#CulturaemCasa apresenta “Bodas de Sangue”, inspirado na obra do escritor espanhol Federico Garcia Lorca
fevereiro 04, 2022
“Bodas de Sangue” lança um olhar feminino sobre o papel social da mulher e a função do matrimônio na sociedade
A programação do #CulturaemCasa traz uma seleção especial de espetáculos elogiados por público e crítica para o primeiro fim de semana de fevereiro. Entre os dias 04 e 06, a plataforma apresenta gratuitamente obras ligadas ao teatro, dança e música com destaque para “Bodas de Sangue”, do Coletivo Esperanza, baseado livremente na obra do escritor espanhol Federico Garcia Lorca, que lança um olhar feminino sobre o papel social da mulher e a função do matrimônio na sociedade discutindo liberdade, imposições comportamentais e solidão.
Em “Sonoplastia”, o Prof. Betinho Sodré, do curso de Percussão MPB/Jazz e de Sonoplastia (Artes Cênicas) do Conservatório de Tatuí, apresenta uma breve história da sonoplastia e destaca as funções do som na dramaturgia, tem ainda show de Ná Ozzetti e banda, conhecida por seu timbre cristalino, musicalidade e sua agilidade vocal, curta-metragem “Observatório, Dança e Arquitetura”, apresentação especial do “EMtrio”, que leva ao público um repertório autoral com sonoras melodias, harmonias e um ritmo empolgante, e, para finalizar, “Iniciação”, inspirada nas várias iniciações pelas quais Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, atravessou na sua vida sexual, política e artística.
Criada em abril do ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte, a plataforma já registrou mais de 7 milhões de visualizações e é reconhecida por público e artistas por transmissões de altíssima qualidade. As transmissões são realizadas pela plataforma #CulturaEmCasa e também pelo aplicativo disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android.
O Conservatório de Tatuí, por meio do projeto Conservatório na Rede, apresenta a videoaula “Sonoplastia”, parte da série “A voz da cena”. Nesta videoaula, o Prof. Betinho Sodré, do curso de Percussão MPB/Jazz e de Sonoplastia (Artes Cênicas) do Conservatório de Tatuí, apresenta uma breve história da sonoplastia e destaca as funções do som na dramaturgia.
Direção: Tiago Venusto Elenco: Alana Ferrigno, Alzira Bosaipo, Glednna Fernanda e Roberta Rangel
Livremente inspirada na obra do poeta e dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca e no universo criado pelos integrantes do movimento surrealista, essa peça do Coletivo Esperanza é resultado de uma pesquisa sobre arquétipos femininos e seus estereótipos. A figura feminina, como ponto central da narrativa, materializa a crítica ao engessamento dos papéis sociais e papéis de gênero — crítica central ao trabalho do Coletivo. É o olhar feminino que comenta os laços familiares, o papel social da mulher, a função do matrimônio na sociedade. Cabe à tragédia discutir liberdade, imposições comportamentais e solidão. Esta montagem foi pensada para a linguagem audiovisual e utiliza recursos específicos para contar um clássico a partir de uma nova perspectiva.
Imagens e edição: André Cañada. Performance-observatório: Beth Bastos e Núcleo Pausa
Panorama #CulturaSP apresenta o curta-metragem “Observatório, Dança e Arquitetura”. Neste filme, o Núcleo Pausa se apresenta em dois espaços públicos da cidade de São Paulo: o Centro Cultural São Paulo (CCSP) e o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC/USP). No CCSP, os integrantes do Núcleo são corpos que contrastam com os visitantes do espaço e os praticantes da cultura hip-hop, alinhando-se com a desaceleração proposta pelo CCSP. Já no MAC/USP, seus corpos e gestos são elevados ao status de obra de arte.
O 1º Festival de Verão de Campos do Jordão apresenta show imperdível de Ná Ozzetti e banda. Conhecida por seu timbre cristalino, sua musicalidade e sua agilidade vocal, a cantora, compositora e artista plástica Ná Ozzetti, que já gravou discos como “Estopim”, “Balangandãs” e “Embalar”, é acompanhada por um quarteto instrumental de responsa. O programa será anunciado no início da apresentação. Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, o Festival de Campos de Jordão exibe mais de 50 apresentações, divididas em Música Popular Instrumental e Música Erudita Contemporânea, e conta com um núcleo de especialistas nessas vertentes.
Músicos: Eduardo Machado (compositor e baixista), Gil Reis (teclado), Marcio Bahia (bateria)
Panorama #CulturaSP apresenta “EMTrio ao vivo no estúdio”. O trio, que leva as iniciais de Eduardo Machado, compositor e baixista, é composto ainda por Gil Reis (teclado) e Marcio Bahia (bateria). Juntos, os músicos apresentam um repertório autoral com sonoras melodias, lindas harmonias e um ritmo empolgante, envolvendo o público em um jogo dinâmico de sons e proporcionando momentos em que o prazer de ouvir e fazer música se misturam.
Panorama #CulturaSP apresenta “Iniciação”. Inspirada nas várias iniciações pelas quais Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, atravessa na sua vida sexual, política e artística, a videoarte apresenta criações de pequenos solos gestuais a partir de iniciações das vidas dos/das artistas do vídeo. Essas criações, que dialogam com a biografia de Pagu, impactam-nos como forma de reflexão poética sobre o trabalho não presencial e a permanência de uma pesquisa artística coletiva.
#CulturaEmCasa
A plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em 20 meses, a #CulturaEmCasa já atingiu 4 mil cidades do Brasil e 165 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de mais de 20 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos ao longo da pandemia.
A ferramenta reúne também conteúdos dos Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #Circuito SPOnline, a #Virada SPOnline, e o #SP Gastronomia. Também fazem parte da programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.
A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea Cultural. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Ceará, como o programa Zona de Criação; do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação”; e o Música Conecta, entre outros, com o Espírito Santo. Além do Ponte Aérea Cultural Curitiba com transmissão de vários conteúdos, como o Hip-Hop Vivaldi.
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos, a entidade desenvolveu mais de 60 mil ações que atingem mais de 30 milhões de pessoas.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar