CDIAL Halal é patrocinadora da obra do artista Pagú que homenageia imigrantes árabes

julho 01, 2022

À esquerda, artista Pagú e o CEO da Cdial Halal, Ali Saifi

 

Com inauguração prevista para 5 de julho, a obra está sendo produzida na fachada do Edifício Garagem Automática Senador, localizado no centro de São Paulo

 

São Paulo, julho de 2022 – De acordo com uma pesquisa divulgada pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira em 2020, realizada pelo Ibope Inteligência e pela H2R Pesquisas Avançadas, viviam no Brasil 11,6 milhões de árabes e seus descendentes. E, neste contexto, o estado de São Paulo foi o que mais recebeu esses imigrantes.

E é justamente a capital paulista o cenário escolhido para receber uma obra do artista brasileiro Kléber Pagú. Com curadoria de Pagú, pesquisa de Fernanda Bueno e Heloísa Abreu Dib, e projeto da Axé no Corre Produções, a realização da obra tem o patrocínio da CDIAL Halal e também homenageia os 70 anos da fundação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.


Com inauguração prevista para 5 de julho, a obra está sendo produzida na fachada do Edifício Garagem Automática Senador, localizado quase na esquina da Avenida Senador Queirós com a Rua 25 de Março, no Centro Histórico de São Paulo.  Esta é uma região com forte presença de imigrantes árabes, onde se localizam muitos estabelecimentos comerciais que tem à frente esta população.


O Edifício Garagem Automática Senador, inaugurado em 1967 e com 29 andares, possui forte ligação com esta obra, já que foi construído pela família de Zaki Dib, um imigrante sírio. O artista utilizará predominantemente a cor dourada, muito presente na cultura dessa comunidade, além de contar com um arabesco, um símbolo árabe.


A instalação artística, intitulada “Ahlan – Monumento da Imigração Árabe” (Ahlan, em português significa “Olá”, saudação informal de Ahlan Wa Sahlan, que pode ser traduzido como “Seja Bem-Vindo”), tem o objetivo de agradecer as contribuições dos povos árabes à humanidade e homenagear os imigrantes árabes no Brasil, em orgulho a sua descendência”, comenta Fernanda Bueno.


“São Paulo acolheu com braços abertos os imigrantes árabes e aqui puderam criar sua família, suas raízes e escrever uma nova história em terras brasileiras. Por isso esta obra é uma forma de agradecer e abraçar esta cidade que ofereceu tantas oportunidades a todos os imigrantes. E tudo isso criado pelo olhar e sensibilidade desse grande artista Pagú”, destaca o CEO da CDIAL Halal, Ali Saifi.

Importante ressaltar que, além de São Paulo, outros estados brasileiros se destacaram por receber os imigrantes árabes, como Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. E segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alguns dos motivos que intensificaram a vinda dessas pessoas para o nosso país foram as dificuldades econômicas e, notavelmente, a falta de terras para a produção agrícola.


CDIAL Halal - É a certificadora da América Latina acreditada pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes (EIAC) e do Golfo (GAC), o que confere seriedade e competência nos segmentos que atua. Também é a primeira da América Latina a conquistar a categoria “N” para cosméticos e fármacos. Esta certificação é aceita em todo o mundo, inclusive nos países de maior população muçulmana como Malásia, Indonésia, Singapura e Golfo Pérsico (ou Golfo Árabe).


 

 



 



Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>