“A tensão” encerra temporada no CCBB SP na próxima segunda-feira (20/06)

junho 19, 2022

Mais de 140 mil pessoas já visitaram a exposição que reúne obras de um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea, o argentino Leandro Erlich;

 

A instalação “A Piscina”, que fica no piso térreo do prédio histórico do CCBB SP, tem gerado inúmeros registros nas redes sociais pelo público

 

Imagens, press releases e outros materiais de apoio para jornalistas: www.agenciagalo.com/erlichsp

 


Obra A Piscina no CCBB SP: Será possível entrar em uma piscina sem se molhar ou afogar?

 

São Paulo, junho de 2022 – “A tensão” encerra temporada no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) na próxima segunda-feira (20/06). Mais de 140 mil pessoas já visitaram a exposição no prédio histórico da capital paulista e viveram experiências únicas, como contemplar um jardim secreto ou entrar. Sucesso de público e crítica, o conjunto de obras em exibição é assinado por um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea, Leandro Erlich.

 

O artista argentino trabalha com referências que são, literalmente, “lugares-comuns”, espaços que estamos acostumados a ver no dia a dia, mas deslocados da condição de normalidade. Como afirma o curador da exposição, Marcello Dantas, “a obra de Leandro Erlich é estruturada no mecanismo da dúvida. O que nossos olhos veem está em desacordo com o que nossa mente conhece”, sintetiza.

 

Erlich está constantemente rompendo as fronteiras que normalmente acreditamos existir entre a realidade e a ilusão. Uma das mais bem-sucedidas experiências nesse sentido é justamente “Swimming Pool” (piscina, em português), montada no piso térreo do CCBB SP. A instalação é capaz de provocar sensações curiosas tanto por quem entra nela – sem se molhar – quanto para quem está do lado de fora. Uma camada de água entre um lado e outro cria a ilusão de que as pessoas ao fundo estão de fato mergulhadas numa piscina.


Outra obra instigante e grande destaque entre as instalações de Erlich é “Classroom”. Nela, quando o público entra na sala, sua imagem é refletida num vidro, como se ele fizesse parte de uma cena diferente. Os visitantes ficam parecidos com fantasmas, como se estivessem numa sala de aula abandonada – as memórias de infância se projetam para um cenário de crise e de abandono.

 

Serviço:

Exposição: “A tensão” – Leandro Erlich

Data: Até 20/06

Local: Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita (Ingressos esgotados)

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.

Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.

 

Importante: O CCBB recomenda o uso de máscaras durante a visita em virtude da pandemia

 


 



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>