Nova série de lives do Café aborda saúde mental em parceria com o Pacto Global da ONU no Brasil

junho 08, 2022


A série contará com duas lives no mês de junho e tem curadoria do psicanalista Pedro Ambra; o movimento #MenteEmFoco é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil; a transmissão ocorrerá pelo canal do Café, no Youtube

Pedro Ambra/Créditos Camila Falcão 

A saúde mental ganhou espaço nas discussões sobre bem-estar, especialmente após o início da pandemia de Covid-19. De redes sociais aos esportes, passando por escolas e por empresas, abordar o assunto se tornou imperativo e esse será o tema da nova temporada de lives do Café Filosófico CPFL durante o mês de junho. 


A série ‘Mente em foco: trabalho e saúde mental’ é uma parceria com o movimento #MenteEmFoco, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil que convida empresas e organizações brasileiras a reconhecer a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e a agir em benefício de seus colaboradores. A estreia ocorre na próxima quinta-feira, dia 9, com o curador da série, o psicanalista Pedro Ambra


“A Agenda 2030 da ONU é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. E as pessoas estão no centro de todas essas ações. São elas que fazem a diferença. Em 2020, fomos atingidos fortemente por uma pandemia terrível, que nos mostrou ainda mais o quanto é fundamental transformar nossa sociedade. Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são muito mais do que conceitos, são cada vez mais parte das estratégias de negócios das companhias. E, dentro deles, precisamos cuidar mais e mais das pessoas. Da saúde delas. E a saúde mental é um dos principais pilares dessa estrutura. É por isso que é tão importante termos iniciativas focadas nessa área, como o #MenteEmFoco. Um esforço coletivo, em que contamos com o apoio da nossa rede”, reforça Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.


Segundo o psicanalista Pedro Ambra, a saúde mental sempre foi uma preocupação da humanidade e que, a partir da modernidade, o indivíduo passa a ser um ente racional, livre e responsável, inclusive por seus próprios conflitos. “A febre dos best-sellers de auto-ajuda ilustra essa ilusão de que cada um de nós é causa de seus problemas e, portanto, vive as consequências de escolhas ruins que podem ser revertidas individualmente”. 


O especialista também alerta para o que chama de “discurso de receitas simples”. “A febre dos coaches ilustra que este discurso de receitas simples (gritos de guerra, técnicas de meditação rápida, efeitos positivos do “bom stress” e ideia de que ricos são ricos porque acordam cedo, entre outros) funda uma obscura fronteira entre bem-estar psíquico e sucesso financeiro no trabalho”. Pedro Ambra ainda suscita o questionamento: “seria este discurso a cura ou a própria causa da explosão de casos de burnout, especialmente na pandemia?”


Vale lembrar que, no início de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o burnout como uma condição ligada exclusivamente ao trabalho e, no limite, produzida por condições e relações laborais. Esta nova série pretende responder a questões como: quais as raízes e implicações das complexas relações entre trabalho, saúde mental e discursos sociais? Há saídas institucionais para isso? Qual o papel do inconsciente e do desejo na manutenção de um modo de funcionamento que causa tanto sofrimento? Quais os impactos psíquicos, sociais e políticos de tais transformações (precarizações) na esfera do trabalho? 


Live de estreia


O programa de estreia, com Pedro Ambra, vai ao ar na quinta-feira, dia 9/6, às 18 horas, e vai debater o tema ‘Sofrimento psíquico: entre o singular e o social’. O psicanalista explana sobre a origem do sofrimento psíquico e perpassa a explosão nos casos de depressão, esgotamentos oriundos do trabalho e riscos de suicídio que acompanham as transformações de condições materiais de reprodução da vida, bem como de modalidades de sociabilidade. Ele também vai abordar as distinções entre mal-estar, sofrimento e sintoma, e como elas se articulam com as determinações de classe, raça e gênero no Brasil.


Outras parcerias


A parceria do Instituto CPFL com o Pacto Global da ONU no Brasil também está presente em outros formatos do Café Filosófico CPFL. No Café Expresso, que estreou uma série sobre o futuro do planeta nesta semana, a cooperação promove o diálogo sobre um tema que também requer urgência: o clima. Com participação do CEO do Pacto Global no Brasil, Carlo Pereira - e de seus convidados - o episódio ‘Emergência Climática’ vai tratar das responsabilidades e dos possíveis caminhos para redução dos impactos socioambientais. 


Confira as datas das exibições:


9/6: Café Filosófico CPFL live: Sofrimento psíquico: entre o singular e o social

Com Pedro Ambra, psicanalista

Ative o lembrete: https://youtu.be/tFd8Lqr6CEM 


23/6: Café Filosófico CPFL live: Saúde mental e trabalho

Com Marcelo Galletti, psicólogo e filósofo 

Ative o lembrete: https://youtu.be/6NIUGNngQpM 


14/6: Café Filosófico CPFL expresso: Emergência climática

Com Carlo Pereira, diretor da Rede Brasil do Pacto Global 

Ative o lembrete: https://youtu.be/xoHPbjjqqSY


As lives do Café têm transmissão gratuita pelo canal do programa no Youtube e no perfil do Instituto CPFL no Facebook. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com transmissão online, programas de televisão e podcasts.

Sobre o Instituto CPFL

Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

 


 
 
 
 

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>