Café Filosófico CPFL com Vera Iaconelli aborda a maternidade nos dias de hoje
maio 26, 2022
A psicanalista vai tratar de questões que rodeiam a maternidade contemporânea e que expõem problemas como as mães que adoecem e o papel do pai na parentalidade. A transmissão ocorrerá pelo canal do Café, no Youtube
Vera Iaconelli/Foto Renato Parada
A próxima live do Café Filosófico CPFL ocorre na próxima quinta-feira (26), às 18 horas, com a psicanalista Vera Iaconelli. Com o tema 'Maternidade em questão’, o programa vai tratar de fatos que rodeiam a maternidade contemporânea, como as mães que adoecem no exercício da função, a avalanche de informações “ditadas” por diversos especialistas e os imperativos que questionam a maternidade atualmente: questões de gênero, o colapso da divisão sexual do trabalho e o papel do pai na parentalidade.
O papel romântico da maternidade tem sido repelido pela real condição das mães contemporâneas. Neste Café, a psicanalista e escritora, Vera Iaconelli trata da maternidade e das crises que têm colocado sob análise o papel de mães e pais na parentalidade. “Acompanhamos com apreensão o sofrimento e, por vezes, o adoecimento de mães no exercício da tarefa parental em nossa época. Elas fazem parte de uma geração que se sente desautorizada e incapaz diante da enxurrada de informações e imperativos que os especialistas têm lhes oferecido e cobrado”, explica Iaconelli.
Segundo Vera, a maternidade tem sido e vê questionada e é fundamental pensar sua relação com a paternidade e com os imperativos de uma época de transição. "A maternidade se vê questionada pelas questões de gênero, pelo colapso da divisão sexual do trabalho e afeta em cheio o homem e seu lugar como pai. É fundamental que pensemos a maternidade em sua relação com a paternidade e com os imperativos de nossa época de transição”.
A live do Café tem transmissão gratuita pelo canal do programa no Youtube e no perfil do Instituto CPFL no Facebook. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato online, programas de televisão e podcasts.
Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar