15ª MOSTRA DE TEATRO DE RUA LINO ROJAS TERÁ SESSÕESEM SÃO PAULO, SOROCABA E SANTOS, ALÉM DE PROGRAMAÇÃOONLINE, NESTE FINAL DE SEMANA: DE 10 A 12 DE DEZEMBRO
dezembro 11, 2021
A Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas atinge sua 15ª edição neste final de semana, com programação presencial e online nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2021. A mostra contará com espetáculos presenciais nas cidades de São Paulo, Santos e Sorocaba, também transmitidos online através do canal da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) no YouTube e pelas páginas do Facebook das Casas de Cultura.
Com o tema ‘O Pulso ainda Pulsa’, a 15ª edição reúne dezespetáculos de grupos de teatro de rua do Estado de São Paulo, além de rodas de conversa e bate-papos sobre concepções e propostas artísticas que dialogam com a atualidade. Desta forma, destaca grupos e coletivos de teatro de rua que resistem em meio a um momento histórico tão desafiador.
As companhias participantes são: Coletivo de Galochas, Cia 2 e Meio, Cia Colcha de Retalhos, Grupo Teatro do Imprevisto, La Mínima, Mamulengo da Folia, Grupo Xingó, Trupe Lona Preta, Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada e Trupe Olho da Rua.
“A 15° edição terá um importante papel político a ser cumprido: por um lado, oferecer um espaço crítico de fruição artística e, por outro, permitir a reflexão e o debate em espaços virtuais, abertos a toda a população interessada, acerca das formas de relacionamento e participação nas cidades”, antecipa a direção do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo.
Também é premissa da Mostra pensar a cidade, suas alternativas e resistências, assim como seus espaços físicos e simbólicos. “É uma tarefa mais que necessária para questionar o pensamento conservador que toma, atualmente, quase a totalidade dos espaços de convivência social”, prossegue o manifesto coletivo que apresenta o conceito desta edição.
A mostra é uma iniciativa do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR-SP) e da Cooperativa Paulista de Teatro, com o copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Mesa de Abertura - A Mesa de Abertura acontece no dia 10 de dezembro, sexta-feira, às 19h, com uma roda de conversa sobre a trajetória do artista que dá nome à Mostra: o ator, dramaturgo e diretor de teatro de origem peruana Lino Rojas (1942-2005), um dos grandes líderes do movimento do teatro popular de rua em São Paulo, onde radicou-se a partir de 1975.
Participam da discussão Paulo Carvalho e Adriano Paes Mauriz (Instituto Pombas Urbanas), Edson Paulo (do grupo teatral Buraco D’Oráculo) e Diego Rojas, filho de Lino Rojas, que assina a produção e a arte gráfica desta 15ª edição. A mediação será de Luís Valente, do grupo Rosa dos Ventos.
11h -Cabaré La Mínima ao Máximo, do grupo La Mínima
Local: Casa de Cultura Hip Hop Leste.
R. Sara Kubitscheck, 165 A - Cidade Tiradentes, São Paulo
15h -Piratas de Galochas, do Coletivo de Galochas.
Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades, São Paulo - SP
16h -Carroçaria, do Grupo Xingó.
Local: Teatro Flávio Império.
R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, São Paulo – SP
16h –As Façanhas de Marieta e Benedito contra o Capiroto, do Mamulengo da Folia
Local: Centro Cultural Penha
Largo do Rosário, 20 – Penha - São Paulo – SP
17h -Aqui Jazz o Circo, da Cia 2 e Meio (FOTO).
Local: Casa de Cultura Butantã.
Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri, São Paulo
19h -Alegria: o Auto do Circo, do Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada ONLINE
Apresentação em Sorocaba (SP) e transmissão online com bate-papo, pela página da Casa de Cultura Campo Limpo no Facebook. (https://www.facebook.com/ccampolimpo).
12 DE DEZEMBRO, DOMINGO
15h -Solteira Sim, Sozinha Nunca, do Grupo Teatro do Imprevisto – Apresentação em São José dos Campos (SP).
Local: Casa de Cultura Raul Seixas.
R. Murmúrios da Tarde, 211 - Jose Bonifácio, São Paulo
16h -O Cortejo da Lona Preta, da Trupe Lona Preta – Apresentação em São Paulo (SP).
Local: Centro Cultural Grajaú
R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América, São Paulo
16h -Se Essa Rua Fosse Minha, da Cia de Retalhos
Local: Casa de Cultura Casarão.
Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme, São Paulo
Mostra De Teatro De Rua Lino Rojas - A Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas nasceu em 2006, a partir da necessidade de tornar público os coletivos e artistas que pesquisam a rua como forma de manifestação teatral.
O movimento tem como principal objetivo gerar novas oportunidades para os criadores de Teatro de Rua, ampliando a reflexão e a troca de experiências para o avanço estético e o aperfeiçoamento das linguagens, além da realização de debates e publicação de suas vivências estético-teóricas.
Em virtude da pandemia de Covid-19, o MTR-SP adaptou a versão de 2020 para o formato virtual. Ao longo de 14 edições já atingiu um público indireto estimado em torno de 10 mil pessoas, recebendo grupos do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco, entre outros.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar