Plataforma de streaming #CulturaEmCasa apresenta séries especiais sobre os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922

fevereiro 12, 2022

Conteúdos disponíveis na plataforma são gratuitos e contextualizam momentos históricos, sociais e culturais com as criações que marcaram o movimento



Para celebrar um dos momentos mais importantes da história do Brasil, a plataforma de streaming de arte e vídeo por demanda #CulturaEmCasa apresenta duas séries sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. A partir do próximo domingo (13) às 20h30 estreia “Modernismo hoje: estudos atuais”. Na terça (15), no mesmo horário, será a vez de “Outras Vanguardas”. As obras contam com a curadoria da Amigos da Arte, organização social ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.


Ao longo de onze episódios, “Modernismo hoje: estudos atuais” traz a oportunidade de admiradores, pesquisadores e artistas se aprofundarem no movimento que revolucionou a história da arte no Brasil. Produzida pela Academia Paulista de Letras, a obra visa estimular uma reflexão sobre o importante legado da Semana.


A atração conta com a contribuição de estudiosos aprofundados por diferentes abordagens. Trata-se de uma escrita a várias mãos cujos temas foram selecionados por Ana Maria Belluzzo, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua como crítica, pesquisadora e curadora independente.


“Outras Vanguardas” revela personagens de diferentes gerações comprometidos com a renovação da linguagem, artistas pioneiros em atividade, e movimentos disruptivos que guardam relação direta com os propósitos da Semana, seus desdobramentos, e a expressão contemporânea do pensamento modernista. A obra tem dezesseis capítulos semanais, com novos episódios sempre às terças-feiras às 20h30. Participam da série, Arrigo Barnabé e Ian, Metá Metá, Tulipa Ruiz , Pascoal Da Conceição, Cida Moreira, Passoca, Premeditando o Breque, Língua de Trapo, Isca de Polícia e Tetê Espinola.


As transmissões serão realizadas pela plataforma #CulturaEmCasa e também pelo aplicativo disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android.


Serviço


Episódios “Modernismo Hoje: estudos atuais”, aos domingos, a partir de 13/02 até 21/04, 20h30, com apresentações às quintas, 20h30


Ep 01: São Paulo, A Symphonia da Metrópole, música ao vivo por Livio Tragtenberg

Ep 02: Moderno onde? Moderno quando? A Semana de 22 como motivação, com Aracy Abreu Amaral e Regina Teixeira de Barros.

Ep 03: Era Uma Vez O Moderno [1910-1944], com Luiz Armando Bagolin

Ep 04: A Academia se manifesta, com José Renato Nalini

Ep 05: As temporalidades desencontradas no tumulto modernista de 1922, com José de Souza Martins

Ep 06: Utopia Modernista e Arquitetura Brasileira, com Guilherme Wisnik

Ep 07: "Mário de Andrade no Departamento de Cultura de São Paulo: "Tudo está por fazer! Tou fazendo”, com Carlos Augusto Calil

Ep 08: Modernismo em contexto (SP x MG), com Sergio Miceli

Ep 09: Ícones da modernidade: o rádio brasileiro das décadas de 1920 e 1930, com Lia Calabre

Ep 10: O coro, o boi e o modernista: entre-lugares do popular e do erudito na música brasileira, com Caca Machado:

Ep 11: A experiência poética de Raul Bopp, com Augusto Massi.

 

Episódios “Outras Vanguardas”, terças, a partir de 15/02 até 17/05, 20h30


Ep 01: Arrigo Barnabé e Ian

Ep 02: Metá Metá

Ep 03: Tulipa Ruiz

Ep 04: Pascoal Da Conceição

Ep 05: Cida Moreira

Ep 06: Passoca

Ep 07: Premeditando o Breque

Ep 08: Língua de Trapo

Ep 09: Isca de Polícia

Ep 10: Tetê Espínola

Ep 11: Doc Outras Vanguardas

 

#CulturaEmCasa


A plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em 20 meses, a #CulturaEmCasa já atingiu 4 mil cidades do Brasil e 165 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de mais de 20 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos ao longo da pandemia.

 

A ferramenta reúne também conteúdos dos Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #Circuito SPOnline, a #Virada SPOnline, e o #SP Gastronomia. Também fazem parte da programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.

 

Plataforma #CulturaEmCasa


www.culturaemcasa.com.br


Redes Sociais:


https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp

 

 

Amigos da Arte


A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos, a entidade desenvolveu mais de 60 mil ações que atingem mais de 30 milhões de pessoas.

 

 

Empresa 2020

Guilherme Wisnik aponta contradições entre Utopia Modernista e Arquitetura Brasileira na série "Modernismo Hoje: dias atuais". (Foto: Divulgação/Reprodução)

Pascoal da Conceição interpreta Mário de Andrade na série "Outras Vanguardas". (Foto: Divulgação/Reprodução)


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>