Luana Génot recebe Juliana Alves no ‘Sexta Black’

maio 15, 2022

Terceiro episódio da quarta temporada discute o estereótipo e policiamento


Crédito: AmiChavy

Download de fotos: aqui



A atriz Juliana Alves é a convidada do terceiro episódio de “Sexta Black” que vai ao ar nesta sexta-feira, 13 de maio, a partir das 20h, no canal do Youtube do GNT. Sob o comando da apresentadora Luana Génot e com o tema “Negra Raivosa?”, a atração vai debater sobre policiamento de tom das mulheres e estereótipos.

 

Muitos são os estereótipos colados aos corpos negros, de “mãe preta” ao “negão”. E, impregnados pela perspectiva da discriminação que os desumaniza e os tornam objetos, são lidos sobre a ótica do racismo - sendo cada um deles definidos a partir de características físicas ou de expressão dos corpos não brancos. No caso da mulher negra, a raiva é um sentimento desafiador pois, muitas vezes, características como: confiança, posicionamento e indignação são lidas de forma que a transportam para um dos mais cruéis estereótipos, a “Negra Raivosa”.

 

"As pessoas muitas vezes nos colocam como pessoas que vão ter atitudes de conflito o tempo todo quando, na verdade, fazemos isso na medida do necessário. E, às vezes, o tom de voz é algo necessário e condiz com a história que a gente carrega e com tudo o que vivemos. Você não vai viver uma situação de opressão e se calar”, destaca a atriz.

 

Durante a entrevista, Juliana compartilha também desconfortáveis experiências vividas em sua juventude, época que ainda era uma adolescente: “eu percebia mais o incômodo e a reação das pessoas quando eu resolvia me posicionar. Aí quando a gente, às vezes, trazemos muitos argumentos e de maneira muito contundente, pode ser interpretado como abuso, como se tirasse a autoridade de alguém em determinado espaço”, reforça.

 

"Sexta Black" é um programa de conversas com periodicidade semanal que aborda a partir da pauta racial diferentes discussões sobre a sociedade. A produção é de Luana Génot, Jorjão Espírito Santo, Shirlene Paixão e Giuline Bastos. 

 

Os episódios inéditos de “Sexta Black” vão ao ar todas às sextas-feiras, às 20h no canal do Youtube do GNT .

 

Sobre o #SextaBlack

Criado e comandado pela publicitária, escritora, apresentadora e mestra em Relações Étnico-Raciais, Luana Génot. O programa #SextaBlack nasceu do objetivo de fazer com que mais pessoas brancas, pretas, amarelas, pardas ou indígenas dialoguem e reflitam sobre temas como cor, raça, trajetória, pertencimentos afim de criar, juntos, uma sociedade antirracista na prática. Exibido no canal do YouTube da GNT, o programa teve sua primeira temporada vinculada entre novembro e dezembro de 2020, a segunda e terceira temporada estrearam na TV por assinatura entre em agosto, setembro e outubro de 2021, todas com cinco episódios cada e que contaram com a participação de personalidades e especialistas como Hélio de La Peña, Kaê Guajajara e Lian Thai, Samara Felippo, Thalita Carauta, Ana Hikari, Weena Tikuna, Luana Xavier, Flavia Pinto, Emílio Dantas, Erica Malunguinho, Djuena Tikuna e Mauro de Sousa. Com direção e co-criação de Shirlene Paixão e Jorge Espírito Santo, o programa também reforça a diversidade, tanto à frente, quanto por trás das câmeras. Assista em Youtube.com/canalGNT .

 

Sobre Luana Génot

Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que impulsiona práticas antirracistas no mundo corporativo e na sociedade, Luana Génot é mãe da Alice, publicitária e mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ. Autora do livro “Sim à Igualdade Racial - Raça e Mercado de Trabalho”, que foi finalista do Prêmio Jabuti 2020. Já foi voluntária na campanha de Barack Obama e tem treinado executivos no Brasil, Estados Unidos, México, França, entre outros. Para acompanhar o trabalho de Luana Génot, o instagram é @luanagenot .



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>