Semana das Boas Ações busca despertar o voluntariado em todo o país

junho 05, 2022

Até o dia 05/06, ações sociais e culturais serão realizadas simultaneamente em várias cidades do país


Em SP haverá mutirão de limpeza no Território Indígena Tekoà Pyau e no RJ distribuição de refeições, kit de higiene e de roupas para pessoas em situação de rua


A pandemia trouxe um grande impacto para a vida das pessoas a nível global em várias áreas e o voluntariado é uma delas. Inicialmente, houve uma onda de doações e solidariedade no Brasil e no mundo, mas passados alguns meses, enquanto os problemas sociais se agravaram e a demanda aumenta, as iniciativas vêm caindo. É o que mostra um levantamento da Atados, organizadora da Semana das Boas Ações. O evento, que é um estímulo ao voluntariado, vai até dia 05 de maio, promovendo diversas atividades, simultaneamente, em todo o Brasil. Os interessados em ajudar nas ações oferecidas podem se cadastrar no site www.atados.com.br/dba


O Território Indígena Tekoà Pyau, localizado na Vila Clarice, em São Paulo, é um dos espaços que serão beneficiados durante a Semana das Boas Ações. No sábado (04), voluntários estarão no local para um mutirão de limpeza que beneficiará mais de 1200 indígenas, sendo 320 crianças.


No dia seguinte, no Rio de Janeiro, outro grupo vai distribuir refeições, kits de higiene e roupas para pessoas em situação de rua na região da Praça da Cruz Vermelha, no Centro da cidade. Durante a ação haverá apresentação circense com a Palhaça Chica, Os voluntários que se inscreverem têm a chance de participar de todas as etapas da ação, desde o preparo da refeição até a sua distribuição. 


A proposta da Semana das Boas Ações é promover, fortalecer e celebrar a cultura do voluntariado e da solidariedade, que impacta milhões de pessoas diariamente. O evento acontece em um período em que há um agravamento da crise econômica, um aumento no número de pessoas em situação de vulnerabilidade social e a diminuição no número de voluntários cadastrados no site da Atados, organizadora da proposta. 


De acordo com um levantamento realizado pelo Atados, em 2021, houve um aumento de 30% de voluntários inscritos no site em relação a 2020. Entretanto, nos primeiros cinco meses de 2022 esse número já caiu 25,6% em relação ao mesmo período de 2021.


"No auge da pandemia acompanhamos um aumento significativo no número de voluntários. Foi um catalisador de boas ações. No entanto, a desigualdade social e a demanda por ajuda também se intensificaram, mas as doações e a disponibilidade para o voluntariado vem diminuindo significativamente”, revela Daniel Morais, fundador do Atados.


Os eventos contarão com mais de 75 organizações que participam por meio de apresentações culturais, oficinas, intervenções, nas feiras de projetos sociais e de gastronomia ou empreendedorismo. 


A Semana das Boas Ações integra a programação da 7ª edição do Dia das Boas Ações, evento global que é realizado em todo o Brasil pelo Atados, em parceria com a Muda Cultural. No mundo, o Dia das Boas Ações está presente em mais de 100 países. Este ano, com patrocínio do Mercado Pago, a expectativa é impactar mais de 300 mil pessoas.


O encerramento acontece em Osasco, São Paulo, no Parque Chico Mendes que receberá o espetáculo de teatro sobre a mata atlântica, Bichos do Brasil, a contação de histórias Lenda das Orquídeas, além de oficina de plantio, apresentação circense, espetáculo de dança e feira de projetos sociais. 

Tem atividade para animar toda a família.  Logo no início da manhã, haverá oficina de plantio com OHquidea e roda de capoeira com o Lar Jesus Entre as crianças. Na sequência, é a vez da  apresentação circense com o grupo Picadeiro Aéreo que no início da tarde também realizará oficina de circo com o Picadeiro Circo Escola.


Durante o dia, o Instituto Caminhos Contra a Injustiça realizará a oficina “Educação Financeira”, uma aula de atividade física e a apresentação “O que vão dizer de nós”. E para quem gosta de dançar também haverá aula de Zumba com a professora Keli do Projeto Dançando no Parque. Os horários estão disponíveis na programação em anexo.


Acesse a programação completa: www.atados.com.br/dba


Serviço

São Paulo  -  Mutirão de limpeza: território indígena Tekoà Pyau

Data: sábado, 4/06 

Horário: das 10h às 16h 

Local: Rua Comendador José de Matos, 386 - Vila Clarice

Link para vaga de voluntariado: : https://www.atados.com.br/vaga/mutirao-de-limpeza-tekoa-pyau 


Rio de Janeiro - Distribuição de refeições para pessoas em situação de rua

Data: domingo, 5/06

Horário: 12h

Local: Praça da Cruz Vermelha, Centro do Rio, atividade organizada por Geo Sem Fome

Link para vaga de voluntariado: https://www.atados.com.br/vaga/voluntaries-de-apoio 


Encerramento

Data: Domingo, 05/06 

Horário: Das 9h às 14 horas

Local: Parque Chico Mendes (Rua Lázaro Suave, 15 - City Bussocaba, Osasco - SP, 06040-440) 

 

Atividades:

09h - Contação de histórias “Lenda das Orquídeas”, com o projeto OHquidea

09h30 - Oficina de Plantio, com o projeto OHquidea

09h30 - Roda de capoeira com o Lar Jesus Entre as crianças

10h - Apresentação circense: Grupo Picadeiro Aéreo, com o Picadeiro Escola

10h - Oficina de Educação Financeira, com o Instituto Caminhos Contra a Injustiça 

11h -  Aula de Zumba, com a professora Keli do Projeto Dançando no Parque

11h - Atividade Esportiva, com o Instituto Caminhos Contra a Injustiça

12h - apresentação “O que vão dizer de nós”,  com o Instituto Caminhos Contra a Injustiça

12h30 - Oficina de Circo, com Picadeiro Circo Escola

13h - Apresentação de teatro: “Bichos do Brasil” da companhia Pia Fraus


Sobre o Atados 

O Atados é uma plataforma social online que desde 2012 conecta pessoas a oportunidades de voluntariado em causas sociais, com o propósito de mobilizar pessoas, articular soluções e recursos para impulsionar transformações e fortalecer a atuação de organizações em diversas causas sociais. Para disponibilizar suas ferramentas gratuitamente à rede de voluntários e organizações sociais, o Atados oferece serviços de voluntariado empresarial, gestão e consultoria em responsabilidade social.


Sobre a Muda Cultural 

A missão da Muda Cultural é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção da arte e da cultura. Desde 2007 no mercado cultural, a Muda realiza projetos atuando como elo entre marcas e seus públicos de interesse, incluindo a concepção, a curadoria de conteúdos e o planejamento. Tendo como principal ativo uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a Muda oferece uma atuação capaz de transitar entre os universos artístico, da produção e da gestão cultural.





Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>