#CulturaemCasa apresenta “Bodas de Sangue”, inspirado na obra do escritor espanhol Federico Garcia Lorca

fevereiro 04, 2022

“Bodas de Sangue” lança um olhar feminino sobre o papel social da mulher e a função do matrimônio na sociedade

A programação do #CulturaemCasa traz uma seleção especial de espetáculos elogiados por público e crítica para o primeiro fim de semana de fevereiro. Entre os dias 04 e 06, a plataforma apresenta gratuitamente obras ligadas ao teatro, dança e música com destaque para “Bodas de Sangue”, do Coletivo Esperanza, baseado livremente na obra do escritor espanhol Federico Garcia Lorca, que lança um olhar feminino sobre o papel social da mulher e a função do matrimônio na sociedade discutindo liberdade, imposições comportamentais e solidão.


Em “Sonoplastia”, o Prof. Betinho Sodré, do curso de Percussão MPB/Jazz e de Sonoplastia (Artes Cênicas) do Conservatório de Tatuí, apresenta uma breve história da sonoplastia e destaca as funções do som na dramaturgia, tem ainda show de Ná Ozzetti e banda, conhecida por seu timbre cristalino, musicalidade e sua agilidade vocal, curta-metragem “Observatório, Dança e Arquitetura”, apresentação especial do “EMtrio”, que leva ao público um repertório autoral com sonoras melodias, harmonias e um ritmo empolgante, e, para finalizar, “Iniciação”, inspirada nas várias iniciações pelas quais Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, atravessou na sua vida sexual, política e artística.


Criada em abril do ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte, a plataforma já registrou mais de 7 milhões de visualizações e é reconhecida por público e artistas por transmissões de altíssima qualidade.  As transmissões são realizadas pela plataforma #CulturaEmCasa e também pelo aplicativo disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android. 


Confira!


SONOPLASTIA | Festival Tatuí Online – 04/02, 14h


12min - 2021 - Tatuí/SP - Conservatório de Tatuí Professor: Betinho Sodré


O Conservatório de Tatuí, por meio do projeto Conservatório na Rede, apresenta a videoaula “Sonoplastia”, parte da série “A voz da cena”. Nesta videoaula, o Prof. Betinho Sodré, do curso de Percussão MPB/Jazz e de Sonoplastia (Artes Cênicas) do Conservatório de Tatuí, apresenta uma breve história da sonoplastia e destaca as funções do som na dramaturgia.


BODAS DE SANGUE | 04/02, 15h e 20h; 05/02 15h e 20h; 06/02, 15h e 20h


45min - 2021 - Tragédia – Livre - Coletivo Esperanza


Direção: Tiago Venusto Elenco: Alana Ferrigno, Alzira Bosaipo, Glednna Fernanda e Roberta Rangel


Livremente inspirada na obra do poeta e dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca e no universo criado pelos integrantes do movimento surrealista, essa peça do Coletivo Esperanza é resultado de uma pesquisa sobre arquétipos femininos e seus estereótipos. A figura feminina, como ponto central da narrativa, materializa a crítica ao engessamento dos papéis sociais e papéis de gênero — crítica central ao trabalho do Coletivo. É o olhar feminino que comenta os laços familiares, o papel social da mulher, a função do matrimônio na sociedade. Cabe à tragédia discutir liberdade, imposições comportamentais e solidão. Esta montagem foi pensada para a linguagem audiovisual e utiliza recursos específicos para contar um clássico a partir de uma nova perspectiva.


OBSERVATÓRIO, DANÇA E ARQUITETURA | Panorama #CulturaSP |04/02, 15h30


20min - 2019 - Documentário - A Cañada Produções


Imagens e edição: André Cañada. Performance-observatório: Beth Bastos e Núcleo Pausa


Panorama #CulturaSP apresenta o curta-metragem “Observatório, Dança e Arquitetura”. Neste filme, o Núcleo Pausa se apresenta em dois espaços públicos da cidade de São Paulo: o Centro Cultural São Paulo (CCSP) e o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC/USP). No CCSP, os integrantes do Núcleo são corpos que contrastam com os visitantes do espaço e os praticantes da cultura hip-hop, alinhando-se com a desaceleração proposta pelo CCSP. Já no MAC/USP, seus corpos e gestos são elevados ao status de obra de arte.


NÁ OZZETTI, DANTE OZZETTI, DANILO MORAES, SÉRGIO REZE E ZÉ ALEXANDRE CARVALHO | Festival de Verão de Campos do Jordão 2022 | 04/02, 20h


Live – 20h - 04/02/22 - OSESP


O 1º Festival de Verão de Campos do Jordão apresenta show imperdível de Ná Ozzetti e banda. Conhecida por seu timbre cristalino, sua musicalidade e sua agilidade vocal, a cantora, compositora e artista plástica Ná Ozzetti, que já gravou discos como “Estopim”, “Balangandãs” e “Embalar”, é acompanhada por um quarteto instrumental de responsa. O programa será anunciado no início da apresentação. Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, o Festival de Campos de Jordão exibe mais de 50 apresentações, divididas em Música Popular Instrumental e Música Erudita Contemporânea, e conta com um núcleo de especialistas nessas vertentes.


EMTRIO AO VIVO NO ESTÚDIO | Panorama #CulturaSP | 05/02, 15h30


72min - 2021 - Produção Independente


Músicos: Eduardo Machado (compositor e baixista), Gil Reis (teclado), Marcio Bahia (bateria)

Panorama #CulturaSP apresenta “EMTrio ao vivo no estúdio”. O trio, que leva as iniciais de Eduardo Machado, compositor e baixista, é composto ainda por Gil Reis (teclado) e Marcio Bahia (bateria). Juntos, os músicos apresentam um repertório autoral com sonoras melodias, lindas harmonias e um ritmo empolgante, envolvendo o público em um jogo dinâmico de sons e proporcionando momentos em que o prazer de ouvir e fazer música se misturam.


INICIAÇÃO | Panorama #CulturaSP | 06/02, 15h30


8min - 2021 - Produção Independente

Panorama #CulturaSP apresenta “Iniciação”. Inspirada nas várias iniciações pelas quais Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, atravessa na sua vida sexual, política e artística, a videoarte apresenta criações de pequenos solos gestuais a partir de iniciações das vidas dos/das artistas do vídeo. Essas criações, que dialogam com a biografia de Pagu, impactam-nos como forma de reflexão poética sobre o trabalho não presencial e a permanência de uma pesquisa artística coletiva.

 

#CulturaEmCasa

A plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em 20 meses, a #CulturaEmCasa já atingiu 4 mil cidades do Brasil e 165 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de mais de 20 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos ao longo da pandemia. 

 

A ferramenta reúne também conteúdos dos Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #Circuito SPOnline, a #Virada SPOnline, e o #SP Gastronomia. Também fazem parte da programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro. 

 

A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea Cultural. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Ceará, como o programa Zona de Criação; do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação”; e o Música Conecta, entre outros, com o Espírito Santo. Além do Ponte Aérea Cultural Curitiba com transmissão de vários conteúdos, como o Hip-Hop Vivaldi.

 

Plataforma #CulturaEmCasa

www.culturaemcasa.com.br

 

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp

 

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos, a entidade desenvolveu mais de 60 mil ações que atingem mais de 30 milhões de pessoas.

Cena de "Bodas de Sangue" (Divulgação)

Cena de "Bodas de Sangue" (Divulgação)

Cena de "Bodas de Sangue" (Divulgação)


Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>