Homens Pink, La Vaca Companhia de Artes Cênicas, no Palco Giratório
junho 22, 2022
Homens Pink é uma performance documental solo de Renato Turnes, de Santa Catarina, que parte dos relatos de homens gays idosos para atualizar memórias de resistência e celebrar a experiência de sobreviventes. A performance é fruto do projeto que inclui ainda um filme documentário, de mesmo nome, que mostra o encontro entre o ator e os 09 senhores gays que compartilharam suas memórias e que são a base da dramaturgia original.
Memórias pessoais do performer se fundem a essas lembranças emprestadas: a infância, o sexo, o fervo, a epidemia, a luta e a inexorável passagem do tempo. O orgulho de existir é festejado em fragmentos épicos que revivem espectros narrativos através de histórias, fotos, vídeos e objetos que reelaboram a experiência coletiva de corpos dissidentes.
No dia 27/6, às 16h, lançamento com roda de conversa sobre o espetáculo no canal youtube do Sesc Brasil. E nos dias 28 a 30 de junho e 5 a 7 de julho, apresentações do espetáculo no mesmo canal. youtube.com/SescBrasil
Sobre o Palco Giratório
O projeto é realizado em quatro etapas, começou em maio e vai até novembro. Em cada uma, três trabalhos serão apresentados. Além das exibições de espetáculos, haverá ‘ativações cênicas’, conversas digitais com os artistas antes da estreia dos trabalhos na programação, ‘intercâmbios’ online entre os artistas nacionais e locais, oficinas de crítica que percorrerá todas as etapas.
O público vai ser apresentado a 12 obras cênicas digitais e 1 proposta de mediação cultural produzidas no período da pandemia de Covid 19. O Palco Giratório vai revisitar e permitir a experimentação de tais obras como oportunidade para refletir sobre os impactos dessas criações, que usaram meios digitais na produção cênica.
As transmissões serão diferenciadas, mas todas ocorrerão em ambiente virtual. Em 2022 serão realizadas 162 apresentações artísticas e 200 ações formativas. Também ocorrerão apresentações de artistas e grupos locais, em formato digital ou presencial, nos estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao longo do ano, será mobilizado um conjunto aproximado de 103 coletivos artísticos de todo o país.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar