Forró do Trio Mormaço chega às plataformas com álbum autoral Vou pro jogo!
dezembro 18, 2021
Lançamento acontece nesta quinta-feira (16). As oito músicas gravadas ao vivo já estão disponíveis nas plataformas digitais
Os instrumentos são as tradicionais sanfona, zabumba e triângulo. O ritmo é o mesmo que nasceu no Nordeste em meados da década de 1930, popularizou-se com Luiz Gonzaga nos anos 1950 e se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do país. Mas o forró que chega a todo o Brasil, nesta quinta-feira (16), tem uma particularidade: a ginga contagiante agora vem do Sul e traz oito canções autorais. Primeiro álbum do Trio Mormaço, de Florianópolis (SC), Vou pro Jogo! já está disponível nas plataformas digitais. Os videoclipes serão postados uma vez por semana no Youtube. O primeiro deles é Forró do Lua, em homenagem a Luiz Gonzaga. Uma live no Instagram @triomormaco, às 18h, marca o lançamento.
Desde 2020, a formação tem Marcelo Besen (sanfona), Neno Moura (zabumba) e Guinter Vieira (triângulo e voz). Mas o trio começou em 2018, com apresentações em Garopaba, no litoral catarinense. À época, contava com Roger Corrêa no acordeon. Foi lá também que surgiu a ideia do nome, que veio com as brincadeiras nos shows noturnos, após dias de muito sol e praia. Todos concordaram: Trio Mormaço tinha tudo a ver com o ambiente quente e festivo do forró.
"Depois de estudar e tocar um tempo o repertório de mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Anastácia, Jackson do Pandeiro, Mestre Zinho, Genival Lacerda, entre tantos outros, a composição foi surgindo naturalmente. Um apresentava pro outro alguma ideia musical, que se desenvolvia e ganhava uma letra”, conta o compositor Neno Moura, natural de Florianópolis e que desde 2006 atua como percussionista e baterista. "A própria linguagem do forró é a primeira inspiração, pois tem uma identidade muito forte e ao mesmo tempo é um universo musical amplo e rico”, explica Marcelo Besen, catarinense de Bom Retiro, que iniciou na música pelo piano, aos 10 anos, e desde 2003 toca acordeon.
"As músicas têm uma ligação com o ambiente em que se toca e também com a dança. Mas vão além. O amor em todas as formas também é um tema inesgotável. Nas letras a gente procura aquela dicção típica do forró, mas sem se ater a termos apenas de uma determinada região. Tudo que é do Brasil entra”, completa Guinter Vieira, gaúcho de Tapes, que desde jovem aprendeu cavaquinho e violão popular. Quando morou no Rio de Janeiro, estudou na escola Portátil de Música e acompanhou artistas como Arlindo Cruz, Monarco da Portela, Tantinho da Mangueira e Moyseis Marques.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Vou pro Jogo! foi gravado ao vivo no teatro do Sesc Gravataí, a partir de um convite para o Trio Mormaço participar do projeto Palco Virtual. O trabalho tem a participação de Eduardo Rukat no cavaco e voz em todas as músicas, na parte rítmica e harmônica dos arranjos e como parceiro no Forró do Lua. O álbum tem ainda dois presentes especiais: Tempo Voa, parceria de Moyseis Marques e Luís Pimentel - - autor das biografias de Luiz Gonzaga e Wilson Batista -, e Essa Menina Tem, de Lucas Ferraz. Outros destaques são as letras feitas por Iara Ferreira (Cor de Canela), importante compositora da nova geração da música brasileira, e Daniel Delavusca (Ói Ela Lá), músico gaúcho radicado no Rio de Janeiro.
O Trio Mormaço toca especialmente em Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Garopaba. Além de ampliar as apresentações para outras cidades, os planos para o futuro incluem a gravação de um trabalho em estúdio, com a inclusão de outras composições, novos arranjos e músicos convidados.
MÚSICAS DO ÁLBUM VOU PRO JOGO!
Vou pro jogo (Guinter Vieira / Neno Moura)
Forró do Lua (Guinter Vieira / Eduardo Rukat / Neno Moura)
Cor de Canela (Marcelo Besen / Guinter Vieira / Iara Ferreira)
Mala Pronta (Guinter Vieira / Neno Moura)
Mariazinha do Caxambu (Guinter Vieira / Marcelo Besen / Neno Moura)
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar