CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL RECEBE MOSTRA DE CINEMA NORUEGUÊS NO RIO DE JANEIRO, BRASÍLIA E SÃO PAULO
setembro 07, 2022
Realizada em parceria com a Embaixada Real da Noruega em Brasília e o Real Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro, com apoio do Instituto Norueguês de Cinema, a terceira edição do evento apresentará, entre os meses de setembro e novembro, longas, curtas, filmes de ficção e documentários noruegueses contemporâneos
De 15 de setembro a 9 de outubro no CCBB do Rio de Janeiro
Entre os dias 15 de setembro e 11 de novembro de 2022, as unidades do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro, em Brasília e em São Paulo vão sediar a terceira edição da Mostra de Cinema Norueguês. Fruto de uma parceria entre os CCBBs, a Embaixada Real da Noruega em Brasília e o Real Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro, o evento apresentará um total de 26 filmes noruegueses contemporâneos, entre longas e curtas-metragens, filmes de ficção e documentários, em sessões gratuitas nas três cidades. Alguns deles serão exibidos pela primeira vez no Brasil.
A Mostra conta com o apoio do Instituto Norueguês de Cinema (Norsk Filminstitutt), agência governamental responsável por incentivar a produção nacional dessa arte na Noruega. A indústria cinematográfica norueguesa tem crescido consideravelmente, e os filmes noruegueses, assim como seus diretores e produtores, têm ganhado reconhecimento e visibilidade no cenário internacional. Apesar disso, no Brasil, a divulgação do cinema norueguês ainda está em fase de crescimento.
Com esse projeto, a Embaixada da Noruega e o Consulado Geral da Noruega pretendem oferecer ao público brasileiro a oportunidade de conhecer a diversidade da indústria cinematográfica do seu país, de modo a promover sua aproximação com a cultura, os valores e o estilo de vida noruegueses. “A apresentação da Noruega por meio da cultura e do cinema é uma excelente oportunidade para estreitar e fortalecer ainda mais nossas relações com o Brasil e promover o interesse pelo nosso país”, explica Mai Tonheim, Chargée d’Affaires a.i. da Noruega no Rio de Janeiro.
Tonheim ressalta que a terceira edição da mostra inclui temáticas importantes para a Noruega, como questões humanitárias, oceanos, sustentabilidade e diversidade cultural. “A exibição única da biografia do explorador Amundsen é algo que preparamos desde a chegada ao Rio de Janeiro da expedição norueguesa One Ocean, na esteira da Década dos Oceanos das Nações Unidas. Esperamos que a mostra reúna pessoas de forma descontraída e enriquecedora, e que seja uma forma de reforçarmos valores noruegueses como democracia, igualdade e confiança”, completa.
Além de Amundsen, o público brasileiro poderá assistir ainda ao premiado documentário A Travessia, sobre a perigosa jornada de um grupo de sírios em fuga da guerra e da perseguição no seu país – ambos os filmes terão exibição única nas três cidades que irão receber a mostra. Outros destaques são Rumo a Oeste, A Escolha do Rei e O que as pessoas vão dizer?, que apresentam comoventes histórias de superação, coragem e amor em diferentes contextos.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar