Sesc Bom Retiro realiza curso de fotografia, bordado, inclusão digital, modelagem e impressão 3D entre outros
abril 09, 2022
Cursos contam com especialistas em diversas modalidades; Inscrições online são pelo site sescsp.org.br/inscricoes
O Sesc Bom Retiro realiza entre abril e junho cursos regulares em Ações para a Cidadania, Artes Manuais, Dança e Tecnologias e Artes. Todos os cursos são presenciais e possuem diferentes períodos de realização e classificação indicativa. As inscrições, online e gratuitas começam a partir de 5 de abril pelo site sescsp.org.br/inscricoes.
São cursos com diferentes especialistas e 230 vagas gratuitas abertas ao público. Os cursos têm inscrições online (bit.ly/inscricoes-sescbomretiro) a partir de 29/3, às 14h. Para acessar o livreto com todos os cursos e detalhes, clique aqui. (quando tiver, podemos editar a matéria e inserir depois).
Para acessar a unidade, é necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19 (pelo menos a 1º dose) e documento com foto. O uso de máscara é recomendado durante todo o período da atividade.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
AÇÕES PARA CIDADANIA
Encontro das Danças Africanas e Afrobrasileiras – Conexão África Brasil
Com Mariama Camara (Guiné Conacri), Nduduzu Siba (África do Sul), Kelly Santos (SP), Ágata Matos (SSA) e Vanessa Soares (SP).
O curso abordará as diferentes manifestações do corpo em movimento nas danças Africanas e Afro-brasileiras, enquanto expressão, linguagem e território. Com o objetivo de apresentar e pensar sobre a pluralidade existente dentro do universo da cultura Africana e Afro-brasileira. Contará com cinco professores e professoras da África do Sul, Guiné Conacri, Salvador e São Paulo, e com a presença de músicos também de diferentes localidades.
Mariana Camara, é guineana e vive no Brasil há 9 anos. Atua como dançarina, percussionista, cantora, coreógrafa e professora. Sua carreira artística é consolidada internacionalmente desde 1999. Integrou o Les Ballets Africains (1999-2007), dançou com artistas renomados como Youssou N'dour, Youssouf Koumbassa e Salif Keita.
NduduzoSiba mora no Brasil, participou do projeto Voz Própria (USP) enquanto esteve presa na Penitenciária Feminina da Capital, tornando-se depois artista e ativista dos direitos humanos. Atualmente, Nduduzo desenvolve trabalhos sobre a cultura sul-africana e segue lutando contra sua expulsão do Brasil (#NduduzoTemVoz) e pelos direitos das mulheres encarceradas.
Kelly Santos, educadora, jornalista e artista da dança e do audiovisual, coordenadora do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras e curadora da Preta Leste.
Ágata Matos é formada pela Escola de dança da FUNCEB como bailarina e coreógrafa, graduada pela Técnica Silvestre pelas mestras Vera Passos e Rosângela Silvestre. Bacharel em artes na área de concentração teatro pela UFBA. Iniciou seus estudos de dança moderna e dança afro brasileira com Mestre King.Tem e possui pesquisa das Simbologias dos Orixás. Integrou companhias de dança com linguagens diferentes como a Áttomos Cia de Dança, Experimentandunus, Cia de Dança Robson Correia, Balé Folclórico e Gênesis.
Vanessa Soares trabalha com dança afro, afrobeat e dança contemporânea, além de apresentar-se lendo poesias em praças ligada a projetos de leitura. Faz parte dos coletivos Agô Performances Negras e Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop.
De 12/4 a 28/6, terças, das 19h às 21h
Local TEATRO
Não recomendado para menores de 16 anos
Uma Experiência em Educação para a Sensibilidade
Com Lucilene Silva e equipe da Casa Redonda
O curso propõe a reflexão sobre a criança, o brincar, seu repertório e as práticas possíveis para uma educação para a sensibilidade. Será desenvolvido a partir da prática de repertório e do compartilhamento de experiências significativas de educação realizadas nos últimos dezesseis anos pela Casa Redonda Centro de Estudos e Oca Escola Cultural.
Lucilene Silva é Mestre e doutoranda em Música na UNICAMP, possui graduação em letras e especialização em Música Brasileira. Desenvolve desde 1998 pesquisa e documentação de Cultura Infantil, Música Tradicional da Infância e Música de manifestações tradicionais no Brasil e outros países da América Latina. Coordena o Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil e o Centro de Formação de Educadores Brincantes da Oca - Escola Cultural. Integra a equipe de educadores da Casa Redonda Centro de Estudos e do Instituto Brincante.
De 13/4 a 29/6, quartas, das 19h às 21h
SALA DE OFICINAS 1
Não recomendado para menores de 16 anos
Artes Visuais
Fotografia Mobile
Com André de Oliveira
A inclusão de câmeras fotográficas em aparelhos celulares foi um dos fatores fundamentais para que o ato de produzir imagens se tornasse cada vez mais rotineiro. A modernização constante dos aparelhos e a integração dos mesmos com mídias digitais, possibilitaram o surgimento das condições básicas para que nos dias atuais a fotografia seja ferramenta de comunicação fundamental e de grande influência na maneira como nos relacionamos com o mundo e as pessoas. Tendo algumas destas questões como elementos norteadores, o curso tem como objetivo apresentar algumas possibilidades a serem exploradas a partir dos recursos técnicos oferecidos pelas câmeras de aparelhos celulares, bem como acessórios que podem auxiliar o fotógrafo a maximizar o aproveitamento da captura fotográfica, alguns elementos de composição e estética fotográfica, além da utilização de recursos de um conhecido software de pós-produção, que pode ser operado diretamente do próprio aparelho celular, dispensando a utilização de computadores.
André de Oliveira é Técnico e Bacharel em Fotografia com 11 anos de experiência. Atua no fotojornalismo e como docente. Atualmente é freelancer e desenvolve trabalho autoral. Além de conhecimentos técnicos de fotografia, também possui conhecimentos em Adobe Photoshop e Adobe Photoshop Lightroom.
De 13/4 a 29/6, quartas, das 15h às 18h
Local: ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES
Não recomendado para menores de 16 anos
Bordado e Criatividade
Com Juliana Mota
O bordado, assim como outras artes manuais, é uma forma de expressão. Cada peça carrega a essência de quem produziu. Além disso, conecta quem faz com o presente e com si mesmo, trazendo autoconhecimento, relaxamento e aumentando a autoestima. Auxilia no controle da ansiedade, estimula o foco e a concentração. Nessa proposta a ideia é criar um grupo de bordado com aulas regulares onde, além do bordado, será explorada a criatividade através de exercícios de observação, buscando ganhar autonomia para criar as próprias peças.
Juliana Mota, formada em Design Gráfico no SENAC. Trabalhou com design em editoras, agências, estúdios fotográficos e com freela de ilustração para revistas, livros, curtas e sites. Começou a bordar em 2014 e a ministrar oficinas de bordado em maio/2016. Hoje trabalha com encomendas de bordado, oficinas e cursos.
De 22/4 a 24/6, sextas, das 9h às 12h
Local: SALA DE OFICINAS 2
Não recomendado para menores de 16 anos
Dança
Pendente - Iniciação ao Jazz Dance
Com Laís Delbuque
O Jazz Dance foi desenvolvido a partir da fusão das danças e músicas africanas, conhecidas através dos negros escravizados no sul dos Estados Unidos e das danças europeias (polca, quadrilha, valsa). Através de sua expansão por todo o território americano e chegada ao norte do país, o jazz dance começou a ser utilizado por dançarinos do "show-business" na famosa Brodway (EUA), onde encontram-se por volta de 40 teatros, recebendo as mais famosas peças e musicais. O curso propõe o desenvolvimento das capacidades físicas de ritmo, força, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, através de movimentos coreografados com base na criação livre, e partindo de princípios e técnicas do ballet clássico, dança moderna, dança contemporânea e das danças urbanas.
Laís Delbuque é educadora de Atividades Físicas do Sesc Bom Retiro. Formada em Educação Física pela FMU, dançarina de jazz dance há 12 anos, tem formação pelo Instituto Caleidos no curso "Linguagem da Dança - Laban" (2018), e em "Ritmos Latinos - Zumba" (2014).
A atividade busca ensinar o processo de criação de livros, seja por meio de editoras ou autopublicados. As aulas partem do conteúdo à distribuição, passando por produção gráfica, divulgação e outros passos importante. Os encontros fomentam um espaço de discussão livre sobre a situação atual do livro enquanto objeto artístico e produto mercadológico. Com João Varella e participação de profissionais convidados em alguns dos encontros. Convidadas e Convidados: Gustavo Piqueira (Casa Rex), Cecilia Arbolave (Lote 42, Banca Tatuí e Sala Tatuí), Camila Cabete (Kobo) e Mariana Bueno (Nielsen).
João Varella Escreveu os livros 42 Haicais e 7 Ilustrações, A Agenda e Curitibocas: Diálogos Urbanos. Publicará em 2020 o livro Videogame, a Evolução da Arte (Lote 42). É fundador da editora Lote 42 e das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí.
De 14/4 a 30/6, quintas, das 19h às 21h
Local SALA DE OFICINAS 1
Não recomendado para menores de 16 anos
Tecnologias e Artes
Primeiros passos na Modelagem 3d - Seres sem forma definida.
com Herbert Vasconcelos
Curso de introdução à técnica de modelagem escultórica (sculpt modeling) 3D, no qual foram selecionados personagens que se caracterizam por não terem formas definidas, inspirados no "Abecedário de personagens do folclore brasileiro: e suas histórias maravilhosas", de Januária Cristina Alves. Serão utilizados os softwares Sculpt+ (Android) e Zbrush Core mini (Windows/Linux/Mac).
Herbert Vasconcelos, compõe a equipe de educadores em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. Entre outras atividades é artista, testando manifestações da criatividade em projetos diversos. Também é pesquisador, com mestrado em Estudos em Processos Artísticos pela UFF. Tem interesses em escuta e na criação de máquinas para escutar.
De 12/4 a 3/5, terças, das 19h às 21h
ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES
Não recomendado para menores de 14 anos
Fotografia de longa exposição
com Leonardo França
O curso explorará técnicas e estéticas fotográficas de longa exposição, partindo de conceitos básicos da técnica fotográfica para desenvolver experimentos artísticos que investigam a duração do instante fotográfico, o movimento, efeitos luminosos e óticos, entre outros. Partindo da exploração do espaço e da iluminação cênica do teatro, os participantes desenvolverão suas pesquisas fotográficas, manipulando a câmera, movimentos, luzes e objetos.
Leonardo França, Compõe a equipe de educadores em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. Formado em mecânica industrial e artes cênicas, com experiências em diversos campos artísticos, gosta de criar e produzir brinquedos.
De 13/4 a 4/5, quartas, das 9h às 12h
SALA DE OFICINAS 2 e TEATRO
Não recomendado para menores de 14 anos
Introdução à Impressão 3D
com Herbert Baioco
Impressão 3D ainda é uma área de difícil acesso e pouco disseminada e democratizada. Nesse curso, ao longo dos encontros processuais, o objeto gancho será inspiração para fabricação digital. Desde a busca em repositórios online de projetos abertos disponíveis, até as características na escolha do material e sua durabilidade, e em como estes objetos envolvem suporte e apoio para as diversas atividades profissionais e de nosso cotidiano.
Herbert Vasconcelos, compõe a equipe de educadores em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. Entre outras atividades é artista, testando manifestações da criatividade em projetos diversos. Também é pesquisador, com mestrado em Estudos em Processos Artísticos pela UFF. Tem interesses em escuta e na criação de máquinas para escutar.
De 13/4 a 29/6, quartas, das 19h às 21h
Local ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES
Não recomendado para menores de 14 anos
Introdução à Tecelagem no Tear de Pente Liço
Com Sarah Lopes
A tecelagem é uma das técnicas mais antigas de tecimento, e é através da trama e do urdume que é possível criar um tecido. Nessa oficina, serão trabalhadas as diversas formas e técnicas de tecimentos com o tear de pente liço, desde o preparo de sua estrutura, o urdume, passando pelo uso de suas ferramentas até a composição da trama, resultando no padrão têxtil.
Sarah Lopes é artista têxtil, formada em Design de Moda e Tecelagem industrial, trabalhou com confecção de roupas, e atualmente dedica-se ao trabalho têxtil manual. Atua como professora de tecelagem manual, com teares tradicionais (pente e liço) e teares alternativos, além de realizar intervenções têxteis urbanas.
De 14/4 a 30/6, quintas, das 9h às 15h
Local ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES
Não recomendado para menores de 16 anos
Inclusão digital por meio da Cidadania
com Gustavo Cavalcanti e Tomás Marques
O curso aborda o ambiente digital do ponto de vista prático, com casos e experiência concretas de cidadania. Dividido em 2 blocos (acesso à informação e participação social), conta com encontros voltados à apresentação das ferramentas e legislações existentes e sua aplicação para o controle social e a participação. A cada dia, serão apresentadas novas tecnologias e aplicados o conhecimento teórico em ações práticas. A proposta é incluir digitalmente as cidadãs e cidadãos por meio da utilização deste tipo de ferramenta.
Gustavo Carneiro Vidigal Cavalcanti, formado em Ciências Sociais na USP, com mestrado em Sociologia pela mesma universidade. Secretário Adjunto no Ministério da Cultura entre 2008 e 2010, Chefe de Gabinete do Prefeito Fernando Haddad em 2013 e Secretário Adjunto da Secretaria de Relações Internacionais e Federativas da PMSP entre 2014 á 2016. Professor visitante na EACH USP em 2009, professor da Escola da Cidade em 2017 e professor da Escola Paulista de Direito entre 2016 e 2019. É doutorando pela EACH-USP e pesquisador do CEAPG-FGV.
Tomás Costa de Azevedo Marques, bacharel em Marketing (USP) e mestre em Ciências da Integração da América Latina (PROLAM/USP), cursa doutorado em Economia Política Mundial (UFABC) com experiência na área de Administração, Economia e Relações Internacionais com ênfase em desenvolvimento, Estado e políticas públicas. Além disso é sócio fundador da consultoria Terrapilheira, na qual trabalha em diferentes Estados brasileiros com o apoio e formação de produtores locais da agricultura familiar para a reorganização de cadeias produtivas, promovendo a valorização da produção e consumo sustentável.
De 14/4 a 30/6, quintas, das 15h às 18h
Local ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES
Não recomendado para menores de 16 anos
Jogos para Realidade Virtual
com Andrei Thomaz
Serão apresentadas as tecnologias que permitem a criação de jogos em realidade virtual na Internet, para visualização com óculos como o Google Cardboard. Estas tecnologias são baseadas em JavaScript, sendo mais acessíveis do que as ferramentas utilizadas na criação de jogos e aplicativos. Serão criados cenários baseados na sobreposição de planos, de modo que poderão ser utilizados desenhos, fotos e padrões geométricos.
Andrei Thomaz é artista visual e professor. Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e formado em Artes Plásticas pela UFRGS. Sua produção artística abrange diversas mídias, digitais e analógicas, envolvendo também várias colaborações com outros artistas, entre as quais encontram-se performances sonoras e instalações interativas. É sócio da produtora Mandelbrot, onde atua como programador e coordenador no desenvolvimento de projetos interativos.
De 14/4 a 30/6, quintas, das 19h às 21h
ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES
Não recomendado para menores de 16 anos
Primeiros passos na modelagem 3d - Flora Fantástica
com Herbert Vasconcelos
Inspirados no "Abecedário de personagens do folclore brasileiro: e suas histórias maravilhosas" de Januária Cristina Alves (edições Sesc) - selecionamos algumas plantas com histórias fantásticas que nos ajudarão como suporte imaginativo para a introdução da técnica de modelagem escultórica (sculpt modeling) 3D. Nessa oficina iremos utilizar os softwares Sculpt+ (Android) e Zbrush Core mini(Windows/Linux/Mac).
Herbert Vasconcelos, compõe a equipe de educadores em tecnologia e arte do Sesc Bom Retiro. Entre outras atividades é artista, testando manifestações da criatividade em projetos diversos. Também é pesquisador, com mestrado em Estudos em Processos Artísticos pela UFF. Tem interesses em escuta e na criação de máquinas para escutar.
De 10 a 31/5, terças, das 19h às 21h
Local ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES
Não recomendado para menores de 14 anos
Esculpindo luz e sombra
com Leonardo França
A partir da manipulação de projetores, retro-projetores, lanternas, refletores e diversos materiais, o curso oferece uma introdução a técnicas audiovisuais que vão desde o pré-cinema ao audiovisual expandido. Ao longo do curso, os participantes entrarão em contato com técnicas básicas de fotografia, iluminação, edição de video e video mapping.
Leonardo França Compõe a equipe de educadores em tecnologia e arte do Sesc Bom Retiro. Formado em mecânica industrial e artes cênicas, com experiências em diversos campos artísticos, gosta de criar e produzir brinquedos.
De 11/5 a 1/6, quartas, das 9h às 12h
Local ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES
Não recomendado para menores de 14 anos
Primeiros passos na modelagem 3d - Introdução à objetos funcionais.
com Herbert Vasconcelos.
Serão desenvolvidos projetos de criação por meio da modelagem 3d em software de pequenos objetos funcionais como ganchos, pequenos suportes, organizadores e recipientes. Iremos utilizar o software Autodesk Fusion 360.
Herbert Vasconcelos, compõe a equipe de educadores em tecnologia e arte do Sesc Bom Retiro. Entre outras atividades é artista, testando manifestações da criatividade em projetos diversos. Também é pesquisador, com mestrado em Estudos em Processos Artísticos pela UFF. Tem interesses em escuta e na criação de máquinas para escutar.
De 7 a 28/6, terças, das 19h às 21h
Local ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES
Não recomendado para menores de 14 anos
Primeiros Passos em Design Gráfico - Produção de Zines
com Leonardo França
Curso de introdução aos conceitos, técnicas e ferramentas do Design Gráfico. Os participantes irão criar e editar imagens, ilustrações, tipografias e fotografias, compreender as diversas ferramentas e softwares de edição e produção gráfica, métodos de impressão, entre outros, exercitando a linguagem e confecção de zines autorais e compreendendo os processos de produção gráfica e editorial.
Leonardo França Compõe a equipe de educadores em tecnologia e arte do Sesc Bom Retiro. Formado em mecânica industrial e artes cênicas, com experiências em diversos campos artísticos, gosta de criar e produzir brinquedos.
De 8 a 29/6, quartas, das 9h às 12h
Local ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES
Não recomendado para menores de 14 anos
COMPROVANTE DE VACINAÇÃO
Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo. Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando UMA dose (conforme calendário do município). O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto. O uso da máscara é recomendado durante toda a permanência na Unidade.
ESTACIONAMENTO DO SESC BOM RETIRO
O estacionamento do Sesc oferece espaço para pessoas com necessidades especiais, carros de baixa emissão, carros elétricos e bicicletas. A capacidade do estacionamento é limitada. Os valores são cobrados igualmente para carros e motos. Entrada: Alameda Cleveland, 529.
Valores: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2 por hora adicional (Credencial Plena). R$ 12 a primeira hora e R$ 3 por hora adicional (Outros). Valores para o público de espetáculos à noite R$ 7,50 (Credencial Plena). R$ 15 (Outros).
Horários: Terça a sexta: 7h30 às 20h. Sábado: 10h às 20h. Domingo: 10h às 18h. IMPORTANTE: Em dias de espetáculos o estacionamento funciona até o término da apresentação.
Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185. CEP 01216-000. Campos Elíseos, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3332-3600
Siga o @SescBomRetiro nas redes sociais | Facebook, Instagram, Twitter e Youtube | /sescbomretiro
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar