São Paulo Companhia de Dança realiza pré-estreia da nova obra de Gal Martins em Praia Grande

julho 26, 2022

Nos dias 29 e 30 de julho, a Companhia sobe ao palco com quatro obras em apresentações gratuitas, no Teatro Municipal Serafim Gonzalez

Cena de Desassossegos – Crédito Marcelo Machado | Cena do Pas de Deux de O Cisne Negro – Crédito Juliana Hilal

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, sobe ao palco do Teatro Municipal Serafim Gonzalez – em Praia Grande - com quatro obras de seu repertório, nos dias 29 e 30 de julho, às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, por ordem de chegada, a partir das 19h.


A cidade, que recebe a Companhia pela 9ª vez, sediará a pré-estreia da mais nova criação da coreógrafa Gal Martins, batizada como Ibi – da natureza ao caos. "Estamos muito felizes em voltarmos a Praia Grande, uma cidade que tem uma potência artística enorme e que sempre nos recebe muito bem", fala Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança. "O programa conta com quatro obras que mostram a diversidade da Companhia, que vai do clássico ao contemporâneo, com a especial pré-estreia da obra de Gal Martins, que a cidade poderá ver em primeira mão". A obra tem estreia marcada para o Teatro Alfa, em São Paulo, no mês de agosto.

 

O nome vem da palavra tupi-guarani Ibi, que significa terra, chão que se pisa. Inspirada no texto “O Amanhã Não Está a Venda”, de Ailton Krekak, e em diálogo com as pesquisas de Gal sobre ancestralidade e o devir-animal, a obra é dividida em três momentos. No primeiro momento “quis trazer a ideia da terra, da provocação, da animalidade como potência e como vamos reconstruir isso”, fala a coreógrafa. Na segunda parte, os intérpretes entram em contato com ‘eu’ individual numa batalha contra as adversidades, e no terceiro, vemos uma reflexão sobre aquilo que aprendemos ao longo desta jornada. Segundo Gal, a ideia é “continuarmos insistindo em sermos o que somos”.


O público também confere o Pas de Deux de O Cisne Negro, de Mario Galizzi, a partir do original de 1895 de Marius Petipa (1818-1910). Este duo marca o encontro do príncipe Siegfried com Odile, o Cisne Negro. Filha do feiticeiro Rothbart, ela deseja encantar o príncipe para que ele quebre sua jura de amor eterno a Odete, o Cisne Branco, durante um baile. Para enganá-lo, Odile sutilmente alterna sensualidade e doçura, e deixa transparecer toda sua maldade. Também será apresentada a coreografia de Lars Van Cauwenbergh de A Morte dos Cisnes (2019), inspirada na obra de Michel Fokine. O balé criado em 1907 por Fokine para Anna Pavlova é um solo emociante, que dialoga com as sonoridades da harpa e do violoncelo, inspirado no poema de Alfred Tennyson (1809-1892) e nos movimentos dos cisnes em seus últimos instantes de vida.

A noite fica completa com Desassossegos, de Henrique Rodovalho, que estreou em maio desse ano, em São Paulo. Sete bailarinas percorrem a cena movidas por um sopro interno, provocando uma ação e reação que desencadeia os movimentos. A obra celebra o centenário da fundamental renovação artística e social deflagrada pela Semana de Arte Moderna de 1922 a partir da fusão de diferentes linguagens artísticas que reinterpretam, à luz do século XXI, o sopro de inovação deixado pelos ventos modernistas.


Serviço

Data: 29 e 30/7/2022

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Serafim Gonzales – Av. Pres. Costa e Silva, 1600 - Boqueirão, Praia Grande - SP

Informações: (13) 3496-5719

Entrada gratuita

 

 

Programa

 

Desassossegos (2022)

Coreografia e Iluminação: Henrique Rodovalho

MúsicaMystery Sonatas, de David Lang (JoyAfter SorrowAfter Joy)

Figurino: Fábio Namatame, inspirado nos desenhos e esboços de A Cangaceira, de Flávio de Carvalho (1899-1973), cedidos gentilmente pelo Museu de Arte Contemporânea MAC-USP, dirigido por Ana Magalhães

 

Pas de Deus de O Cisne Negro (2014)

Coreografia: Mario Galizzi, a partir do original de 1895 de Marius Petipa (1818-1910)

Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)

Iluminação: Guilherme Paterno

Figurino: Tânia Agra

 

A Morte do Cisne (2019)

Coreografia: Lars Van Cauwenbergh, inspirado na obra de Michel Fokine (1880-1942)

Músicas: O Cisne, extrato do Carnaval dos Animais (1866) (Camille Saint-Saëns (1835- 1921)

Iluminação: Wagner Freire

Figurino: Marilda Fontes

 

Ibi, da Natureza ao Caos (2022)

Concepção e Direção Coreográfica: Gal Martins

Trilha Sonora Original: Dani Lova (direção musical e criação) com voz e contribuição artística de Thais Dias

Figurino e Visagismo: Gil Oliveira

Iluminação: Camila Andrade

Cenografia e Adereços: Caio Marinho

Cenotécnico: Pedro Paes

Assistente de Figurino: Bábi Batista e Giselle Carvalho

 

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada, tendo recebido cerca de 40 premiações e indicações nacionais e internacionais. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

 

Redes Sociais SPCD

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São Paulo Companhia de Dança

www.spcd.com.br

 

 Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

www.cultura.sp.gov.br


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