‘Simples Assim’ retorna para o Teatro dos Quatroem temporada que celebra o reencontro com público do Rio de Janeiro.

agosto 09, 2022




Card - Rio de Janeiro - x1.jpg


Ministério do Turismo e Bradesco Seguros

Apresentam

 

 

 

Interrompida pela pandemia em março de 2020, comédia traz
 Julia Lemmertz, Georgiana Góes e Pedroca Monteiro em diversos personagens.

Dirigido por Ernesto Piccolo, espetáculo é baseado na obra de Martha Medeiros e tem dramaturgia assinada pela autora ao lado de Rosane Lima, a partir dos livros ‘Quem Diria Que Viver Iria Dar Nisso’ e “Simples Assim”

 

SIMPLES ASSIM – Dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de agosto – Teatro dos Quatro



 

Em uma produção original da Turbilhão de Ideias e apresentação do Circuito Cultural Bradesco Seguros, a peça Simples Assim retorna ao Rio de Janeiro em uma curta temporada para celebrar o reencontro com o público. A montagem foi paralisada pela pandemia e, após fazer uma apresentação virtual, retorna para curta temporada no mesmo Teatro dos Quatro em que estava em março de 2020. Antes disso, o espetáculo já tinha passado por São Paulo, Belo Horizonte, Palmas, Fortaleza, Porto Alegre e Brasília, em um total de 57 apresentações.

 

Baseado na obra de Martha Medeiros, o texto foi adaptado pela própria autora, ao lado de Rosane Lima. No elenco estão Julia LemmertzGeorgiana Góes e Pedroca Monteiro, sob a direção de Ernesto Piccolo.

 

A peça é marcada por histórias entrelaçadas e apresenta figuras simultaneamente distópicas e reais, como um casal que apenas interage pelo celular, uma mulher que contrata uma dublê de si mesma e uma jovem que decide viajar para Marte e abandonar o amante. Em todos os casos, há espaço para uma indagação: para onde foi a simplicidade do afeto tête-à-tête? O enredo traz reflexões sobre a roda da vida e a humanidade em meio ao caos moderno e à solidão tecnológica, repleta de informações e desencontros.

 

comédia reflete sobre o cotidiano com humor e afeto, como é usual na obra da escritora, uma das mais celebradas cronistas brasileiras. As duas coletâneas em que a peça se baseia reúnem cerca de 200 crônicas e dessa pesquisa resultaram dez cenas que são um retrato das relações interpessoais no mundo contemporâneo.

 

Martha Medeiros afirma que a peça traz o espírito de nossa época: “A vida é difícil, mas a simplicidade salva. Corruptos existem, mas eles nada podem contra a morte. A tecnologia nos domina, mas o amor segue imperioso. Tudo se entrelaça. É um texto para rir e pensar sobre essa birutice toda”, explica. Martha ainda acrescenta que as cenas exploram detalhes dessas relações no cotidiano, procurando o que permanece de humano nos personagens em meio a tantas transformações. “Montar a peça hoje é abrir um espaço de pensamento e, ao mesmo tempo, de prazer para os espectadores, desejando que eles possam rir e refletir sobre nossa linda e atribulada humanidade”, conclui.

 

Rosane Lima, coautora, lembra que a estrutura do texto de Simples Assim segue um modelo inspirado em “A Ronda”, clássico do austríaco Arthur Schnitzler, com cenas aparentemente independentes, mas com um personagem sempre se repetindo no quadro seguinte. Com isso, os atores se revezam em vários personagens. "Eu também sabia que teríamos um elenco pequeno e um número razoável de personagens, situação que esse formato favorece. “A Ronda” foi escrita na virada do Século XX, um período de grandes transformações sociais, morais, etc., possibilitando uma analogia atraente com o momento atual. Na ciranda de Simples Assim não surgem apenas casais, como na peça de Schnitzler, mas também relações de irmãs, amigos, empregados, o que, além de ampliar o espectro de visão da peça, contempla a variedade e o alcance das crônicas da Martha", define Rosane Lima.

 

Ernesto Piccolo considera Simples Assim a peça mais atual da escritora. “É a mais antropológica. Ela tem um lado muito humano e também traz lampejos sociais e políticos muito atuais, retrata o nosso desconforto com as coisas que estão acontecendo no mundo”.

 

Para Julia Lemmertz, a autora tem a capacidade de falar sobre coisas profundas de uma forma muito direta, conseguindo radiografar, através de suas crônicas, o caos dos dias atuais. “Está todo mundo muito conectado em redes, links, mas pouco conectado com a pessoa que está do seu lado, com o presencial, o aqui agora. A peça vai colocando situações para que você reflita como é estar nesse mundo com essa quantidade de informação, de solicitações e como você se forma humano nisso. Como você permanece humano dentro de tanta demanda”, aponta.

 

Julia destaca ainda a universalidade e importância dos temas abordados no espetáculo. “É um momento de tantas coisas para se refletir. Ele se passa no Brasil, mas o mundo inteiro está assim. Estamos em uma convulsão geral, as pessoas estão em situação limite”, reflete.

 

Pedroca Monteiro destaca que o espetáculo olha para o agora e aponta que, apesar de tudo, é necessário continuar. “Não adianta ir para Marte, como decide uma das personagens. É preciso estimular as pessoas à mudança. Ao invés de viajar para outro planeta ou mesmo outro país, é fundamental ficar aqui e tentar transformar o nosso lugar”, conclui.

 

“E a Martha consegue traduzir tudo de uma maneira popular, que se comunica com todos”, elogia Georgiana Góes. O espetáculo propõe focar no que realmente importa, tenta alcançar a simplicidade, que é algo tão complexo e difícil. “É preciso buscar gente que converse e se escute, que se aproxime pelo afeto, pelo carinho, pela empatia, pelo interesse pela vida do outro. É trocar, ouvir e ser ouvido”.

 

A transposição para o palco

Uma das mais importantes escritoras brasileiras da atualidade, Martha Medeiros teve outras obras adaptadas para o teatro como Divã Doidas e Santas. É a primeira vez que ela assina também a versão do texto para o palco. “As peças foram adaptadas com liberdade total, com minha obra servindo como base, mas agora é diferente, não há uma releitura dos meus textos. Em Simples Assim, eles estão mais íntegros. Claro que há também a adaptação da craque Rosane Lima, mas o espírito da peça está mais sintonizado com o que escrevo nos jornais. Há um compromisso real com minhas ideias e meu espírito”, explica.

 

O projeto nasceu de uma ideia do produtor Gustavo Nunes, em 2016, após um encontro com Martha Medeiros, em Porto Alegre. A parceria entre os dois rendeu também o canal da escritora no YouTube, M de Martha, além de outros projetos em parceria.

 

Diretor de Doidas e SantasErnesto Piccolo já é familiarizado com o universo da escritora e foi uma escolha natural. Amigo de longa data de Julia Lemmertz, é a primeira vez que a dirige. “Sempre sonhei trabalhar com ela”, celebra.

 

 

Sobre o Circuito Cultural Bradesco Seguros

Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento dos capitais do conhecimento e do convívio social. Nesse sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas. Dentre as atrações incentivadas destacam-se os musicais “Bibi – Uma vida em musical”“Bem Sertanejo”Les Misérables70 – Década do Divino Maravilhoso”Cinderella“O Fantasma da Ópera“A Cor Púrpura” “Conserto para Dois”, além da Série Dellarte Concertos Internacionais” e a exposiçãMickey 90 Anos”. Durante a pandemia de Covid-19, grandes atrações do Circuito Cultural Bradesco Seguros migraram para o ambiente digital, em formato de lives. Espetáculos como Selfie“Tudo que Eu Queria te Dizer”“Minimanual de Qualidade de Vida”CuraNinguém Dirá Que é Tarde Demais” e, mais recentemente, “Balletto di Roma” “Doidas e Santas” puderam ser conferidos no canal oficial da seguradora no YouTube.

 

Ficha Técnica

Texto e adaptação: Martha Medeiros e Rosane Lima

Direção Artística: Ernesto Piccolo

Elenco: Julia Lemmertz, Georgiana Góes e Pedroca Monteiro

Produção e idealização: Gustavo Nunes

Cenografia: Clivia Cohen

Projeções Cênicas: Rico Vilarouca / Renato Vilarouca

Figurino: Helena Araújo e Alfaiataria Conrado

Luz: Felício Mafra

Trilha Sonora: Rodrigo Penna

Visagismo: Uirandê Holanda

Produtora de Elenco: Yolanda Rodrigues

Preparação Corporal: Cristina Moura

Designer e Fotos: Victor Hugo Cecatto

Marketing/Designer: Julliana Della Costa

Marketing: Diogo Gallindo

Preparação Vocal: Rose Gonçalves

Cenógrafo Assistente: José Cohen

Cenotécnica: Humberto Silva e Humberto Silva Jr.

Assistente de direção: Neuza Caribé

Assistente e Caracterização de Visagismo: Andreia Jovito

Assistente de Palco: Alessandro Santos

Diretor de Palco: Gleison Brito

Operador de Luz: Bruno Barreto

Operador Multimídia: Janser Barreto

Produção Executiva: Jennifer Mezencio

Coordenação de Produção: Heldi Bazotti

Financeiro e Prestação de Contas: Helber Santa Rita

Uma Produção Original: Turbilhão de Ideias Entretenimento

Apresentado por Bradesco Seguros

 

Sinopse

A vida é difícil? A simplicidade salva. Corruptos existem, mas nada podem contra a morte. A tecnologia nos domina, mas o amor segue imperioso. A montagem Simples Assim propõe humor e reflexão para melhor enfrentar a época em que vivemos.

 

Serviço

Simples Assim

Local: Teatro dos Quatro – Shopping da Gávea

Temporada: 12 a 21 de agosto

Horários:

Sexta e sábado: 20h

Domingo: 19h

 

Ingressos

 

Valores: R$100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia).

 

20% da casa terá preços populares de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia).

 

Vendas em https://bileto.sympla.com.br/event/75305

 

Classificação: 12 anos

Duração: 75 minutos

Gênero: Comédia

 

 

 

 


Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>