SESC AVENIDA PAULISTA RECEBE ARTISTAS DE CABO VERDE, PORTUGAL E DIVERSAS REGIÕES BRASILEIRAS EM PERFORMANCE INÉDITA
dezembro 12, 2021
Transmissão online de TRANSATLÂNTICO_PORTO 2, projeto concebido por Cristina Moura, Mariana Lima e Renato Linhares, entre os dias 14 e 16 de dezembro
https://bit.ly/
A abertura de processo “Porto 2”, construída a partir de encontros e compartilhamentos em rede, acontece entre os dias 14 e 16 dezembro, com transmissão online e gratuita, das 21h às 22h. Produzido e concebido por Cristina Moura, Mariana Lima e Renato Linhares, TRANSATLÂNTICO faz sua segunda travessia, reunindo artistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil - Crato, Rio de Janeiro, Campinas, Salvador, Porto Alegre, São Paulo, Recife -, no Sesc Avenida Paulista.
Na terça, dia 14 de dezembro, há a transmissão do filme “Porto 2”, resultado da experiência e criação audiovisual e de presenças dos artistas que participam dessa segunda etapa do projeto: Renato Linhares, Cristina Moura, Mariana Lima, Aisha Moura, Carol Cony, Enrique Diaz, Felipe Rocha, Luísa Espíndula e Rômulo Galvão - Rio de Janeiro -, Barbara Matias – Ceará -, Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Giordano Bruno, Mário Sérgio Cabral, Pedro Wagner, e Lucas Torres – Pernambuco -, Fábio Osório Monteiro – Bahia -, Danae Estrela e Rosy Timas – Cabo Verde -, Flávia Gusmão, Neusa Trovoada e Sofia Berberan – Portugal -, Raquel Kubeo - Rio Grande do Sul -, Ermelinda Yepario, Lilly Baniwa, Isabel Teixeira e Kay Sara - São Paulo.
No dia 15 de dezembro, quarta, acontece a entrevista-performance “Conte-me tudo sobre o mundo todo” com Aisha Moura, Barbara Matias, Bruno Parmera, Carol Cony, Danae Estrela, Erivaldo Oliveira, Ermelinda Yepario, Fábio Osório Monteiro, Felipe Rocha, Flávia Gusmão, Giordano Bruno, Kay Sara, Lucas Torres, Lilly Baniwa, Luísa Espíndula, Neusa Trovoada, Raquel Kubeo, Rômulo Galvão, Rosy Timas e Sofia Berberan.
E, na quinta, 16 de dezembro, a masterclass gravada com Bárbara Matias e Cristina Moura, aborda os diversos modos de presença no território corpo-memória-identidade, por meio da arte cênica em teatro e performance, levando em conta a ancestralidade indígena Kariri. Tema da pesquisa de vida e doutoramento de Bárbara em “Artes da Cena”.
Bárbara Matias é indígena do Povo Kariri. Nasceu na comunidade do Marreco (Aldeia Marrecas), Quitaius, Lavras da Mangabeira. Transita entre as artes da cena, audiovisual e da escrita. Sua prática é um caminho não-linear que usa a corpa como suporte para denunciar o memoricídio, "se-acontece" em diferentes plataformas artísticas para resgatar memórias originárias e recontar memorias nativas que foram apagadas devido o etnocídio/genocídio à nação Kariri. Doutoranda em “Artes da Cena” pela UFMG. Autora do livro “Pensando a pedagogia do teatro da sala de ensaio para a escola pública” (Ed. APPRIS,2020).
Cristina Moura é diretora teatral, coreógrafa, intérprete e preparadora de elenco. Formada em Artes Cênicas pela UnB, viveu 9 anos na Europa onde colaborou com diversos diretores e coreógrafos (entre eles Alain Platel, Angels Margarit e João Fiadeiro). Em 2000 começou a desenvolver seu trabalho autoral. De volta ao Brasil, desde 2004, colabora com diversos diretores, entre eles, Enrique Diaz, Emilio de Mello, Pedro Bricio e Lia Rodrigues, e mantém seu trabalho de criação artística investigativa e autoral em produções de teatro e dança.
Dirigiu espetáculos teatrais no Brasil e no exterior tais como: “A mulher que matou os peixes ... e outros bichos”, “like an idiot”, “Exercícios para Sr. Silva”, “OTRO”, “Peça Coração”, “Nu de Botas”. Por “Nu de botas” foi agraciada com o Prêmio de Humor Fabio Porchat de Melhor Direção em 2018. Em 2019 estreou seu solo “Agô”, indicado aos prêmios CesGranrio e APCA/SP de melhor espetáculo, e listado como um dos 10 Melhores Espetáculos de Dança de 2019 pelo jornal O Globo.
Todo o conteúdo pode ser acessado de forma gratuita e sem necessidade de inscrição prévia pelas redes do Sesc Avenida Paulista. E, como ambiente colaborativo e de curadoria permanente, também é possível acessar o site www.transatlantico.art.br, que contém outros materiais criados e editados ao longo de todo projeto, referências, histórico e ficha técnica do projeto.
TRANSATLÂNTICO é um projeto de pesquisa idealizado a partir de conceituais teóricos de Achille Mbembe e Virgínia Woolf, resultando em residência artística e os processos de abertura “Porto 1” e “Porto 2”, que reúne artistas de Moçambique, Cabo Verde, Portugal, Brasil e Holanda. Nessa travessia, o encontro (virtual-logo-sobrenatural) é vivido em "estado de navegação", forma de criação proposta por Cristina Moura, Mariana Lima e Renato Linhares, para fazer vibrar outras ondas, outros mares, pensamentos outros capazes de re-fabular, de fazer vibrar, o que no corpo comumente dado está: a experiência da vida, as tramas da realidade, a expressão da força e a da raiva na história, a ficção de que existe um outro, os encantados, os úteros e a falta deles, a luta pela sobrevivência, os altares, o fia e a faca, a velha vontade de remar.
Direção, concepção e dramaturgia: Cristina Moura, Mariana Lima e Renato Linhares.
Direção de Produção: José Maria.
Edição/Captação de imagens: Lina Kaplan, Isabella Raposo e Renato Linhares.
Projeto gráfico: Radiográfico.
Assistência de Direção: Henrique Barreira.
Colaboração em Produção: Rossine Freitas e Patrícia Bárbara.
Realização: Sesc São Paulo.
SERVIÇO
PORTO 2
Resultado da experiência e criação audiovisual da residência de dez dias, reunindo artistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil.
Quando: terça-feira, 14 de dezembro de 2021, às 21h
Classificação etária: 16 anos
Onde: Transmissão ao vivo no YouTube do Sesc Avenida Paulista youtube.com/
Gratuito
“CONTE-ME TUDO SOBRE O MUNDO TODO”
Entrevista-performance com Aisha Moura, Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Ermelinda Yepario, Fábio Osório Monteiro, Flavia Gusmão, Kay Sara, Neusa Trovoada, Rosy Timas e Sofia Berberan.
Quando: quarta-feira, 15 de dezembro de 2021, às 21h
Classificação etária: 16 anos
Onde: Transmissão ao vivo no YouTube do Sesc Avenida Paulista youtube.com/
Gratuito
MASTERCLASS COM BÁRBARA MATIAS E CRISTINA MOURA
Encontro que aborda o território do corpo-memória-identidade, na presença cênica em teatro e performance levando em conta a ancestralidade indígena Kariri.
Fotografia: Clara Cavour e Elisa Mendes
Assistente de Fotografia: Marcos Valério Souza
Colaboração: Jamil Kayry
Quando: quinta-feira, 16 de dezembro de 2021, às 21h
Classificação etária: 16 anos
Onde: redes do Sesc Avenida Paulista
youtube.com/
Sem necessidade de inscrição prévia.
Gratuito
___
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar