DANÇA EM TRÂNSITO COMEMORA 20 ANOS COM EDIÇÃO ESPECIAL QUE PASSARÁ POR SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, OUTRAS 28 CIDADES BRASILEIRAS E PARIS, DE JULHO A OUTUBRO

julho 13, 2022

Teatro Sérgio Cardoso sedia o festival na capital paulista, de 28 de julho a 1º de agosto, enquanto Teatro Prudential abriga a programação no Rio, de 3 a 7 de agosto

 

Apresentações, oficinas e residências envolvem 41 companhias nacionais e internacionais, que ocupam teatros e espaços públicos, em oito circuitos de norte a sul do país 

 

Um dos mais longevos festivais de dança contemporânea do Brasil, o Dança em Trânsito completa 20 anos com uma edição comemorativa que se estende por mais de três meses, percorrendo todas as regiões do país, incluindo uma parada em Paris no mês de setembro. De 14 de julho a 23 de outubro, 41 companhias do BrasilCoreia do SulEslovênia, EspanhaFrançaItália e Suíça ocupam palcos e espaços públicos de 11 capitais brasileiras e 18 outras cidades com espetáculos, residências, intercâmbios e oficinas. Confira a programação completa em www.dancaemtransito.com.br


Em São Paulo, o festival acontece entre 28 de julho e 1º de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso. No Rio de Janeiro, por sua vez, o evento ocupa o Teatro Prudential, de 3 a 7 de agosto, e também no entorno da Praça Mauá, com apresentações ao ar livre no domingo de encerramento. O 20º Dança em Trânsito é apresentado pelo Instituto Cultural Vale.


Com realização e produção do Espaço Tápias e direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias, o festival internacional Dança em Trânsito acumula, desde 2002, números superlativos, com cerca de mil apresentações em mais de 30 cidades, no Brasil e no exterior, envolvendo uma centena de companhias oriundas de 16 países, vistas por mais de 60 mil pessoas. Em 2020, durante a pandemia, realizou uma versão online – indicada ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria “Difusão” – e, em 2021, a primeira edição híbrida, com passagem por 25 cidades.


 “Quando criamos o Dança em Trânsito em 2002, pensamos não apenas em fazer mais um festival de dança, mas contribuir, de alguma forma, para um maior intercâmbio entre artistas do Brasil e do exterior e para a democratização da dança, seja com a itinerância por outras capitais e pequenas cidades com pouco acesso à cultura, ou com a ocupação de espaços públicos em apresentações gratuitas, ou ainda abrindo espaço na programação a companhias e artistas fora do eixo Rio-São Paulo”, explica Giselle Tápias. “Ainda dentro desse propósito, desenvolvemos oficinas e residências com bailarinos e coreógrafos brasileiros e estrangeiros nas cidades por onde passamos e capacitação para professores multiplicadores. São ações das quais não abrimos mão ao longo dessas duas décadas, mesmo nos anos em que tivemos que adaptar o festival à situação econômica da época”, celebra.


ESTREIA NACIONAL DO GRUPO TÁPIAS É UM DOS DESTAQUES DESTA EDIÇÃO


Grupo Tápias, companhia franco-brasileira associada ao Espaço Tápias e a todas às suas realizações, estreia a versão integral de Café não é só uma xícara na programação do Dança em Trânsito. Em São Paulo, o trabalho poderá ser conferido de 28 a 30/7, e no Rio de Janeiro, entre os dias e 7 de agosto. Com coreografia e direção artística de Flávia Tápias, o trabalho é inspirado na obra do fotógrafo Sebastião Salgado, em que são evocados sentimentos e sensações associados à bebida. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o espetáculo fará 20 apresentações no Brasil e na França. O Grupo Tápias abriu audições para selecionar parte do elenco, que é formado por brasileiros e estrangeiros: “O espetáculo começou a ser pensado há mais de três anos. Chegamos a apresentar um work in progress em 2019, mas, por conta da pandemia, adiamos a estreia para este ano", comenta Flávia Tápias. A companhia apresenta ainda no festival SOLO e Casa de Abelha.


SÃO PAULO


A 20ª edição do Dança em Trânsito ocupa o Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, com espetáculos de companhias nacionais e internacionais na Sala Paschoal Carlos Magno e no foyer, residência de criação com a Cie Sam-Hester, da Suíça, e uma oficina de dança contemporânea, ministrada por Maxime Cozics. No dia 31/7, o coreógrafo e bailarino francês apresenta o solo Emprise, com sua Cie Felinae.

Da França, vem também a Cie Arrangement Provisoire, que abre as apresentações em São Paulo, no dia 28/7Blanc – da coreógrafa e bailarina brasileira Vania Vaneau, radicada há mais de 20 anos na Europa – foi criado a partir de influências que vão dos rituais xamânicos afro-brasileiros, à obra de Hélio Oiticica e ao movimento antropofágico modernista. 


Dança Inacabada é a nova coreografia do Ateliê do Gesto, companhia goianiense dirigida por Daniel Calvet e João Paulo Gross, programada para o dia 29/7, no foyer do TSC. No dia seguinte, o premiado espetáculo (Melhor Espetáculo de Dança presencial - APCA, 2021) ou 9 ou 80, da paulistana Clarín Cia de Dança, dirigida pelo maranhense Kelson Barros, aborda a cultura funk e a realidade de desigualdade, racismo e homofobia retratada pelos movimentos periféricos. 


Cie Sam-Hester, dirigida pela coreógrafa suíça Perrine Valli, apresenta Jour Blanc, em 31/7, domingo, em apresentação gratuita, ao meio-dia, na Sala Paschoal Carlos Magno. Para questionar nossa ligação com a tecnologia, adolescentes, munidos de fones de ouvido, executam a coreografia por controle remoto, abrindo mão da própria memória e da gestão do espaço. Aos poucos, vão desafiando a ordem e afirmando sua subjetividade. A residência de criação ministrada pelo grupo será nos dias 28 e 29/7, na Sala de ensaio do TSC.


Radicado na Alemanha, o coreógrafo e bailarino brasileiro Gleidson Vigne apresenta, no dia 31/7, o solo Adapta-bilidade com a sua NIMO Cia de Dança, em que traça um paralelo sobre a capacidade de adaptação tanto na dança como na vida.


Sediada na Espanha, a companhia GN | MC, dos coreógrafos e bailarinos Guy Nader & Maria Campos, escolheram Set of Sets para esta edição do festival. Exibida no dia 1/8, a coreografia, que encerra a etapa paulistana do festival, usa a repetição e o ritmo no movimento dos corpos, que desafiam a gravidade, como metáfora para a natureza repetitiva da própria existência e a ideia de persistência.

 

RIO DE JANEIRO


Entre os dias 3 e 7 de agosto, o Dança em Trânsito faz uma ocupação dos espaços do Teatro Prudential, na Glória, de manhã à noite, com espetáculos, oficinas, residências, além da inédita Vitrine Brasileira de Dança Contemporânea e a residência Ateliê Escrita sobre a Dança. No domingo de encerramento, 7/8, as tradicionais apresentações ao ar livre acontecem na região da Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, entre 10h30 e 16h. 


Na ampla programação carioca, que envolve 37 apresentações, estão, entre outras companhias, as cariocas Focus Cia de Dança, de Alex Neoral, com GRAND PAS, recorte do novo trabalho VINTE, inspirado no universo literário de Clarice Lispector, com apresentação no dia 3/8, às 13h; Márcia Milhazes Cia de Dança (4/8, às 17h30), que traz a coreografia Paz e Amor para traçar um paralelo entre o ‘invisível’ vírus, do qual a sociedade se escondeu em um confinamento doloroso, e o amor, outro invisível, imprescindível ao ser, e Renato Vieira Cia de Dança, que mostra o espetáculo Malditos, inspirado no Movimento dos Poetas Malditos e na experiência pessoal de Renato durante a Ditadura, em 1964, no dia 3/8, às 17h30. 


A francesa Cie Felinae, do coreógrafo e bailarino Maxime Cozic, apresenta o solo Emprise, no dia 3/8, às 17h. Da França, vem também a Cie Arrangement Provisoire, com Blanc – da coreógrafa e bailarina brasileira Vania Vaneau, radicada há mais de 20 anos na Europa. O trabalho, exibido no dia 4/8, às 13h, foi criado a partir de influências que vão dos rituais xamânicos afro-brasileiros à obra de Hélio Oiticica e ao movimento antropofágico modernista. Já CRU é a nova coreografia do Ateliê do Gesto, companhia goianiense dirigida por Daniel Calvet e João Paulo Gross, que apresenta ainda Dança inacabada, nos dias 3/8 e 5/8, respectivamente. 


Este ano, o festival inaugura a Vitrine Brasileira de Dança Contemporânea, oportunidade para que companhias de todo o país possam se apresentar diante de representantes, diretores ou curadores de festivais internacionais de dança contemporânea, como Anna Arthur, diretora administrativa da Aerowaves, no Reino Unido; Tiphane Dangauthier, presidente da associação Essonne Dance, em Paris, além de representantes da ItáliaCoreia do SulCanadá e República Tcheca. A iniciativa, realizada no Teatro Prudential, no Rio de Janeiro, inclui a residência Ateliê de Escrita sobre a Dança, com encontros orientados pelas facilitadoras convidadas – a jornalista, crítica de dança e escritora francesa Rosita Boisseau, e a brasileira Ana Teixeira, artista, pesquisadora e Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), de 3 a 6/8, às 15h30, e no domingo, 7/8, às 18h30.


TURNÊ 2022


Entre 12 e 18 de setembro, o Dança em Trânsito realiza um circuito em Paris com apresentações e workshops de artistas e companhias brasileiras, incluindo Márcia Milhazes, Renato Vieira, Gleidson Vigne, Cia Gente e Cia do Pantanal e Jessé Batista, no centro cultural Le Carreau du Temple; na Salle Jacques-Higelin (MPAA-Saint Germain); Le Regard du Cygne; na Embaixada do Brasil; na Place de Fêtes e em outros espaços públicos da cidade.


Até 23 de outubro, o festival passa por Belo Horizonte (MG), Coronel Fabriciano (MG), Timóteo (MG), Ipatinga (MG), Baixo Guandú (ES), Vitória (ES), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Brasília (DF), São Luís (MA), Itapecurumirim (MA), Santo Amaro do Maranhão (MA), Belém (PA), Parauapebas (PA), Ilha do Combú (PA), Canaã dos Carajás (PA), Paris (FRA), Salvador (BA), Sento Sé (BA), Curitiba (PR), Entre Rios do Sul (RS); Alto Bela Vista (SC); Florianópolis (SC), Corumbá (MS), Mangaratiba (RJ), Itaguaí (RJ), Tiradentes (MG) e Barbacena (MG). Datas e programas de cada cidade em www.dancaemtransito.com.br).


ROTAS PLURAL: A DANÇA CONTEMPORÂNEA ENCONTRA OS ESTILOS MUSICAIS BRASILEIROS


Adotando formatos diferentes nas duas últimas edições – videodança (2020) e híbrido (2021) –, a tradicional residência de intercâmbio ROTAS, idealizada e facilitada pela coreógrafa Flávia Tápias, retoma a parceria criativa que originalmente reúne intérpretes brasileiros e estrangeiros participantes do Dança em Trânsito para uma série de apresentações ao longo do festival. Batizado como ROTAS PLURAL, o projeto realiza o intercâmbio entre a dança contemporânea e estilos musicais populares do Brasil.


MOVIMENTO CONTÍNUO: OFICINAS, RESIDÊNCIAS DE CRIAÇÃO E CONVERSAS 


Os projetos formativos deste ano incluem oficinas e residências de criação destinadas a participantes com algum conhecimento de técnica de movimento e ministradas por artistas convidados nacionais e internacionais. As residências, que se dividem para o público adulto e infanto-juvenil, acontecem durante três dias de imersão coletiva, nos quais encontros, trocas e aprendizagens resultam em obras que são apresentadas dentro da programação do Dança em Trânsito. As oficinas são encontros pontuais, de duas a três horas de duração, abertos a todos os interessados. Flávia Tápias (BRA); Fábio Costa (BRA); Cie Sam Hester (SUI); Clara da Costa (BRA); Márcio Cunha (BRA); Kiko López (ESP); Panzetti & Ticcone (ITA); Hector Plaza e Agnes Costa (ESP); Guy Nader e Maria Campos (ESP); Rosa Antuña (BRA); Dilo Paulo (ANG), Maxime Cozics (FRA), Gleidson Vigne (BRA); Nayane Fernandes (BRA) e Luciana Ponso (BRA) conduzem os trabalhos. Inscrições e mais informações no site do festival.


Sobre o Instituto Cultural Vale


O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados pela Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: institutoculturalvale.org.

 

Sobre a ENGIE 


No Brasil, a ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica no país, operando uma capacidade instalada de 10.290 MW em 32 usinas em todo o Brasil, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. O Grupo possui 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, posição que tem sido reforçada pela construção de novas eólicas no nordeste do país e por uma das maiores hidrelétricas do País, Jirau (3.750 MW), localizada no rio Madeira e que foi inaugurada em dezembro de 2016. O Grupo também atua na área de geração solar distribuída e oferece serviços relacionados à energia, engenharia e integração de sistemas, atuando no desenvolvimento de sistemas de telecomunicação e segurança, iluminação pública e mobilidade urbana para cidades inteligentes, infraestruturas e a indústria de óleo e gás. Contando com 3.000 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2016 um faturamento de R$ 6 bilhões.

 

DANÇA EM TRÂNSITO - 20ª edição

Programação completa e inscrições para oficinas: www.dancaemtransito.com.br


SERVIÇO:

 

São Paulo 

Data: 28 de julho a 1º de agosto

Local: Teatro Sérgio Cardoso

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista

Tel: 11 3288-0136

Horários: quinta, sexta e segunda, a partir das 18h / sáb, a partir das 17h

                 domingo, às 12h (entrada franca) e 19h

Ingressos: R$ 40,00 / R$ 20,00 (com exceção de domingo, às 12h)      

Bilheteria: ter a sáb, das 14h às 19h

Plataforma online: sympla.com.br

Capacidade: Sala Paschoal Carlos Magno: 143 lugares + 6 espaços para cadeirantes

 

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

 

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa. 

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança. 

Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o Teatro Sérgio Cardoso Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.

 


SERVIÇO:

Rio de Janeiro

Data: 3 a 7 de agosto

Horários: das 11h às 20h (detalhes em www.dancaemtransito.com.br)

Local: Teatro Prudential

Endereço: Rua do Russel, 804

Tel: 21 3553-3557

Espaço com acessibilidade

Estacionamento no local

Ingressos: R$ 30 / R$ 15 

Bilheteria: ter a sáb, de 12h às 20h / dom e feriados, de 12h às 19h

Ticketeira: sympla.com.br

 

Data: 7 de agosto

Local: Praça Mauá (em frente ao Museu do Amanhã)

Horário: 10h30 às 16h30

Gratuito

 

Apresentação e patrocínio master: Instituto Cultural Vale

Patrocínio: Engie

Direção geral: Giselle Tápias

Direção artística e curadoria: Giselle Tápias e Flávia Tápias

Direção de produção: Norma Thiré

Contatos artísticos: Larissa Emi

Contatos com instituições, patrocínios e parcerias: Letícia Kaminski

Produção Executiva: Karoli Andrade e Sonia Reinstein

Identidade visual, web design: Fernanda Valois | TRUQUE

Design gráfico: Fernanda Valois | TRUQUE, Letícia Andrade e Julia Werneck | Nós Comunicações

Coordenação técnica e de palco: Louis Radavelli

 

 

 



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