Café Filosófico CPFL: Alexandre Saes aborda o tema “3x22: desigualdade brasileira em três tempos” na quinta-feira, 15
setembro 11, 2022
O professor de história econômica da USP percorre a história do brasil no contexto das comemorações do bicentenário da independência; ao vivo, a gravação do programa pode ser acompanhada no estúdio ou pelo Youtube
Nesta quinta-feira (15/9), às 19 horas, o Café Filosófico CPFL ao vivo recebe o professor da USP, Alexandre Macchione Saes para um encontro sobre o tema: “3x22: desigualdade brasileira em três tempos”. O programa é o segundo encontro da série que encerra a parceria com o projeto Projeto 3x22, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (BBM-USP), da qual Alexandre é curador.
Neste programa o professor de história econômica da USP percorre a história do Brasil no contexto das comemorações do bicentenário da independência, abordando como o caráter da inserção do país na economia mundial tem sido um determinante fundamental na perpetuação da desigualdade brasileira.
“Ainda que suas causas possam ser atribuídas ao passado colonial, a desigualdade brasileira foi também resultado de sucessivos projetos nacionais que não conseguiram reverter as estruturas econômicas e sociais que permitiram sua conservação”, explica.
A série 3x22: balanços e perspectivas pretende indicar como a construção de um novo horizonte de expectativa deve, necessariamente, enfrentar as incompletudes da atual formação social. “Este último módulo, depois de oferecer a reflexão sobre os legados da independência do brasil e da semana de arte moderna, debate duas temáticas centrais para a construção dos projetos de futuro do brasil: a defesa da diversidade racial e o combate à desigualdade econômica e social”, explica Saes.
O projeto, que confronta as temporalidades 1822-1922-2022 contou com programas realizados nos anos de 2019, 2021 e, agora, em 2022, resultando em cinco edições com cinco palestrantes abordando a temática.
As gravações do programa acontecem às quintas-feiras, 19 horas, no Instituto CPFL, em Campinas e podem ser acompanhadas presencialmente pelo público com entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18 horas.
Serviço
Café Filosófico CPFL ao vivo com Alexandre Saes, professor
Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar