Agenda Tarsila indica encontros virtuais “Que 22 Queremos Celebrar ?” com Lilia Schwarcz e Silvio Almeida

agosto 08, 2022

Lives promovidas pelo Museu Eva Klabin discutem legados da Semana de Arte Moderna de 1922

 

Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, conta com mais de 700 eventos que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. Nos dias 04 e 11/08, 20h, o Museu Eva Klabin promove encontros virtuais com o tema “Que 22 Queremos Celebrar”, mediados por Lilia Moritz Schwarcz, historiadora e antropóloga, Marcio Doctors, curador do centro cultural, e André Botelho, teórico do modernismo, onde serão debatidos os processos de lembrança e esquecimento da história brasileira através de perspectivas da arte, da história e da antropologia. As lives integram o Canal Eva Klabin com a participação do advogado, escritor e pensador Silvio Almeida, entre outros convidados.


Confira!


Mesa 1 – 4/8, às 20h – A independência de 1822 e A Semana de Arte de 1922 – O pássaro e a sombra – Pretende analisar a partir de ângulos muitos diversos, os vários modernismos e as várias independências que queremos e devemos comemorar nesse ano de 2022. Na mesa estarão também o artista, escritor, ativista e filósofo, Ailton Krenak e o advogado, escritor e pensador Silvio Almeida. Abertura: Marcio Doctors Apresentação do tema e mediação: Lilia Schwarcz Participantes: Ailton Krenak e Silvio Almeida


Mesa 2 – 11/8, às 20h – O que se conta e o que se omite? – Pretende debater os processos de lembrança e esquecimento de nossa história através de três perspectivas distintas: a de André Botelho, um teórico do modernismo; Daniel Munduruku, um autor indígena; e Igi Lola Ayedum, uma artista negra. Apresentação do tema e mediação: André Botelho Participantes: Daniel Munduruku e Igi Lola Ayedun.


Sobre a Agenda Tarsila


A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (InstagramTwitterFacebookTikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.

 


Lives promovidas pelo Museu Ema Klabin discutem legados da Semana de Arte Moderna de 1922 (Foto: Divulgação)



Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>