Mais de 30 Unidades de Conservação oferecem programação especial em SP

julho 21, 2022

Ação faz parte da Campanha Um Dia No Parque, maior evento nacional de valorização das Unidades de Conservação. 


A maior ação de valorização de parques e reservas, as chamadas Unidades de Conservação, acontece em todo Brasil no dia 24 de julho, domingo, e traz uma programação especial com o objetivo de despertar o interesse pelas áreas naturais protegidas no país. Desde 2018, a campanha Um Dia No Parque incentiva as pessoas a terem um contato mais próximo com a natureza. Para isso, foi escolhido um dia no ano no qual as Unidades de Conservação (UC) preparam uma programação especial.


Moradores do interior, litoral e região metropolitana do estado de São Paulo podem se divertir com a programação especial para os amantes da natureza e para aqueles que querem apenas curtir um momento de lazer ao ar livre. As atividades são direcionadas a todos os públicos. As localidades e os requisitos de participação estão disponíveis no site https://umdianoparque.org.br/


A prefeitura de São Paulo aderiu à campanha com força total e quem está na capital pode participar de atividades em 15 parques municipais, como trilha no Parque Aclimação, caça ao tesouro no Parque Raul Seixas e palestra sobre arborização urbana e oficina de eco bijoux no parque Barragem de Guarapiranga. No Parque M'boi Mirim, haverá dança afro com o grupo afro mix. Também haverá trilha monitorada com exposição de aspectos históricos no Parque Cantareira. Além das UCs Municipais, um dos destaques da selva de pedras é a RPPN Curucutu, com trilhas para observação de aves, brincadeiras para crianças e oficina de arte. 


No litoral os visitantes podem curtir vista de mirantes, após caminhadas, trilhas de aventura, canoagem, mutirão de limpeza, retirada de coral-sol com apoio de condutores ou observação de baleias e golfinhos no Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes. Já no interior, em São Carlos, na UFSCar, o Cerrado é tema de caminhada que dura aproximadamente 4 horas, com paradas em postos relevantes para observação e discussão.


Nas duas últimas edições, por causa da pandemia do coronavírus, a programação foi on-line. Neste ano, o evento volta a ser 100% presencial, convidando a todos para atividades e eventos ao ar livre. A cada edição cresce o número de UCs cadastradas. Para Angela Kuczach, Diretora Executiva da Rede Pró UC e idealizadora do Um Dia No Parque, a ação é uma oportunidade de conectar as pessoas às nossas áreas protegidas. “Em alguns casos, é o único momento do ano em que se pode fazer isso, já que muitas das nossas áreas não são abertas ao público. É emocionante ver a cada ano mais e mais Unidades de Conservação aderindo à ação, assim como um público cada vez mais variado descobrindo que a natureza é um lugar onde a gente mora, vive e que cada visita é uma volta ao lar. No fim das contas, Um Dia No Parque é uma ação que não é nossa, mas sim tem o objetivo que seja de cada pessoa, descobrindo, valorizando e cuidando de nossas áreas protegidas”, afirma.


Para Mariana Napolitano, gerente de ciências do WWF-Brasil, a campanha tem prioritariamente um caráter de engajamento. “O objetivo principal é aproximar as pessoas da natureza para que valorizem seus benefícios e a necessidade de conservá-la. Mas, além disso, há também o incentivo ao uso público e visitação dessas áreas que além de gerar renda para a proteção dos parques e reservas, pode beneficiar uma ampla gama de atores locais”, afirma.  


A organização do evento espera aumentar o alcance, pois as atividades ao ar livre vêm ganhando ainda mais atenção por seus benefícios de bem-estar e saúde.


Como participar do Um Dia No Parque?

Pela página da ação na internet, os visitantes podem pesquisar a Unidade de Conservação mais próxima de casa em todo o país por meio de um mapa interativo e filtros. Também dá para ficar por dentro da programação de atividades nas redes sociais do Um Dia No Parque. 


Sobre a Coalizão Pró-UCs 

A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservancy - TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>