Cia. Coexistir de Teatro estreia curta experimental‘Núpcias de Morte – o rito
julho 06, 2022
Baseado no mito grego de Eros e Psiquê, o curta experimental ‘Núpcias de Morte’ – o rito, produzido pela Cia. Coexistir de Teatro e Lua Produções Artísticas, estreia no dia 29 de julho, às 20h, no canal do YouTube da Cia. Após a exibição, haverá uma live com a diretora e o elenco sobre o processo criativo.
A partir da leitura junguiana, o curta propõe uma apreensão simbólica de parte do mito original anunciando um ritual feminino de entrada para a vida adulta, no qual Psiquê aceita o destino de “morrer” – uma metáfora na qual deixa-se a menina morrer em si para o nascimento da mulher.
Assim, Psiquê é levada às núpcias com o desconhecido Eros. Busca-se uma leitura do desenvolvimento do feminino no resgate da natureza e no diálogo com o masculino numa relação de alteridade.
Segundo Patrícia Teixeira, diretora da Cia. Coexistir, a proposta do curta coagula novas perspectivas, principalmente, na necessidade do diálogo com o aspecto feminino da vida.
Neste momento de carne viva abatida da alma, “Núpcias de Morte” é uma proposta artística que “por amor a alma” trilha caminhos atemporais do feminino na circularidade do tempo dos ritos, privilegiando a imaginação do espectador por meio de um processo de sensações e intuições.
A Cia. iniciou a primeira fase deste trabalho artístico com este curta-experimental que enaltece o uso da imagem audiovisual e da trilha sonora que busca uma visão de contrastes e dualidades. Em setembro, o curta se desdobrará em um espetáculo exclusivamente performático, no qual haverá a combinação simultânea de sentimentos que trazem à tona questões de pertencimento, ancestralidade e devires com o público.
Cia. Coexistir de Teatro
Fundada pela diretora Patrícia Teixeira em 2006, a Cia. Coexistir de Teatro parte da pesquisas de mitos em cena na confluência entre as linguagens da performance, teatro e audiovisual a partir de uma leitura junguiana, propondo uma experiência artística de atualização e ampliação do mito,iniciada com o espetáculo teatral A Jornada de Orfeu no Cemitério do Redentor na cidade de São Paulo em 2014, o espetáculo performático Dioniso - A Vida Indestrutível em 2018 no Satyros, no Espaço Grego Areté e na Casa das Artes Coexistir e o espetáculo Vozes na Casa das Artes Coexistir, ambos na cidade de São Paulo.
Prêmios e Menções
A Cia. ganhou menção honrosa pela participação no Concurso Prêmio Nacional de Boas Práticas, promovido pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), com o projeto “Teatro Intramuros - uma proposta psicopedagógica de liberdade artística no cárcere”, iniciada em 2005. Melhor espetáculo em 2015, pela crítica paulista com "A Jornada de Orfeu" e, também, a premiação por trabalhos realizados pela Cia. Coexistir de Teatro pelo Proac/2021.
Ficha Técnica
Roteiro e Direção – Patrícia Teixeira
Com Diego Garcias, Ela Meira, Julia Gaspar, Mariana Neves, Sandra Crobelatti, Sílvia Fuller
Produção: Cia. Coexistir de Teatro e Lua Produções Artísticas
Filmagem e Edição: Guilherme Herrera
Trilha sonora original: Marlui Miranda adaptada dos cantos dos índios Urubu-Kaapor.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar