Projeto socioambiental patrocinado pela Petrobras eleva espécie vulnerável a patrimônio natural de Cananéia (SP) e animal ganha data celebrativa no calendário
17 de dezembro de 2021
Entre as espécies vulneráveis à extinção, um dos menores golfinhos que habitam nossa região costeira, o boto-cinza, foi elevado a patrimônio natural e símbolo do município de Cananéia, litoral Sul de São Paulo. Idealizada pelo Projeto Boto-Cinza, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, essa conquista foi possível com a aprovação recente de Projeto de Lei no 2.380/2021 pela câmara de vereadores da cidade.
"Essa nova lei representa um grande passo na conservação do boto-cinza e reforça a importância socioeconômica da espécie na região" comemora Caio Louzada, coordenador do projeto no Instituto de Pesquisas Cananéia (IPC).
Além disso, foi instituído o dia 24 de outubro como o Dia do Boto-Cinza. A data reforça a importância da espécie na região e traz a oportunidade para realização de ações educativas com as escolas, além de contribuir com o turismo sustentável.
Divulgação Científica
O projeto lançará, no próximo dia 17, a sexta edição da revista científica "Expedição de Campo" com a Mata Atlântica como tema. A publicação, criada em 2011, terá uma tiragem de aproximadamente 1.500 exemplares e também poderá ser lida na versão digital no site do IPeC https://ipecpesquisas.org.br/publicacoes-de-divulgacao/.
"A revista é um canal de divulgação científica para além da academia. Nesta nova edição, vamos mostrar projetos que atuam no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do país, o Lagamar. Outro destaque será o infográfico produzido por jovens pesquisadores capacitados pelo projeto, apresentando animais emblemáticos da região" explica Louzada.
Aprovado na Seleção Pública pelo Programa Petrobras Socioambiental em 2018, o Projeto Boto-Cinza é uma iniciativa do IPeC que atua desde a década de 80 na preservação da biodiversidade e proteção dos oceanos, com foco na pesquisa e conservação dessa espécie. Além da pesquisa científica, a equipe do projeto promove atividades de educação, conscientização ambiental e valorização da cultura local.
Sobre o boto-cinza
A espécie Sotalia Guianensis, popularmente conhecida como boto-cinza, é um golfinho de pequeno porte que habita regiões ao longo da América do Sul e Central. Em função do hábito costeiro, a espécie sofre constantes ameaças causadas por atividades humanas, tais como captura incidental em redes de pesca, colisão com embarcações, perda de habitat, entre outras.
Classificado com o status de conservação “vulnerável” na Lista da Fauna Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção (Portaria MMA n.444 de 17/12/2014), fica evidente a necessidade de ampliar os conhecimentos e fortalecer programas de pesquisa e conservação da espécie no país.
A conservação do boto-cinza pode ainda gerar renda às populações locais por meio do turismo de observação, sendo um importante vetor, econômico e social, de desenvolvimento sustentável.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar