Daisy Balloon cria instalação inédita com mais de 9 mil balões na Japan House São Paulo

setembro 28, 2021

Conhecidos internacionalmente pelos designs feitos com balões, a dupla expõe no andar térreo da instituição entre os dias 28 de setembro e 28 de novembro. Com entrada gratuita, a exposição faz refletir sobre os ciclos da natureza e a passagem do tempo

Imagens - crédito Marina Melchers

São Paulo, setembro de 2021 – A partir do dia 28 de setembro, a Japan House São Paulo apresenta “Equilíbrio”, instalação inédita com mais de 9 mil balões feita pela dupla japonesa DAISY BALLOON, conhecida pelas obras de grande impacto visual que encantam aoredor do mundo. Pela primeira vez na América Latina, Rie Hosokai, artista especializada em balões; e Takashi Kawada, diretor de arte e designer gráfico, se inspiraram nos ciclos da natureza para criar a obra que se transformará com o passar das semanas, marcando a inevitabilidade da passagem do tempo.

A dupla, conhecida por criar projetos em diferentes formatos, que vão desde vitrines, editoriais de moda, vestidos, vasos de plantas e peças publicitárias, também se destaca pela ocupação de espaços com instalações artísticas de grande porte, como a que poderá ser vista na instituição nipônica. Seus trabalhos se notabilizam pela utilização de balões de fabricaçãoprópria, o que confere grande ineditismoàs obras. Com 11 metros de comprimento e mais de três de altura, a obra idealizada exclusivamente para a área expositiva do térreo (site specific) da Japan House São Paulo traz balões desenvolvidos em conjunto com a Yokohama Balloon Co. Ltd.. Os balões são cobertos com uma camada externa de película polarizadae quando a luz incide na instalação, revela-se no espaço expositivo um espectro de cores imanentes em um efeito semelhante ao da aurora boreal.

O formato orgânico da obra também chama atenção e causa uma contraposição aos materiais sintéticos. “A forma da instalação sugere o percurso do ciclo da água, como se os balões fossem gotículas de água e nuvens subindo no ar para se transformar em chuva e precipitar de volta ao chão”, explica Natasha Barzaghi Geenen, curadora da exposição e Diretora Cultural da Japan House São Paulo.

A instalação resulta em admirável impacto visual e oferece ao visitante uma experiência imersiva única, já que será permitido passear por ela seguindo um percurso definido. “O público poderá presenciar a passagem do tempo ao longo da exposição deuma forma diferente, já que a tendência é que os balões murchem e modifiquem a instalação de forma sutil a cada dia. A obra condensa muitos conceitos e formas de pensamento típicos japoneses, valoriza o equilíbrio e a harmonia, simboliza de maneira poética a passagem do tempo, reforça a importância e fascínio pelas inexoráveis regras da natureza aomesmo tempo que, com o uso de balões que desafiam suaessência efêmera, também aborda uma dualidade constante que nos permeia.”, ressalta a curadora Natasha.

A exposição “Equilíbrio” conta com recursos de acessibilidade como audiodescrição, libras e elementos táteis, além de uma proposta de mediação especialdesenvolvida pela equipe do Educativo da Japan House São Paulo. Inclusive, a instituição acaba de receber o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, concedido pela Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A mostra também irá ocupar as redes sociais da instituição, trazendo conteúdos especiais sobre o projeto no ambiente virtual, como palestras e conteúdos exclusivos sobre os artistas.

Serviço:
“Equilíbrio” – DAISY BALLOON
Período: de 28 de setembro a 28 de novembro de 2021
Térreo
Entrada gratuita
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
A exposição conta com recursos de acessibilidade.
 
Sobre DAISY BALLOON
O DAISY BALLOON foicriado pela artista Rie Hosokai, especializada em balões, e pelo diretor de arte e designer gráfico Takashi Kawada, ambos nascidos em 1976. Desde seu estabelecimento, em 2008, a dupla criou diversas obras feitas com balões, almejando com sua temática aguçar a percepção humana e explorar as diferentes materialidades. A produção do DAISY BALLOON,que abrange desde instalações de grande porte até a confecção de vestidos, tem fascinado o público pela complexidade dos detalhes que remetem a estruturas arquitetônicas. Sua pesquisa cotidiana consiste em, a partir de temas filosóficos, interagir com pessoas e objetos. O que norteia seu trabalho é a busca por atingir a harmonia essencial entre o homem e tudo o que está ao seu redor.O DAISY BALLOON ganhouos olhares do mundo em 2013 com a produção do icônico vestido “DNA dress” para a cantora islandesa Björk. Mesmo antes disso, a dupla já apostava em produções que abrangem desde instalações de grande porte até a confecção de vestidos, fascinando o público pela complexidade dos detalhes que remetem a estruturas arquitetônicas efêmeras.
 
Japan House São Paulo –Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira, das 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados | das 9h às 18h
Entrada gratuita※
Devido ao coronavírus, estamos funcionando com capacidade reduzida. Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo.
 
Ficha Técnica
Exposição “Equilíbrio” – DAISY BALLOON
Curadoria: Natasha Barzaghi Geenen
Assistente de curadoria: Gabriela Goelzer Bacelar
Produção executiva: Melissa Barbosa e Adriana Rodrigues
Logistica: Tiago Souza | TS Logistica
Coordenação de montagem: Rafael Filipi | Projeta
Assistente de coordenação de montagem: Renato Bonfim
Montagem fina: Renato Santos, Louis Alamino, Elias Joaquim, Ludmila Figueiredo e Ricardo Soares
Projeto luminotécnico: Fernanda Carvalho, Luana Alves e Emilia Ramos
Iluminação: Santa Luz
Expografia: Jeanine Menezes | Estúdio Gru, Lia Untem | Estúdio GruCenografia: ArtosComunicação visual:Thiago Minoru e Tissa Kimoto | Pandoala Estudio
Impressão: Omamulti
Tradução: Anna Ligia Pozzetti | Komorebi, Cristina Sagara | Sagara Assessoria Linguística e Eduardo Lasota | Alcance Consultoria de Idiomas
Revisão de texto: Armando Olivetti
Vídeo institucional: Tomada Produção Audiovisual
Fotos institucionais: Marina Melchers
Consultoria em acessibilidade: Arte Inclusão
Bancada acessível: Iguale, Ver com Palavras, Efeito Visual, Tissa Kimoto | Pandoala Estudio e Arthur Souza | ArtSim
Plataforma acessível: UMPARATODOS
 
Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo:
 
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles.Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca emsua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte paraosquais recebeu mais de dois milhões de visitantes.A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia deCovid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina.A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard -certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia deCovid-19.

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>