Experiências culturais enriquecem o desenvolvimento infantil
junho 15, 2022
Instrutora de música do Sesc Goiás explica o porquê os pais devem oportunizar às crianças o acesso à arte
Qual foi a última vez que você levou seu filho ao teatro? Qual foi a última vez que você cantou uma canção folclórica com o seu pequeno? A arte pode ser vista de diversas formas, sendo algo muito amplo, e com isso traz consigo diversas vantagens, principalmente para o desenvolvimento infantil, seja por meio do desenho, da dança ou da invenção de histórias.
De acordo com a instrutora de música do Núcleo Livre de Artes do Sesc Goiás, Daiane Lourenço, as experiências culturais contribuem na construção da identidade do ser humano. “A arte trabalha o pertencimento, às relações sociais, a autonomia, o respeito pelo outro, a convivência em grupo, além do desenvolvimento cognitivo”, explica.
Música, produções audiovisuais, danças, literatura e fotografia são exemplos de produtos artísticos que proporcionam o expressar, assim como as lendas, brincadeiras infantis, desenhos e canções folclóricas. Conforme a instrutora Daiane Lourenço, não há um produto artístico específico que seja melhor para a criança, mas é importante que os pais e responsáveis oportunizem o acesso a todas as áreas culturais para despertar o interesse infantil.
“É importante também se apropriar da cultura que tem no local onde se vive, como eventos, teatros e atividades artísticas, assim como as ações proporcionadas no habitat natural deles, dentro de casa e na comunidade”, ressalta Daiane Lourenço.
A arte na infância também facilita o reconhecimento que a criança tem de si em relação aos outros. As escolhas de formatos, tamanhos e cores nos desenhos e nas modelagens de massinha, por exemplo, são indicativos de que as informações externas vêm sendo absorvidas e interpretadas de forma completa, por todos os cinco sentidos.
Núcleo Livre de Artes
O Núcleo Livre de Artes do Sesc Goiás está presente nas unidades do Sesc Centro (Goiânia) e Sesc Anápolis. Composto por profissionais da área, o núcleo oferece aulas de música, dança, teatro e circo para todas as faixas etárias, seja para iniciantes, profissionais da área ou para proporcionar diversão em uma nova atividade.
Clique aqui e assista a entrevista completa com a instrutora de música Daiane Lourenço
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar