Castelo de Areia, de Pierre Oscar Lévy e Frederik Peeters, ganha edição em capa dura com novo design
maio 27, 2022
A graphic novel que inspirou o filme Tempo (Old), do cineasta M. Night Shyamalan, ainda conta com prefácio de Lévy e posfácio do jornalista e tradutor Érico Assis
Em edição com capa dura e novo design, a Tordesilhas Livros relança a graphic novelCastelo de areia, do escritor francês Pierre Oscar Lévy e ilustrada pelo suíço Frederik Peeters. Voltada para o público adulto, a obra mescla ilustrações realistas e detalhadas com um texto elaborado para instigar reflexões sobre a passagem do tempo e a brevidade da vida de uma forma não tão romântica.
Além da nova capa, a edição conta com prefácio de Lévy e posfácio do jornalista e tradutor Érico Assis. Castelo de areia é um convite a diversas reflexões. As relações e a forma como cada um dos personagens lidam com a condição nada lógica a que estão submetidos oferecem um recorte do que poderia ser o “fim do mundo”.
A narrativa gira em torno de duas famílias, um casal e um misterioso homem que, coincidentemente, passam a manhã em uma praia isolada. Enquanto as interações cotidianas se desenvolvem sem maiores surpresas, uma das crianças encontra no mar o cadáver de uma mulher.
O espanto causado pela descoberta é ofuscado pela estranheza da situação percebida por todos: o tempo ali passa de maneira acelerada, de tal forma que, em poucas horas, as crianças entram na puberdade e, em seguida, na vida adulta, enquanto os adultos envelhecem e os velhos tornam-se anciãos – e logo morrem.
Sem saberem ao certo o que está acontecendo, tampouco para onde vão, a maioria decide viver, à sua maneira, as horas que parecem lhe restar. Os mais jovens não querem morrer sem conhecer os prazeres do sexo. As mulheres temem as rugas e buscam companhia e atenção de seus pares. Os homens tentam enxergar, sem sucesso, racionalidade na situação. Por fim, uma festa parece ser o elixir de vida que todos precisam para suportar a “maldição” que paira sobre eles.
Provocante, profunda e densa, a trama surrealista de Castelo de areia inspirou o filme Tempo (Old), de 2021, thriller do cineasta M. Night Shyamalan (diretor de outros sucessos como O Sexto Sentido, Fragmentado, Sinais e A Vila), estrelado por Gael García Bernal (Mozart in the Jungle, da Amazon), Vicky Krieps (Trama Fantasma) e Rufus Sewell (The Man in the High Castle, da Amazon).
Sobre os autores:
Pierre Oscar Lévy é diretor e roteirista. Venceu a Palma de Ouro de curta-metragem em 1983. Castelo de areia é seu primeiro roteiro de graphic novel.
Frederik Peeters é um quadrinista suíço. Nascido em 1974, publicou obras renomadas como Pílulas azuis, de 2001, e Castelo de areia, publicado originalmente em 2010.
Sobre a Tordesilhas Livros:
Dedicada à literatura, a Tordesilhas se compromete com a diversidade ao revisitar com originalidade autores consagrados, revelar obras de tradições pouco conhecidas e que investiguem temas contemporâneos, capazes de ajudar leitores a compreenderem as mutações aceleradas do século XXI. Além dos clássicos, a editora publica romances, biografias, contos, memórias, teatros e livros de fotografia.
A Tordesilhas Livros é um selo do Grupo Editorial Alta Books. Há mais de 20 anos no mercado, a casa conta com mais de 3000 títulos publicados, 100 best-sellers e mais de 600 autores nacionais em diversas áreas distribuídos em 6 selos e segmentos editoriais, incluindo Tordesilhas, Alaúde, Alta Life, Alta Cult, Alta Novel e Alta Books.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar