BDS e Prefeitura de Salvador se unem em campanha nacional contra abuso sexual de menores no meio gamer
maio 15, 2022
MAIO LARANJA
Como parte das ações de conscientização do Maio Laranja, mês em que se reitera a necessidade do combate ao abuso e à exploração sexual de menores no Brasil, a startup baiana Beyond Digital Sports (BDS) e a Prefeitura de Salvador realizarão nesta segunda-feira (16), a partir das 19 horas, uma live para discutir medidas efetivas de prevenção ao problema no mundo gamer.
Participarão do debate que ocorrerá nos canais da BDS (Youtube - @bdsgames e Instagram - @bdsgg_), o fundador da startup, Lukas LKZ Walter, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, e a cosplayer Gio August, uma das influenciadoras da BDS e protagonista dos VTs da campanha veiculados pela startup em suas redes sociais.
A live debaterá questões como a sexualização de personagens em games; a invasão de jogos infantis por pedófilos; ferramentas gamificadas para orientação de menores; mulheres que se disfarçam em personagens masculinos para evitar o assédio; homens que criam personagens femininas para a prática do assédio.
Nas ações em parceria, a BDS e a Prefeitura de Salvador convocam todos que presenciarem qualquer ato de violência, abuso ou exploração infantil dentro, ou fora da internet a denunciar o crime ao Disque 100 - Direitos Humanos.
Os conteúdos programados para as redes da BDS fazem alerta sobre a vulnerabilidade de gamers e cosplayers, e o prejuízo às vezes irreversível à saúde mental. Também será feito um questionário online para levantar dados sobre gamers que sofrem abusos. Um dos posts explicará o termo “grooming” para mostrar como adultos podem aliciar e manipular menores na internet.
A BDS quer discutir que proibir o jovem de usufruir de uma atividade prazerosa como os games pode não ser o melhor caminho para protegê-lo. Ao invés disso, uma solução eficiente costuma ser procurar ajuda de especialistas e oferecer acompanhamento psicológico à vítima de abuso ou qualquer outra violência.
A Beyond Digital Sports (BDS) é uma startup inserida na indústria de entretenimento digital que tem o objetivo de profissionalizar e democratizar os games no Brasil. O projeto se iniciou em Salvador/BA em 2016 com a instalação de uma academia gamer dentro de um estádio de futebol. Em função da pandemia, houve um rebranding em 2020 pelos empresários LKZ "Lukas Walter" e DRK "Waldo Souza" que deram origem à BDS. Atualmente, o projeto une oito vertentes de atuação no mercado gamer no mesmo modelo de negócio: organização de torneios; promoção de shows; formação e gestão de influenciadores com orientações voltadas à saúde física e mental; apoio aos atletas e times para competições; loja de e-commerce e colabs; produção de conteúdos audiovisuais; mentorias direcionadas à capacitação de jovens em mais de 50 categorias profissionais do ecossistema gamer. A empresa no momento está estruturando sua operação no Brasil e planeja a captação de investimentos em diferentes mercados financeiros.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar