Congresso CBC-SP: curso de ultrassom point of care em trauma
agosto 22, 2022
A ultrassonografia é ferramenta inovadora capaz de melhorar a assistência médica. Aliás, o desenvolvimento de aparelhos portáteis e mais acessíveis tem permitido a avaliação ultrassonográfica à beira do leito, nomeada de point of care.
Diante de tamanha relevância e objetivando difundir informações para a boa prática, o CBC-SP promoverá curso de ultrassom point of care em trauma durante o seu tradicional Congresso Paulista de Cirurgia. Será exatamente em 25 de agosto, das 8h às 13h: visa a discutir as principais aplicações da ferramenta em um atendimento sistematizado aos moldes do ATLS.
O curso será ministrado por Carlos Augusto Menegozzo, membro titular do CBC, médico assistente e chefe do Grupo de Ultrassonografia Point of Care Aplicada à Cirurgia da Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Conteúdo teórico disponibilizado previamente em formato on-line, balizará sessão de hands-on com atividades práticas para pequenos grupos em modelos humanos e peças de tecido biológico.
Vale ainda pontuar que o curso de ultrassom de point of care em trauma objetiva o compartilhamento dos conhecimentos teórico-práticos à medicina precisa, à segurança ao paciente e qualidade do atendimento.
O Capítulo São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões promove o Congresso Paulista de Cirurgia 2022 e a 23ª Assembleia Cirúrgica, em 26 e 27 de agosto de 2022. Será no Centro de Convenções Rebouças, na capital do estado, marcando o primeiro grande encontro da especialidade em São Paulo no pós-pandemia.
Cirurgiões atuantes em terras paulistas, bem como todos os demais colegas de especialidade do restante do Brasil, aguardam ansiosamente. É o momento de se atualizar, conhecer novidades científicas e práticas da área, além de rever amigos.
“Toda essa interação social também faz parte do desenvolvimento, obviamente”, destaca o TCBC Elias Jirjoss Ilias, mestre do Capítulo. “Foram dois anos consecutivos de eventos on-line, em virtude da Covid. É fato que funcionaram bem, mas o ser humano precisa de relacionamento cara a cara, de contato, encontrar as pessoas, tomar café, se abraçar. Assim, até o aprender e o apreender transcorrem com mais sucesso.
Programação de excelência
Haverá, inclusive, a possibilidade de acompanhar digitalmente, em casos de dificuldades de locomoção e outros empecilhos.
A programação se dividirá em duas salas simultâneas com palestras, debates e painéis dos mais variados temas. De acordo com o TCBC Elias serão abordados assuntos extremamente atuais e de alta relevância científica. Veja alguns a seguir:
Abdome Agudo
Avanços na Cirurgia Laparoscópica
Bases da Cirurgia Robótica
Câncer Colorretal
Câncer Gástrico
Cirurgia Bariátrica
Cirurgia Hepatobiliar
Cirurgia Pancreática
Cirurgia Robótica
Cuidados Perioperatórios
Doenças do Refluxo Gastroesofágico
Doenças Orificiais
Fístulas Pós-operatórias
Gestão da Qualidade na Assistência Cirúrgica
Hemorragia Digestiva
Hérnias da Parede Abdominal
Trauma
Casos graves
O presidente do CBC-SP adianta que ocorrerão abordagens amplas sobre cirurgias do aparelho digestivo, tumores, neoplasias e casos de urgência. Haverá, ainda, orientações extremamente fundamentais sobre trauma, como em casos de acidentes com pacientes baleados e outros episódios de gravidade”.
Conduzidos por professores referência nos principais serviços de São Paulo, os debates terão sempre foco em atualização e novidades. “Traremos os novos avanços, principalmente em métodos como a cirurgia vídeo-endoscópica e a cirurgia robótica. Serão abordadas ainda as recentes inovações no tratamento das hérnias da parede abdominal, uso da tecnologia e das redes sociais no dia a dia do cirurgião, sistematização do tratamento das afecções oncológicas, urgências cirúrgicas abdominais”, conta Elias Jirjoss Ilias.
Certo é que os congressistas, todos eles, não perderão um só detalhe essencial para qualificar a prática da especialidade. A totalidade da programação permanecerá disponível aos inscritos até dez dias após o encerramento in loco, desde a apresentação dos temas livres e pôsteres, até as palestras, conferências e demais atividades científicas.
“É uma forma de os participantes que não viram uma aula ou outra poderem assistir ou, até mesmo, rever os conteúdos que acompanharam no Congresso e lhes interessaram”.
Jovens cirurgiões
Haverá programação específica para alunos de medicina e residentes de cirurgia que desejem apresentar trabalhos durante o Congresso.
Expectativa
“Devemos ter um público excelente, pois todos os cirurgiões estão ansiando pela volta das interações presenciais. As pessoas vão gostar, é uma programação bem diversificada sobre a cirurgia, o local escolhido é muito agradável e com várias coisas por perto. Acredito que veremos um resultado gratificante. Aguardamos todos lá e serão muito bem recebidos! '' finaliza o TCBC Elias.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar