NFT.Rio anuncia programação de painéis e oficinas de sua edição de estreia
junho 28, 2022
Primeiro evento internacional dedicado ao universo de NFTs ocupa o Parque Lage de 30 de junho a 03 de julho com exposição gratuita reunindo centenas de trabalhos digitais de mais de cem artistas, como X-Copy, ArtBlocks, Justin Aversano, Bored Apes Yacht Club, Cryptorastas e Gilberto Gil
Evento poderá ser visitado de qualquer lugar do mundo através de uma réplica do Parque Lage no metaverso, onde também estarão as obras da mostra
Primeiro evento internacional no Brasil dedicado inteiramente à tecnologia que vem revolucionando o meio digital e, em especial, o mercado das artes, o NFT.Rio anuncia a programação completa dos painéis e workshops que acontecem paralelamente à grande exposição, de 30 de junho a 3 de julho, no Parque Lage, no Rio, com patrocínio do Mercado Bitcoin. Com entrada gratuita, a mostra reúne quase mil obras de mais de cem artistas nacionais e estrangeiros. Confira no fim do texto a grade completa e os valores dos ingressos para as conversas e oficinas.
“A nossa missão é apresentar a cultura NFT a uma nova e ampla audiência, bem como ajudar a empoderar os criadores brasileiros na cena global. Escolhemos o Parque Lage por ser um espaço de referência da arte no país e um cartão postal da cidade”, explica Marcus Menezes, um dos organizadores do NFT.Rio e fundador da coleção de NFTs CryptoRastas.
O skatista Bob Burnquist, o músico André Abujamra, o artista visual Batman Zavareze, a apresentadora e influenciadora digital Mari Moon e o jornalista Bruno Natal são alguns dos nomes confirmados nas palestras do
evento, que irão abordar desde os fundamentos sobre a nova tecnologia — em "O que é NFT?" e "Como criar NFT" —, até temas mais específicos como "NFTs para marcas: como construir presença na web3" e "Meio ambiente: blockchain sustentáveis", além de mostrar o amplo alcance da nova tecnologia não apenas nas artes visuais, mas em áreas como música, esportes, economia, games, moda, inclusão digital, entre outras.
Destinado a players do mercado e iniciantes nos temas da Web3, o evento contará ainda com ambiente imersivo e será um ponto de encontro de networking, possibilitando a realização de novos negócios para artistas, criadores, colecionadores, startups, investidores e entusiastas.
Aos 80 anos, Gilberto Gil lançará durante o evento seu primeiro NFT, que dará origem a uma coleção que integra o projeto Gil Futurível. O NFT será um busto do artista criado a partir de uma nova tecnologia de escaneamento em 3D.
Com crescimento vertiginoso nos últimos dois anos e responsável por movimentar US$ 17,6 bilhões em transações somente em 2021, o mercado de NFTs (non-fungible tokens) faz parte de uma verdadeira revolução na forma como as pessoas irão interagir no meio digital e como a tecnologia será aplicada no mundo físico.
A curadoria do NFT.Rio
Dono de um acervo avaliado em US$17 milhões, o misterioso colecionador de NFTs Cozomo de’ Medici — pseudônimo reivindicado pelo rapper Snoop Dogg através de um post no Twitter que causou rebuliço em setembro passado — emprestou parte de sua coleção para o evento. A seleção inclui alguns dos mais valorizados NFTs do mercado como Cryptopunks, XCopy e Fidenza. A aproximação de Cozomo com o NFT.Rio começou quando ele adquiriu alguns CryptoRastas, exemplares da série criada por Marcus Menezes, hoje prestigiada internacionalmente. Além dos CryptoRastas, integram a mostra do evento obras de outros artistas da cena nacional, como Fesq, Uno de Oliveira, Simone Monte e Marlus Araujo. Já a milionária série Bored Apes Yacht Club (queridinha de celebridades, como Neymar, Jimmy Fallon e Paris Hilton) terá NFTs disponibilizados pela comunidade de colecionadores brasileiros.
A exposição traz ainda trabalhos de alguns pioneiros da cena internacional do NFT, como o criptoartista mexicano Carlos Marcial e o americano Justin Aversano, cujo projeto Twin Flames conta com algumas das obras mais caras vendidas na história da fotografia.
Principal galeria/plataforma de arte generativa (obras criadas com ajuda de
algoritmos) do mercado de NFTs, a Art Blocks também estará presente no NFT.Rio.
“Diferentemente dos eventos do gênero realizados em outras cidades, resolvemos colocar a exposição em destaque porque acreditamos que arte e a cultura são a melhor forma de espalhar uma mensagem. Como esse movimento é baseado no digital e virtual, é muito importante esta oportunidade de se encontrar pessoalmente e poder experienciar as obras em ambientes diferentes”, afirma Marcus, ressaltando que o NFT.Rio faz parte de um movimento global que começou com o NFT.NYC, em 2019, e depois se espalhou de forma orgânica para outras grandes cidades como Los Angeles, Paris e Amsterdã.
O NFT.Rio não ficará restrito aos limites físicos do Parque Lage. Interessados que não moram na cidade ou no país poderão acompanhar o evento através de atividades online, como bate-papos abertos no Twitter Spaces, além de visitá-lo virtualmente em sua réplica no metaverso. Além disso, as artes dos NFTs também serão espalhadas pelas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo com outdoors digitais, em uma parceria com a Eletromídia.
“Durante esses dias, todo mundo na cidade vai, de alguma forma, ver ou ouvir falar sobre NFT”, completa Marcus Menezes.
Convidados: Marlus, Ottis, Byron e Metaverse Agency
15h - Flip x Hodl: diferentes atitudes para gerir coleções de NFT
Host: Bruno Natal
Convidados: Caio Vicentino, Marcelo Martins - unBlock e Pedro Martino
16h - A próxima jogada: esportes e NFTs
Host: Bruno Natal
Convidados: Bob Burnquist e Felipe Ribbe
17h - Tecnologia como processo criativo
Host: Batman Zavareze
Convidados: CryptoRastas e Marlus
Sexta, 1º de julho
10h - Descentralização: o que é web3?
Hostess: Marimoon
Convidados: Bruno Natal e João Pedro Novochadlo
11h - Como criar NFTs?
Hostess: Marimoon
Convidado: Hot Café
13h - Meio Ambiente: blockchain sustentáveis
Hostess: Rita Wu
Convidado: Luis Adaime (Moss)
14h - Tokenomics
Host: TheSmith
Convidado: Bankless BR
15h - Crypto Art: a estética digitalmente nativa
Hostess: Rita Wu
Convidados: Uno de Oliveira, Thiago Yaak e Fesq
16h - Comunidades Digitais
Host: Bruno Natal
Convidados: Hot Café e Vlad
17h MASTERCLASS com Blockchain Academy (1)
Host:
Mercado Bitcoin
Sábado, 2 de julho
10h - O que é BlockChain?
Hostess: MariMoon
Convidado: Yan (Hathor)
11h - NFT para meu pequeno negócio
Hostess: Marimoon
Convidado: em aberto
13h - Scam! Como evitar golpes
Host: Bruno Natal
Convidado: Caio Vicentino
14h - NFT pra marcas: como construir presença na web3
Hostess: Lara Azevedo
Convidado: Malu Barbosa, Fesq e Luis Justo (Rock in Rio)
15h - Computadores fazem arte: Arte Generativa
Host: Carlos Vamos
Convidado: ArtBlocks
16h - O novo som do bloco: música na blockchain
Host: Bruno Natal
Convidado: André Abujamra
17h - MASTERCLASS com Blockchain Academy (2)
Host: Mercado Bitcoin
Domingo, 3 de julho
10h - O que é DAO?
Hostess: MariMoon
Convidados: Bankless BR, TheSmith e AlmaDAO
11h - Web3 para todes: inclusão digital na blockchain
Hostess: Marimoon
Convidado: em aberto
13h - NFT is DEAD
Host: Bruno
Natal Convidados: Uno de Oliveira e João Paulo Mayall
14h - Jogue pra ganhar: criptogames!
Host: Bruno Natal
Convidados: Ivan Duffles e Carlos Estigarribia
15h - Cultura do PFP: avatares e o poder da auto identificação
Host: Bruno Natal
Convidado: CryptoRastas
16h - Moda inna web3 style
Hostess: Lara Azevedo
Convidado: em aberto
17h - MASTERCLASS Arte Generativa com ArtBlocks
Host: ArtBlocks
GLOSSÁRIO:
NFT: é a sigla para non-fungible token, ou token não fungível, um criptoativo criado a partir da tecnologia blockchain – a mesma usada para criar bitcoin e outras criptomoedas – que serve como identidade digital de um item único. Ou seja, é um certificado que garante a posse de um bem digital exclusivo. Agora os criadores podem vender suas obras digitais e os fãs podem colecionar, investir e comercializar, criando uma nova cultura e economia.
Token: Representação digital de um ativo – dinheiro, propriedade, investimento etc – em uma blockchain. Há vários tipos de tokens como os próprios NFTS, Security Tokens, Payment Tokens e Utility Tolkens.
Web3: é o termo que se refere à próxima fase da internet, construída sobre o conceito de descentralização baseada na tecnologia blockchain. Ela pretende tirar controle da rede de grandes corporações, como Apple, Facebook (Meta), Google e Microsoft, passando para as mãos dos usuários.
Blockchain: é uma base de dados compartilhada e imutável que facilita o processo de registro de transações e rastreamento de ativos em uma rede descentralizada de computadores. É a tecnologia base para as criptomoedas e os NFTs.
Metaverso: É um ambiente virtual descentralizado e multiusuário, onde é possível realizar inúmeras atividades através de avatares, como ir a eventos, reuniões, museus, comprar terras e construir. Existem vários metaversos com estéticas diferentes: tridimensional, pixel, realidade virtual, realidade aumentada, etc.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar