias 17 e 18, ocorrem outras duas intervenções no Jardim do Museu do Ipiranga: Modernistas e Outras Vozes e A Babá Quer Passear, ambas a partir das 14h. Em Modernistas e Outras Vozes, o Grupo XIX de Teatro dá vida a personagens e figuras icônicas do final do século XIX e início do século XX que, circulando pelo Jardim do Museu, revelam lembranças e maneiras de ser e estar no mundo, propondo a reflexão de como a busca por liberdade e identidade continuam urgentes ainda no século XXI.
Já em a Babá Quer Passear, Ana Flávia Cavalcanti provoca o debate sobre a invisibilidade dos trabalhadores domésticos no Brasil, que em sua maioria são mulheres e homens de corpos negros. Vestida de branco, fazendo alusão aos uniformes das babás, a performer fica dentro de um carrinho de bebê à disposição dos transeuntes para um passeio e uma conversa, ntambém no Jardim.
Ainda nos dias 17 e 18, às 18h, o Quintal do Sesc Ipiranga recebe De Tempo Somos, Um Sarau do Grupo Galpão, reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo celebra o encontro da música com o teatro, que se tornou marca registrada do grupo mineiro em seus quase 40 anos de história.
Encerrando o mês, nos dias 24 e 25 de setembro, o Sesc Ipiranga exibirá mais duas intervenções nas dependências do parque: Algum Desses é Seu Parente? e Cortejo e Auto do Bumba Meu Boi. Criada pelo Coletivo Estopô Balaio, grupo majoritariamente composto por artistas periféricos e indígenas, Algum Desses é Seu Parente? traz um cortejo musical em que os atores se vestem com estandartes com fotos de seus parentes indígenas cantando músicas que tratam a presença indígena na cidade, e abordam o público, buscando encontrar as memórias deste território
E o Cortejo e Auto do Bumba Meu Boi é a trajetória encenada, cantada, com força, ironia e malícia de personagens e seres encantados muito presentes na identidade cultural do país, o boi-bumbá. Conhecida por todo o país, a brincadeira é apresentada pelo Grupo Cupuaçu que faz, há quase quarenta anos, a Festa do Boi no Morro do Querosene. O auto contará também com a presença de Ribinha de Maracanã, compositor e cantador de toadas do grupo Boi de Maracanã em São Luís do Maranhão.
Por fim, o documentário Territórios de Resistência - Florestanias, Sertanias e Ribeirias — fruto de uma parceria entre o Sesc São Paulo, através do Sesc Ipiranga, do Museu do Ipiranga e da Universidade de São Paulo (USP) —, obra que parte do registro da última atividade realizada durante a Ocupação Museu do Ipiranga, em 2019 e que evidencia o contínuo processo de exploração dos territórios e as violências incessantes para estabelecer um controle hegemônico que desconsidera os modos de existência, os direitos e saberes de seus habitantes, e discute o papel ativo dos espaços físico e simbólico do museu na construção de narrativas e memórias e nos processos de resistência, está disponível sob demanda em sesctv.org.br/territorios e na plataforma do Sesc Digital em sesc.digital/colecao/territorios-de-resistencia-colecao.
Serviço
Convivência do Sesc Ipiranga | Maletas da Independência
Com Taturana Grupo
Dias 10 e 11/09, sábado e domingo às 11h.
Classificação: Livre.
Duração: 70 minutos. (8 a 10 min cada intervenção)
Gratuito. Não é necessário a retirada de ingressos.
Convivência do Sesc Ipiranga | Dias de Independência
De 10 a 18/09, sábados e domingos, às 16h.
Classificação: Livre.
Duração: 30 minutos.
Gratuito. Não é necessário a retirada de ingressos.
Jardim Francês - Museu do Ipiranga | Modernistas e Outras Vozes
Com Grupo XIX de Teatro e artistas convidados
Dias 17 e 18/09, sábado e domingo, às 14h, 15h10 e 16h30.
Classificação: Livre.
Duração:40 minutos.
Gratuito. Não é necessário a retirada de ingressos.
Jardim Francês - Museu do Ipiranga | A Babá Quer Passear
Com Ana Flávia Cavalcanti
Dias 17 e 18/09, sábado e domingo, das 14h às 17h.
Classificação: Livre.
Duração:180 minutos.
Gratuito. Não é necessário a retirada de ingressos.
Quintal do Sesc Ipiranga | De Tempo Somos
Com Grupo Galpão (MG)
Dias 17 e 18/09, sábado e domingo, às 18h.
Classificação: Livre.
Duração:70 minutos.
Gratuito. Não é necessário a retirada de ingressos.
Francê Jardim Francês - Museu do Ipiranga | Algum Desses é Seu Parente?
Com Coletivo Estopô Balaio
Dias 24 e 25/09, sábado e domingo, às 14h, 15h e 16h.
Classificação: Livre.
Duração: 40 minutos.
Gratuito. Não é necessário a retirada de ingressos.
Praça Cívica do Parque da Independência | Cortejo e Auto do Bumba Meu Boi
Grupo Cupuaçu convida Ribinha de Maracanã
Dias 24 e 25/09, sábado e domingo, às 17h.
Classificação: Livre.
Duração: de 90 a 120 minutos.
Gratuito. Não é necessário a retirada de ingressos.
Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga - São Paulo SP | (11) 3340-2000
*Recomendamos o uso de máscara. O uso de máscaras permanece obrigatório nos espaços de atendimento odontológico, ambulatórios e locais de exames dermatológicos.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar