Últimos dias para visitar aSamsung Rock Exhibition Rita Lee em São Paulo
fevereiro 12, 2022
Realizada pela Dançar Marketing e eleita melhor Mostra de Artes Visuais pelo Prêmio Arcanjo 2021, a exposição fica até o dia 20 de fevereiro, no MIS, em São Paulo
Após cinco meses em cartaz, o público ainda tem alguns dias para visitar a Samsung Rock Exhibition Rita Lee, a mais completa, inédita e imperdível exposição sobre a vida e obra da rainha do rock nacional.
Segundo Guilherme Samora, amigo e estudioso da carreira de Rita e diretor artístico da exposição, tudo o que está exposto “é o que todo mundo quer ver”: troféus, instrumentos, figurinos, objetos pessoais que saíram diretamente da casa de Rita para a exposição. As imagens e as tecnologias imersivas dão apoio para o acervo que, de acordo com João Lee, filho da artista e curador da exposição: “Foram 5 anos de trabalho entre resgate e seleção de peças”.
A divisão das salas é temática e, em tantos casos, afetiva. O piano de mais de 100 anos que era de Chesa, a mãe de Rita, instrumento com o qual ela teve seu primeiro contato com a música; o encontro e o amor de Rita e Roberto de Carvalho; a repressão da ditadura (Rita é a compositora mais proibida, segundo dados da época) e a prisão; a família; a causa animal e obras de arte da Rita têm destaque.
Um detalhe especial – e que leva a exposição a outro nível – é a visita guiada pela própria Rita. Através de QRCodes, os visitantes podem ouvi-la contando sobre as alas, peças, histórias... “Achamos que ia ficar simpático ter minha voz narrando as histórias das peças, me sinto mais íntima do visitante. Não seria exagero dizer que esta exposição vai ser a mais bacana até agora, porque foi pensada para dar alegria às pessoas no meio de tantas tristezas”, diz Rita Lee.
Em cartaz até 20 de fevereiro no MIS (Museu da Imagem e do Som), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a exposição conta com um acervo original da artista, repleto de cores, formas e manequins à sua imagem, proporções e semelhança. Concebida pela Dançar Marketing, a mostra é apresentada pelo Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial da Cultura, tem naming rights da Samsung, patrocínio da XP, Porto Seguro e apoio da Uninassau.
Sobre a Rock Exhibition
A plataforma Rock Exhibition surgiu da ideia de trazer exposições de Rock para o Brasil e tem a assinatura da Samsung desde a primeira edição. Consolidada no mercado, em 2015 trouxe o acervo de Jimi Hendrix, em 2017 foi a vez do Nirvana e, em 2021, a exposição faz uma homenagem à Rita Lee, valorizando o talento nacional.
Sobre a Dançar Marketing
Com uma história repleta de pioneirismo, a Dançar Marketing movimenta o mercado de marketing cultural brasileiro há 40 anos. A empresa firmou um marco importante para a democratização cultural, sendo a primeira a realizar grandes apresentações
Ropen air no país, como “Concertos de Vinólia”, o maior evento itinerante de música clássica ao ar livre já realizado no Brasil. O projeto inaugurou o Parque Ibirapuera como ponto cultural das manhãs de domingo, colocando-o como um dos principais palcos para grandes eventos em São Paulo. A relevância e sucesso do projeto conquistou também a mídia brasileira, contando com transmissões em emissoras de rádio e canais de TV, como Cultura e Bandeirantes. Fundada em 1982 a partir da criação do primeiro periódico especializado em dança da América Latina – a Revista Dançar –, a empresa reúne milhões de espectadores em seus incontáveis espetáculos, shows, projetos proprietários e sociais. Atualmente, o grupo formado por 4 empresas oferece diversos serviços na área de entretenimento e cultura, prestando consultoria para empresas como Deloitte, Vale, Ambev, IBM entre outras. Já realizou mais de 35 projetos proprietários como Avon Women in Concert, Criação Teatral Volkswagen, Dupont Basic Sound, Viagem Nestlé pela Literatura, entre outros; exposições como Riachuelo Mostra Moda e Samsung Rock Exhibition, festivais como HSBC Music Series, Telefônica Open Jazz, C&A Pop Music, Carrefour Music Fest, Festival da Padroeira e Samsung Best of Blues and Rock, além de grandes turnês internacionais de artistas icônicos como Andrea Bocelli, Luciano Pavarotti, Sarah Brightman, Ray Charles, Buddy Guy, George Benson, Joss Stone, Diana Krall, Norah Jones, Ben Harper, Chris Cornell, Jeff Beck, Richie Sambora, Seal, Joe Satriani, Tom Morello, Zakk Wylde, entre outros.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar