Após show histórico com Gaby Amarantos em SP, Festivais da Amazônia 2022 terão espetáculos hoje em 6 capitais
setembro 04, 2022
Maior evento da história da Amazônia tem centenas de atividades e shows gratuitos em Manaus, Belém, São Luís, Macapá, Rio e BH
A paraense Gaby Amarantos balançou São Paulo durante a abertura dos Festivais Dia da Amazônia 2022, mobilização idealizada para celebrar a data e reforçar a importância do bioma e de sua proteção para todo o país. Segundo a produção do espetáculo, pelo menos oito mil pessoas estiveram no Tendal da Lapa, neste sábado (04/09), para assistir aos shows de Gaby e os demais artistas e grupos, como Anelis Assumpção, Djuena Tikuna e Suraras do Tapajós.
“A Amazônia é muito importante não só para a gente que é nortista, para a população do país, do mundo inteiro”, disse Gaby. “A Amazônia é uma causa, uma questão é que do mundo inteiro. Então, essa mobilização aqui hoje, através da alegria, da arte, dos shows e para a gente respirar um pouquinho e entender que a gente respira por causa da nossa Mãe Amazônia”, completou a artista. ,
E neste domingo de manhã as atividades dos Festivais Dia da Amazônia 2022 já estão começando com eventos e shows gratuitos em seis capitais (programação abaixo). Em São Luís, pelo menos duas mil pessoas já chegaram ao Parque Estadual do Rangedor para participar da festa em celebração ao bioma. A mobilização seguirá até o fim do dia. ,
No Rock in Rio, a Amazônia foi lembrada no show do Alok, na tarde de sábado. O DJ produziu um disco com povos indígenas e aproveitou sua apresentação para dar destaque no telão à campanha “Amazônia de Pé”. Sexta-feira, os metaleiros franceses do Gojira também se manifestaram em defesa da floresta amazônica durante seu show no festival.
Em Belém, também marcando o início dos festivais, está acontecendo a 5ª edição do Festival de Cinema das Periferias e Comunidades Tradicionais da Amazônia, uma realização da Negritar Filmes e Produções. Vai até esta segunda-feira, 5, com exibição do filme “Pureza (2019)”, estrelado pela atriz e madrinha do Telas em Movimento, Dira Paes. Sábado, o destaque foi para a premiação das 10 comunidades alcançadas pelas atividades de formação do projeto de democratização do acesso ao cinema nas periferias e comunidades tradicionais. Reuniu 3.500 pessoas para a mostra de filmes, shows musicais, exposições fotográficas, oficina de reciclagem e intervenções artísticas. ““Foi muito real e imaginário. Parece que a gente estava vivendo um sonho e, quando despertava, acontecia um estalo e era real. Essa foi a experiência com o Festival do Telas em Movimento”, afirmou Adelia Luizz, cineasta trans da região do Xingu.
Festivais Dia da Amazônia 2022
Os Festivais Dia da Amazônia 2022 são o maior evento cultural da história do país em homenagem à nossa maior riqueza natural, com mais de 90 artistas em shows gratuitos em oito cidades. Dezenas de organizações e movimentos se juntaram na produção deste mega evento nacional, com cerca de 500 ações em todas as regiões do Brasil. Os palcos dos Festivais vão agitar mais seis cidades neste domingo - Manaus, Belém, São Luís, Macapá, Rio de Janeiro e Belo Horizonte - e o encerramento será no dia 10 em Santarém, no Pará.
O objetivo das dezenas de organizações socioambientais e culturais responsáveis pelas ações é reforçar a necessidade de proteger o bioma amazônico contra a degradação crescente provocada por queimadas, desmatamento, garimpo ilegal e outros crimes que têm elevado os índices de violência na região.
Entre os artistas e grupos que vão se apresentar de graça neste domingo estão Geraldo Azevedo, BaianaSystem, Bruxos do Norte, MC Rapadura, Sabrina Zahar e Swing Safado.
A produção do evento inclui as seguintes organizações e iniciativas: Reocupa, Namaloca, Psica, Negritar, Gira Mundo, Condô Cultural, NOSSAS, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Uma Concertação pela Amazônia, Ja.Ca, Murerú Produções, Tapajós de fato, Na Cuia, Suraras do Tapajós, Projeto Saúde e Alegria, Movimentos pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), Negritar, Conselho Indígena Tupinambá (CITupi), Movimento Tapajós Vivo (MTV), Terra de Direitos, Maré Cheia, Engajamundo, Mapinguari, LabExperimental, Megafone Ativismo e Utopia Negra.
Os produtores contaram com o apoio de outras dezenas de instituições, artistas, ativistas, fazedores de cultura, figuras públicas, adultos e crianças para a mobilização em todo o país.
“A Amazônia é guardiã de formas de vida, de conhecimento, evidência maior de nossa interdependência com a natureza. Portanto, comemorar o dia 5 de setembro coloca-nos em um lugar de compromisso e visões compartilhadas, ainda que tenhamos diferenças, onde juntos podemos dividir sonhos, difundir conhecimento e inspirar mais pessoas com seus saberes. Essa mobilização será anual a partir de agora, para que nunca mais o Dia da Amazônia deixe de ser celebrado pela sociedade brasileira”, afirmaram em conjunto as organizações que lideram a mobilização.
Veja a programação completa para este domingo, 4 de setembro:
Palco infantil: Farra de Brinquedos; Mundo Aflora; Dauá
Palco Slam: Slam Laje com MC Martina
Palco principal: Silvan Galvão e Carimbloco (cortejo); Samba que elas querem; Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro; Geraldo Azevedo; Metá Metá; Edgar; Nic Dias; BK’
VJ Carol Santana; DJ Gust; MC Kaoma
Feira Junta Local
Exposição Nakoada
Local: Jardins do Museu de Arte Moderna (MAM), Aterro do Flamengo
Local: Palco Amazônia Serra do Curral (Parque Municipal Américo Renné Giannetti - Av. Afonso Pena 1377 - Centro)
Horário: 14h às 20h
DIA 10 DE SETEMBRO - SÁBADO
Santarém
Nome: Festival Maní(Festar)
Organização: O Festival Maní(Festar) é feito coletivamente pelas organizações: NOSSAS, Murerú Produções, Tapajós de fato, Na Cuia, Suraras do Tapajós, Projeto Saúde e Alegria, Movimentos pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), Negritar, Conselho Indígena Tupinambá (CITupi), Movimento Tapajós Vivo (MTV), Terra de Direitos, Maré Cheia e Engajamundo
Show coletivo de Trap de Santarém: Gp Rataria, Kovac, Kaus Mc, Prime, Iank Miller, Monaliza, Alternativos
Show Especial Vozes da Amazônia com: Chico Malta, Hermes Caldeira, Osmarino, Paulinho Barreto (coletivo de carimbó) / Adrya Goes, Vitória Gatto e Cristina Caetano (mulheres do Tapajós) / Rawi, El Puxirum e Priscila Castro (nova geração) / Nato Aguiar, Silvan Galvão e Nilson Chaves;
Suraras do Tapajós convida Thaline Karajá e Maria Gadú
Local: Praça Praça de Eventos Dr Anísio Chaves 39-169 - Aeroporto Velho
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar