A importância de entender a síndrome de Ramsey-Hunt de Justin Bieber na perspectiva neurológica: qual a relação com o estresse e o estilo de vida?
setembro 07, 2022
Especialista explica que o estresse é um dos fatores que vem mudando o perfil daqueles afetados pela infecção e fazendo a doença aparecer cada vez mais cedo.
A Time for Fun, empresa responsável pela organização e venda de ingressos para os shows de Justin Bieber no Brasil, anunciou que as apresentações do cantor que aconteceriam nos dias 14 e 15 de setembro em São Paulo (SP) estão suspensas.
Em nota o cantor explica que precisa cuidar da saúde. Embora Bieber esteja se recuperando, o episódio preocupou muitos em todo o mundo. Justin Bieber deixou os fãs apreensivos no Brasil, já que era a grande atração do último dia do primeiro fim de semana do Rock In Rio.
Consultamos o especialista Dr. Alexandre Lucidi (@alucidi) - médico geneticista, atua em Neurogenética e Neurologia tem Residência Médica em Genética Médica pelo Instituto Nacional Fernandes Figueira, Fiocruz (IFF/Fiocruz), e é integrante da equipe de Neurologistas do Hospital Copa D’Or/ Rede D’Or São Luiz, ele explica que no início de junho deste ano, o músico Justin Bieber, infelizmente, trouxe a síndrome de Ramsay-Hunt para a frente da mídia ao compartilhar um vídeo de sua paralisia facial por ter acabado ficando com a doença.
A síndrome de Ramsay Hunt consiste na paralisia facial do VII par craniano e lesões por herpes na cabeça e área do pescoço. Todos os nervos que são comunicados ao nervo facial podem ser envolvidos, por exemplo o V, VIII, IX e os nervos cervicais de C2, C3 e C4. A perda auditiva, o zumbido e a vertigem geralmente acompanham a paralisia facial. A síndrome é causada pela reativação do vírus da varicela-zoster e a incidência calculada através de estudos retrospectivos varia de 4 a 12% entre todas as paralisias.
O que é a síndrome de Ramsay-Hunt?
A síndrome de Ramsay-Hunt é uma infecção viral caracterizada por paralisia facial e uma erupção cutânea dolorosa no ouvido do lado afetado. É causada pelo vírus varicela-zoster (VZV), que causa herpes zoster e varicela. Uma vez que alguém teve varicela, esse vírus pode ficar latente no sistema nervoso e pode ressurgir como herpes zoster quando a imunidade está comprometida.
Qual é a causa da síndrome de Ramsay-Hunt, o estresse contribui?
A causa da síndrome de Ramsay-Hunt é a reativação do vírus latente e acometimento de nervos específicos. Doenças que colaborem para a imunodepressão, podem favorecer o aparecimento da síndrome. No entanto, o estresse físico e emocional, quando intensos, podem desempenhar um papel importante neste gatilho.
A síndrome de Ramsay-Hunt é tratável?
A síndrome de Ramsay-Hunt é tratável, com medicações como corticóides orais e antivirais orais (estes últimos questionados em estudos pela falta de dados prospectivos). A maior parte dos pacientes se recupera em três a quatro meses. Esses medicamentos podem não ter muito efeito sobre a condição se iniciados tardiamente. Bieber também realizou exercícios faciais (fisioterapia), que podem colaborar na recuperação da paralisia facial.
A síndrome de Ramsay-Hunt pode ser prevenida?
A prevenção da síndrome de Ramsay-Hunt e do herpes zoster é principalmente através da obtenção da vacina VZV para aqueles que não tiveram catapora. Para o resto de vocês, mantenham sua imunidade forte. Continuem com bons hábitos de alimentação, sono e exercícios para prevenir doenças e pensem em práticas para a diminuição do estresse.
O que você deve fazer caso sentir os efeitos colaterais da síndrome de Ramsay-Hunt?
Eu recomendo ir imediatamente para emergência se você desenvolver fraqueza facial unilateral, formigamento ou dormência. Condições como a paralisia de Bell e a síndrome de Ramsay-Hunt só são consideradas quando um médico treinado te examinar e afastar diagnósticos diferenciais como processos vasculares, por exemplo.
O sumário
A síndrome de Ramsay-Hunt é caracterizada por uma erupção cutânea dolorosa e paralisia facial. É causada pelo VZV e ocorre em quem já teve catapora. O VZV ressurge devido a uma diminuição da imunidade, que pode ocorrer por várias condições médicas relacionadas à diminuição da imunidade. O tratamento se concentra na ingestão precoce de esteróides e medicamentos antivirais. Por fim, visite o pronto-socorro mais próximo se desenvolver dormência facial unilateral, formigamento ou fraqueza para garantir que uma condição médica mais perigosa não esteja ocorrendo.
Dr. Alexandre Lucidi (@alucidi) - médico geneticista, atuante em Neurogenética e Neuroimunologia.
Com atuação em Neurogenética e Neuroimunologia, é graduado em Medicina pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), tem Residência Médica em Genética Médica pelo Instituto Nacional da Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira, Fiocruz (IFF/Fiocruz) e Especialização em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É mestrando do Programa de Pós Graduação em Neurologia da UNIRIO/HUGG e participa de estudos fase 3 na mesma instituição. É integrante da equipe de Neurologistas do Hospital Copa D’Or/ Rede D’Or São Luiz e voluntário em ações de conscientização sobre a esclerose múltipla na Associação de Pacientes do Estado do Rio de Janeiro.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar