Publicação digital trata de diferentes aspectos da cadeia musical; quarta edição discute a difusão radiofônica na visão de jornalistas, produtores de conteúdo, radialistas e pesquisadores.
.
Lançamento vai reunir Fernando Andrade, Mauro Beting e Tati Nativa para um bate-papo no Sesc Avenida Paulista, com mediação de Mariana Piza, no dia 15 de junho.
.
A publicação está disponível gratuitamente na internet e em aplicativo para mobile.
O rádio ganhou força durante a pandemia. Com o isolamento social trazido pela Covid-19, mais brasileiros passaram a ouvir música, acompanhar notícias e rodadas esportivas através desse meio de comunicação que hoje alcança cerca de 80% dos brasileiros e que assiste à expansão do consumo de seus conteúdos pela internet.
É o que indicam as pesquisas Inside Radio2020 e 2021, realizadas pela Kantar Ibope Mídia. Já a quinta edição do Atlas da Notícia, divulgada no primeiro semestre de 2022, aponta o rádio como meio predominante no Sudeste do país, tendo tomado o lugar do impresso com a presença de 1.442 emissoras na região.
Seja por razões afetivas, tecnológicas, políticas, comerciais ou acadêmicas, a enorme relevância que o rádio teve para o cotidiano dos brasileiros ao longo da história parece se manter e, mais do que isso, aumentar na contemporaneidade. Para discutir, por diferentes vias, esse tema que rende abordagens apaixonadas e conteúdos apaixonantes, a quarta edição da Zumbido, publicação digital do Selo Sesc, traz para o centro do debate a difusão radiofônica na visão de jornalistas, produtores de conteúdo, radialistas, pesquisadores e amadores desse meio de comunicação. Na arte da capa, radinhos da ilustradora Bruna Kater dão o tom da edição.
Lançada pelo Selo Sesc com o propósito de discutir a música como linguagem, sem ignorar o componente afetivo que nos move ao ouvi-la, a Zumbido inaugura duas novas seções em sua quarta edição: Fonte Primária e ZumZumZum. Na primeira, dedicada a textos em primeira pessoa e narração de vivências de quem “estava lá pra ver”, Matias Pinto, que é produtor de podcasts desde 2013 na Central 3, conta sua trajetória de ouvinte fanático a produtor de conteúdo profissional para as ondas da internet. Em ZumZumZum, uma coleção de referências sobre o tema central de cada edição, para ler, ouvir e fruir, coletados pela equipe do Selo Sesc.
Na seção Textão, a jornalista Nina Rocha traça um panorama etnográfico do consumo de conteúdo radiofônico no Brasil, pontuando essa trajetória com a evolução tecnológica do objeto rádio e os diversos espaços que este ocupou no ambiente doméstico no decorrer da história. Um panorama histórico é também traçado por Dora Guerra na seção Especial, em que a pesquisadora apresenta uma breve análise da história das rádios comunitárias e os interesses que atravessam suas existências legais. Também como Especial, a jornalista e mestre em Ciências Sociais Karla Freire aborda a importância das rádios locais para a difusão da cultura reggae no estado do Maranhão.
Mais afetivo e pessoal é o relato do músico e comunicador Jean Paz em Ruído Interno. No texto, Jean divaga sobre como um certo Walkman encontrado na escola o levou a lugares inimagináveis e foi responsável pelo surgimento de uma história de amor entre um adolescente e a rádio. Em Perfil, a história da Rádio Fluminense FM, também conhecida como “Maldita”, que teve papel fundamental na formação da história do rock nacional, é contada pela radialista Fabiane Pereira; e os 37 anos de carreira de Alexandre Hovoruski, experiente diretor artístico que atuou em diferentes rádios brasileiras, é tema para o texto do comunicador Marcos Lauro.
Para marcar o lançamento dessa quarta edição, um bate-papo no Sesc Avenida Paulista aborda a relevância da difusão radiofônica no contexto atual a partir de excertos da Zumbido #4. Participam Fernando Andrade (Rádio CBN), Mauro Beting (SBT, Rádio Jovem Pan e TNT Sports) e Tati Nativa (Rádio Nativa). A mediação é de Mariana Piza (Programa Maritaca). Para participar, basta comparecer ao Sesc Avenida Paulista no dia 15 de junho de 2022, quarta-feira, às 18h30.
Zumbido #4 - Rádio
Disponível na plataforma Medium, na internet. Acesse sescsp.org.br/zumbido. A revista é gratuita.
Lançamento da Zumbido#4 - Bate-papo sobre a relevância da difusão radiofônica no contexto atual a partir de excertos da edição. Com Fernando Andrade (Rádio CBN), Mauro Beting (SBT, Rádio Jovem Pan e TNT Sports) e Tati Nativa (Rádio Nativa). Mediação: Mariana Piza (Programa Maritaca).
Dia 15/06. Quarta, 18h30.
Livre. Grátis. Não é necessário inscrever-se.
Sesc Avenida Paulista
Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo - SP
SOBRE A ZUMBIDO
A revista digital do Selo Sesc – gravadora que há mais de dez anos traz ao público CDs, DVDs e lançamentos digitais que atestam a diversidade da produção artística brasileira – é uma publicação com quatro edições publicadas e serve como um espaço para reflexão sobre os diversos aspectos da cadeia musical. Para cada número, são convidados compositores, pesquisadores, escritores, jornalistas e músicos para a produção dos textos. Até aqui, a revista trouxe um panorama sobre a crítica musical no país; uma reflexão sobre o fenômeno da música sertaneja em todas as suas vertentes; a trajetória da música comercial no Brasil e a cultura soundsystem na cidade de São Paulo.
SOBRE O SELO SESC
Criado há 18 anos, o Selo Sesc tem o objetivo de registrar a amplitude da produção artística brasileira construindo um acervo pontuado por obras de variados estilos, épocas e linguagens. Em 2020, destacam-se os álbuns lançados nas plataformas digitais: Sessões Selo Sesc #8: Toada Improvisada – Jackson do Pandeiro 100 anos e Olorum (Mateus Aleluia). O CD-livro São Paulo: paisagens sonoras (1830-1880) da pesquisadora e cantora Anna Maria Kieffer; o DVD Exército dos Metais, da série O Som da Orquestra; os CDs físico e digitais Recuerdos (Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e Ney Matogrosso), Tia Amélia Para Sempre (Hercules Gomes), Acorda Amor (Letrux, Liniker, Luedji Luna, Maria Gadú e Xênia França), Tio Gê - O Samba Paulista de Geraldo Filme (vários artistas) e Nana, Tom, Vinicius (Nana Caymmi). Já em 2021, a gravadora lançou exclusivamente no ambiente digital os discos Villa-Lobos Trios (Claudio Cruz, Ricardo Castro, Antonio Meneses e Gabriel Marin), Viola Paulista – Volume II (Vários Artistas), Tempo Tátil (Vladimir Safatle), Forró de Rabeca (Mestre Luiz Paixão); De Sol a Sol (Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas), Poéticas (tributo ao poeta Jorge Salomão), entre outros. Neste ano, a gravadora lançou o box Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna (Vários Artistas) com um apanhado da ambiência sonora, poética e musical da Semana de 22. Os títulos do Selo Sesc podem ser encontrados nas Lojas Sesc, na loja virtual do Portal Sesc São Paulo, nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Apple Music, entre outras) e no Sesc Digital. Saiba +
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar