“Os Primeiros Soldados”, de Rodrigo de Oliveira, é exibido no Festival de Tiradentes
janeiro 14, 2022
Vencedor do Prêmio do Júri Jovem e Prêmio do Público no 70º International Film Festival Mannheim-Heidelberg e do Prêmio Especial do Júri para a atriz Renata Carvalho, longa-metragem concorre no evento pela Mostra Olhos Livres
Entre os dias 21 e 29 de janeiro acontece o 25º Festival de Tiradentes, em que o longa-metragem “Os Primeiros Soldados”, de Rodrigo de Oliveira, será exibido na Mostra Olhos Livres e vai concorrer com o Júri Popular e também será avaliado pelo Júri Jovem. Produzido pela capixaba Pique-Bandeira Filmes, o filme tem Johnny Massaro, Renata Carvalho e Vitor Camilo como protagonistas e se passa em Vitória - Espírito Santo no ano de 1983, quando a primeira onda da epidemia de AIDS arrebata dois rapazes gays e uma mulher transexual, que se unem na tentativa de sobreviver ao temido e desconhecido vírus. Ainda no elenco, Clara Choveaux, Alex Bonini e Higor Campagnaro.
Rodado poucos meses antes do início da pandemia, o filme traz essa realidade da comunidade LGBTQIA+ que, no início da década de 80, já sofria fortemente com a marginalização e a iminência da violência e que passa a lidar com uma nova camada de opressão com a chegada do desconhecido vírus que era, preconceituosamente, denominado "vírus gay". O desespero com a falta de informação, a exclusão social ainda maior e até mesmo o descaso e despreparo do sistema de saúde ao lidarem com a situação, eclodiu em uma epidemia que matou milhares e aumentou ainda mais a homofobia. De forma poética e sensível, “Os Primeiros Soldados” expressa essa angústia e também essa união da comunidade, que só podia se proteger entre si enquanto eram vistos como ameaças - sendo eles os maiores ameaçados.
A exibição será presencial em Tiradentes e está agendada para o dia 28 de janeiro de 2022 - sexta-feira, às 18h, no Cine-Tenda.
Sinopse: Em Vitória, na virada de 1983, um grupo de jovens LGBTQIA+ celebra o réveillon sem ideia do que se avizinha. O biólogo Suzano sabe que algo de muito terrível começa a transtornar seu corpo. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da artista transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes. Juntos eles tentarão sobreviver à primeira onda da epidemia de AIDS.
Ficha Técnica
Elenco principal:
Johnny Massaro - Suzano
Renata Carvalho - Rose
Vitor Camilo - Humberto
Clara Choveaux - Maura
Alex Bonini - Muriel
Higor Campagnaro - Joca
Director, Screenwriter and Editor/Diretor, roteirista e montador: Rodrigo de Oliveira
DoP/Direção de Fotografia: Lucas Barbi
Production Designer/Direção de Arte: Joyce Castello
Costume Designer/Figurino: Khalil Rodor, Roger Ghil
Makeup/Maquiagem: Paola Giancoli, Royce Luckessi
Line producer/Direção de Produção: Melina Leal Galante
Sound/Direção de Som: Hugo Reis
Sound mix/Mixagem: Tiago Bello
Original soundtrack/Trilha Sonora Original: Giovani Cidreira
Executive Producers/Produção Executiva: Vitor Graize, Maria Grijó Simonetti, Ursula Dart
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar