“O que é pensar a direção em teatro?”
março 11, 2022Ministério do Turismo, ArcelorMittal e Porto Seguro apresentam oficina de direção teatral como contrapartida do espetáculo MISERY
Possibilidades de relações entre a bidimensionalidade do texto e a
tridimensionalidade da cena.
Com Eric Lenate
A oficina de direção é uma contrapartida proposta pelo espetáculo Misery em parceria com o Teatro Sérgio Cardoso e o Instituto Amigos da Arte e visa proporcionar ao participante noções fundamentais do processo de pensamento de uma proposta encenação e de um plano de direção. No teatro contemporâneo, a crise das ‘grandes narrativas’, o nascimento de uma “dramaturgia do fragmento” a fragmentação do espaço e do tempo, a modificação das formas do diálogo e o questionamento do status da personagem colocam o leitor/artista em uma relação diferente com os textos teatrais.
A leitura – e entendamos por ‘leitura’ o processo de se aprofundar em uma escrita, estudá-la – de um texto teatral equivale a construir uma “cena imaginária” na qual o texto seria percebido da maneira mais satisfatória para o leitor. Isso não quer dizer que o texto teatral seja “incompleto” por natureza, mas que ele resulta de um regime paradoxal. Ele é completo enquanto texto, mas toda leitura revela as tensões que o encaminham a uma
próxima cena. A cena não explica o texto, ela propõe para ele uma concretização provisória.
O leitor, se não é nem cenógrafo nem diretor, trabalha, no entanto, para construir imagens na relação entre o que lê e o estoque de imagens pessoais que detém. É ainda necessário que ele organize as imagens persistentes impostas pela concepção dominante do teatro e que ouse recorrer a um imaginário não convencionado.
Se lemos romances é também para adquirir as noções que permitem lê-los. Para ler um romance, fingimos saber, fingimos ao confiar no autor que, em um momento ou outro, nos dirá o que devemos saber do universo de que ele fala, assim nos provoca Umberto Eco em Lector in fabula. E assim acontece na relação que a direção estabelece com um novo texto a ser encenado: como descobri-lo, como compreendê-lo na mais plena potência, como visualizá-lo antes de colocá-lo em cena, como guiá-lo deixando que ele nos guie?
Para discorrer sobre tais reflexões, esta oficina de direção teatral propõe o uso do exercício de “cena imaginária”, uma prática que consiste na detecção e no levantamento de características e necessidades específicas de um plano de encenação de um espetáculo, porém obedecendo as peculiaridades de cada proposta apresentada por cada participante da oficina, oferecendo ao grupo uma grande gama de discussões, frente a tantas peculiaridades diferentes levantadas por cada proposta de encenação.
Este exercício coopera para que o criador e a criadora consigam enxergar sua própria proposta com maior alcance, nitidez e planejamento.
A oficina pretende ser, ao mesmo tempo, um espaço de diálogo, provocação e formação.
Os encontros serão presenciais e serão divididos da seguinte maneira:
1º encontro: Apresentação dos participantes e provocação/orientação dos processos criativos de cada um; Solicitação do exercício de “cena imaginária” a cada participante;
2º encontro: Leitura, avaliação e discussão do exercício de “cena imaginária” de cada participante;
3º encontro: Leitura, avaliação e discussão do exercício de “cena imaginária” de cada participante;
A entrada será gratuita e voltada para o público em geral, estudantes de teatro, alunos de escolas públicas e integrantes de ONGs de reconhecido trabalho social.
OFICINA
“O que é pensar a direção em teatro?”
OFICINA DE DIREÇÃO TEATRAL COM ERIC LENATE
Dias: 15, 22 e 29 de março de 2022
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala de Ensaio - Rua Conselheiro Ramalho, 538.Bela Vista, São Paulo – SP
Terças, de 14h às 18h.
ENCONTROS PRESENCIAIS: 03 encontros semanais, ao longo de 03 semanas.
CARGA HORÁRIA: encontros com duração de 04 horas/aula.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 horas/aula.
PÚBLICO-ALVO: estudantes de teatro, de artes, de comunicação social, diretoras e diretores profissionais de teatro, e pessoas em geral interessadas em direção e em encenação.
FAIXA ETÁRIA: DE 18 A 70 ANOS
MODO DE SELEÇÃO:
Envio de carta de apresentação e interesse.
Envio de currículo em texto corrido, em formato minibiografia.
Envio do texto dramatúrgico de própria autoria ou de autoria de terceiro(a),
objeto do projeto de montagem do(a) interessado(a).
- Enviar material para o e-mail misery@wbproducoes.com com nome completo, RG e comprovante de vacinação.
REQUISITOS: Ter disponibilidade total para os 03 dias de encontro. Ter um texto dramatúrgico em desenvolvimento e/ou um projeto de dramaturgia a ser desenvolvida e/ou texto dramatúrgico pronto para o início do processo criativo de montagem.
ENTRADA GRATUITA
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar