Vicente Barreto anuncia Paleolírico com o single Roda de Capoeira
agosto 28, 2022
Faixa é parceria com Paulo César Pinheiro e chega às plataformas de áudio em 2 de setembro, sexta-feira
.
Álbum tem participações de Zeca Baleiro, Maria Beraldo, Alessandra Leão, Ricardo Herz, Rafa Barreto, Rodrigo Caçapa, entre outros, e estará disponível a partir de 23 de setembro em formato digital e CD. A direção geral e artística é de Manu Maltez
São Paulo, agosto de 2022 – Vicente Barreto tem uma longa trajetória como compositor de música popular. Tem parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Vinicius de Moraes, Tom Zé, Alceu Valença e Paulo César Pinheiro. Esse último, parceiro frequente, está presente na faixa “Roda de Capoeira”, escolhida como single para anunciar o lançamento do álbum “Paleolírico” pelo Selo Sesc, o décimo segundo da carreira de Vicente.
A canção é a única do álbum que tem gravações prévias. As demais, outras 10, são inéditas e incluem uma homenagem a Niède Guidon – arqueóloga franco-brasileira conhecida mundialmente por sua luta pela preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí – e um poema de Miró da Muribeca – escritor e poeta pernambucano falecido no último mês de julho – inserido em uma das faixas.
Com lançamento no dia 23 de setembro,em formato digital e CD, o álbum “Paleolírico” acompanha uma investigação arqueológica das memórias musicais mais antigas do compositor, nascido em Salgadália, distrito de Conceição do Coité, no interior da Bahia, mas criado na cidade de Serrinha.
“Nesse caminho de retorno às paisagens da infância, me deparei com a ideia de um instrumento que existe no Nordeste, chamado sanfona de oito baixos, ou sanfona Pé de Bode. Essa sonoridade, que eu ouvia desde criança, é parte de uma atmosfera presente nas minhas lembranças mais antigas, relacionadas à música e aos cantadores, e foi a partir dela que eu comecei a compor esse disco. A sanfona Pé de Bode foi o mote e o esqueleto desse novo álbum. E eu trago a dinâmica dessa sanfona para o meu violão”, explica Vicente.
Curiosamente, na empreitada de busca pelas origens sonoras, Vicente aponta para o futuro, ao aliar-se a uma nova geração de parceiros, como seu filho Rafa Barreto, além de Maria Beraldo, Alessandra Leão, Rodrigo Caçapa, Ricardo Herz, Zeca Baleiro, entre outros, e o multiartista Manu Maltez, também responsável pela direção artística do CD e projeto gráfico.
Para Maltez, o termo ‘Paleolírico’ “remete ao período de maior duração na história, ou pré-história, da espécie humana. Época em que éramos apenas caçadores e coletores. Eu diria que foi a época mais feliz da humanidade, quando ainda não havia agricultura, que foi o início da história da escravidão. É como uma busca por um paraíso perdido, ou pela infância da humanidade. Acho que todo mundo tem um pouco dessa busca dentro de si”.
Disponível a partir do dia 2 de setembro nas principais plataformas de áudio e gratuitamente no Sesc Digital, o single “Roda de Capoeira” conta com Vicente Barreto no violão e voz; Maurício Badé nos atabaques, xequerê, prato, faca e berimbau; Caê Rolfsen nos caxixis, surdo, agogôs e arranjo de cordas; Ricardo Herz nos violinos e rabeca; e Rafael Cesário no violoncelo.
...
FICHA TÉCNICA
Roda de Capoeira – 4’25”
Vicente Barreto e Paulo César Pinheiro autores
Vicente Barreto violão e voz
Maurício Badé atabaques, xequerê, prato e faca e berimbau
Caê Rolfsen caxixis, surdo e agogôs
Ricardo Herz violinos e rabeca
Rafael Cesário violoncelo
Caê Rolfsen arranjo de cordas
Álbum gravado na Ori Music Lab, entre outubro de 2021 e janeiro de 2022, por Rodrigo Funai Costa, Caê Rolfsen e Bruno Prado.
Gravações adicionais nos home studios de Rafa Barreto, Ricardo Herz e Rafael Cesário. Edições por Caê Rolfsen, Rafael Barreto e Bruno Prado.
Produzido por Caê Rolfsen
Co-produzido por Rafa Barreto
*Forrózim: co-produzido por Bruno Prado
Produção executiva: Fronte Produção
Fotos de Vicente 2022: José de Holanda
Foto de Vicente década de 60: arquivo familiar
Desenhos e projeto gráfico: Manu Maltez
Direção artística e geral: Manu Maltez
...
Vicente Barreto
Compositor, cantor e instrumentista baiano radicado em São Paulo, parceiro de grandes nomes da música brasileira como Vinícius de Moraes, Gonzaguinha, Elton Medeiros, Tom Zé, Paulo César Pinheiro, Alceu Valença e Chico César. Suas canções já foram gravadas por grandes intérpretes como Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Mônica Salmaso, Elba Ramalho e Fabiana Cozza.
...
Serviço:
Selo Sesc lança single “Roda de Capoeira”, de Vicente Barreto.
Criado há 18 anos, o Selo Sesc tem o objetivo de registrar a amplitude da produção artística brasileira construindo um acervo pontuado por obras de variados estilos, épocas e linguagens. Em 2021, a gravadora lançou, exclusivamente no ambiente digital, os discos Villa-Lobos Trios (Claudio Cruz, Ricardo Castro, Antonio Meneses e Gabriel Marin), Viola Paulista – Volume II (Vários Artistas), Francisco Mignone: Manuscritos de Buenos Aires e Canções para Voz e Violão (Fernando Araújo, Celso Faria e Mônica Pedrosa), Akhenaten Bazucas (GOATFACE!), A Paisagem Zero (Helô Ribeiro), Tempo Tátil (Vladimir Safatle), Forró de Rabeca (Mestre Luiz Paixão); Outros Espaço (Rodrigo Brandão & Sun Ra Arkestra), De Sol a Sol (Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas), Poéticas (tributo ao poeta Jorge Salomão), Meneleu Campos (Quarteto Carlos Gomes) e Parabéns, Tânia! (Projeto Tânia Maria). Em 2022, a gravadora acaba de lançar o álbum Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna (Vários Artistas) com um apanhado da ambiência sonora, poética e musical da Semana de 22, além de “Língua Brasileira”, de Tom Zé, com direção artística de Felipe Hirsch e produção musical de Daniel Maia e Daniel Ganjaman.
Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.
Vicente Barreto conta com parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Vinicius de Moraes, Tom Zé, Alceu Valença e Paulo César Pinheiro (Foto: Ricardo Pereira)
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar