Show Viola Encanto de mulher traz grandes nomes da canção caipira
junho 02, 2022
Espetáculo faz uma viagem no tempo homenageando desde os grandes nomes da canção caipira como Inezita Barroso, Irmãs Galvão até a nova geração
Dupla Leyde & Laura mostra o que há de melhor no Sertanejo Feminino com canções tradicionais de raiz. Foto: Md digital – Jorge Henrique .
Com objetivo de dar voz ao gênero feminino na música e viola caipira, acontece no próximo dia 4 de junho, às 14h, o projeto Leyde e Laura -Viola Encanto de mulher.O espetáculo traz grandes nomes do gênero na atualidade como as irmãs Leyde & Laura, reconhecidas pela crítica e público como um dos mais belos e aplaudidos duetos femininos da história da música caipira da atualidade; Carol Viola & Duda Cintra, umas das grandes revelações da música de raiz; Lizandra e Victória, as meninas violeiras da cidade de Nova Odessa (SP); Jéssica & Juliana que participaram do programa Esquenta (Rede Globo) e foram finalistas do concurso Esquentanejo que revelou novos talentos da música sertaneja e Mel Moraes, selecionada no Festival Viola da Terra, com sua composição instrumental Primavera dos Pássaros. O espetáculo gratuito acontece na Praça do Rosário, no bairro da Penha, reconhecido ponto turístico de São Paulo, onde se encontra a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, construído no século 19 , patrimônio histórico tombado.
Carol Viola & Duda Cintra, umas das grandes revelações da música de raiz. Foto: Gustavo Napoleão
18 álbuns gravados
Com mais de 30 anos de carreira e 18 álbuns gravados, as irmãs mato-grossenses radicadas na capital paulista Leyde & Laura vão conduzir o espetáculo de cerca de três horas.
No repertório da dupla músicas como: Milagre no Caixa 7 (Deluccas e Lucian); Cutuca Peão(Jesus Belmiro, Paraíso); Semente do Amor (Ronaldo Adriano, Luiz de Castro, Muniz Teixeira); O Amor do Sol e a Lua(Laura Rocha e Luiz Fernando); Não tenho Mágoa (Tião Procópio, Leyde Rocha), Ainda Amo (Diego Dias);Filhas de Mato Grosso (Divisor, Osvaldo Galhardi); Outra Vez (Weltom Martins);A Força do Amor(Jesus Belmiro, Paraíso);Passarinho Verde (Paraiso) , além de releituras de grandes clássicos.
“O projeto Leyde & LauraViola Encanto de mulher propõe dar voz ao gênero feminino na música caipira homenageando as grandes cantoras que desbravaram esse gênero em um universo tipicamente masculino e queremos mostrar o talento da nova geração que continua demarcando esse espaço ”, explicaa cantora Laura, da dupla mato-grossense .
Carol Viola & Duda Cintra, Lizandra e Victória, Jéssica & Juliana e Mel Moraes dividirão o palco com Leyde & Laura, apresentando canções autorais e a força e o talento da nova geração.
Homenagem
Durante todo o show haverá homenagens às grandes mulheres pioneiras na Canção Caipira. Entre elas Inezita Barroso, madrinha dos violeiros; as irmãs Galvão que cantaram juntas quase 75 anos; Helena Meirelles que iniciou suas apresentações aos 65 anos e aos 69 anos entrou no Hall das 100 melhores guitarristas da revista norte-americana Guitar Player, entre outras.
Obras que fizeram sucesso na década de 50 na voz de Inezita Barroso como Marvada Pinga e Lampião de gás serão relembradas. Assim como músicas como Beijinho doce (Nhô Pai, 1945), clássico sertanejo lançado pelas Irmãs Castro, mas que ganharam o público nas vozes das Irmãs Galvão.
No telão o público poderá conferir fotos de cantoras e duplas que demarcaram e desbravaram a música caipira.
Mel Moraes abre a série de pockets shows. Foto Vinícius Suzuki
Pockets shows
Haverá ainda três pockets shows que antecedem o show principal. No dia 1 de junho, às 18h, Mel Moraes, no Centro Cultural da Penha. No dia 2 de junho, às 18h30, a dupla Lizandra e Victória no Teatro Flávio Império. E no dia 3 de junho, às 17h, Jéssica e Juliana, no Teatro da Subprefeitura da Penha. Todos os shows têm entrada franca.
Lizandra e Victoria, as meninas violeiras da cidade de Nova Odessa (SP). Foto divulgação.
Sobre o ProjetoViola Encanto de mulher:
Pioneiro no Estado de São Paulo no incentivo ao protagonismo da mulher no cenário da música sertaneja de raiz, o projeto Leyde e Laura - Viola Encanto de Mulher propõe um diálogo entre o novo e o consagrado no cenário sertanejo feminino.
Em sua primeira edição, o projeto foi idealizado por Vomi Batista e realizado pelo Clube dos Violeiros Caipira. A ideia é destacar violeiras de várias gerações, e de todo o Brasil, falando das suas lutas, cantando e tocando viola, mostrando a beleza, a diversidade e pluralidade das duplas caipiras.
O projeto Leyde e Laura - Viola Encanto de Mulher foi contemplado no Edital de Apoio a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens - Secretaria Municipal de Cultura.
A dupla Jéssica e Juliana . Foto divulgação
Serviço:
Projeto Leyde e Laura - Viola Encanto de Mulher
Show:
04/06 – sábado às 14h ,Leyde e Laura - Viola Encanto de Mulher
Local: Praça do Rosário – Penha, São Paulo -SP
Atrações: Mel Moraes, Lizandra & Victória, Jéssica & Juliana, Carol Viola & Duda Cintra e Leyde & Laura
Pockets shows:
01/06 - quarta-feiraàs 18h,Mel Moraes no Centro Cultural da Penha
Local : Largo do Rosário, 20 - Penha de França, São Paulo - SP
02/06 - quinta-feira, às 18:30, Lizandra e Victóriano Teatro Flávio Império
Local : R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaiba, São Paulo - SP,
03/06 - sexta-feira às 17h, Jéssica e Julianano Teatro Subprefeitura Da Penha
Local : Rua Candapuí, 492 - Vila Marieta, São Paulo – SP.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar